Se você quer implementar uma cultura de inovação na sua empresa, confira essa lista com 10 livros sobre inovação que o Negocie separou para você.
A lista inclui títulos de especialistas em administração empresarial e marketing, como Clayton Christensen e Philip Kotler, e também narra a trajetória de sucesso de personalidades que são sinônimo quando se trata de inovação, Steve Jobs é um deles.
Confira:
1) A Bíblia da Inovação, por Philip Kotler e Fernando Trías de Bes: Nesse livro, o guru do marketing, Philip Kotler, explica tudo o que você precisa saber sobre inovação aplicada a produtos e tecnologias. “A Bíblia da inovação” foi desenvolvida com o propósito de unificar todas as teorias contemporâneas relacionadas à inovação e suas práticas, tendo como principais focos a reinvenção dos processos e a criação de mercados inteiramente novos, que atendam às necessidades de clientes inexplorados. Saiba como atender a todos os clientes e executar as ideias que promovem resultados! Editora LeYa, 352 páginas, em português.
2) O Dilema da Inovação. Quando as Novas Tecnologias Levam as Empresas ao Fracasso, por Clayton Christensen: Escrito por uma das maiores autoridades em inovação em todo o mundo, esse livro conta por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas e dá uma aula de como evitar um destino semelhante para o seu negócio. Editora M.Books, 304 páginas, em português.
3) Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro, por Ashlee Vance: Elon Musk é o empreendedor mais ousado da atualidade. Alguns arriscam chamá-lo de “o novo Steve Jobs”. Nesse livro, o jornalista tecnológico Ashlee Vance resume suas mais de cinquenta horas de conversa com Musk e apresenta um olhar inédito sobre sua vida e suas realizações. Um relato impressionante do personagem complexo que repaginou a indústria com uma série de inovações de enorme impacto político e econômico. Editora Intrínseca, 416 páginas, em português.
4) O Poder da Inovação, por Serafim Luiz: Nesse livro, o Head de Marketing da 3M do Brasil dá uma aula sobre inovação e narra a rica experiência da 3M e de outras grandes empresas inovadoras, como Google, Fiat, GE, Grupo Pão de Açúcar, IBM, Natura e Petrobras, apresentando um resumo das principais ferramentas utilizadas por essas empresas para criar um novo modelo de negócios, produtos e processos. Contrariando a ideia de que a inovação é um acidente feliz, ele defende que é necessário desenvolver um ambiente propício e formar lideranças e equipes que respirem a inovação. Editora Saraiva, 240 páginas, em português.
5) A Inovação Destruidora. Ensaio Sobre a Lógica das Sociedades Modernas, por Luc Ferry: Ao inventar a prensa móvel, Gutenberg colaborou com a criação de milhares de empregos, mas acabou destruindo a atividade dos copistas. Assim é a inovação: ela transforma o antigo em obsoleto. Para Luc Ferry, no entanto, essa lógica é um paradoxo. Formidável e destruidora, vital e angustiante, a inovação estimula e paralisa. Com seu estilo polêmico, a autora disserta sobre o conceito de destruição criadora, que ele prefere chamar de inovação destruidora. Editora Objetiva, 120 páginas, em português.
6) Dez Tipos de Inovação, por Larry Keeley, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters: Após analisarem cerca de 2 mil exemplos de inovação eficientes, usados por empresas como Dell, Toyota, Gillette e muitas outras, os autores Larry Keeley, Ryan Pikkel, Brian Quinn e Helen Walters identificaram padrões para chegar a um sistema que substitui mitos por métodos. Eles concluíram que uma proposta eficiente é fruto da combinação de dez tipos de inovações que podem ser usadas por qualquer pessoa, desde um diretor executivo a um estagiário de administração, em qualquer empresa. Editora DVS, 280 páginas, em português.
7) Como Chegamos Até Aqui, por Steven Johnson: Steven Johnson, um dos mais influentes pensadores da tecnologia, nos mostra a trajetória da inovação ao longo dos séculos, desde seus primórdios: refrigeração, relógios, lentes, água potável, gravação de som, luz artificial, elementos que hoje são fundamentais em nosso dia a dia. Nesse livro, ele explora o início da inovação feita por inventores amadores e empreendedores visionários e os efeitos que desencadearam na cultura, política e economia. Steven Johnson deixa claro por que é um dos escritores de não ficção mais admirados no mundo. Editora Zahar, 248 páginas, em português.
8) Steve Jobs, por Walter Isaacson: O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs, CEO da Apple, ao longo de dois anos, incluindo entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes, narra a vida do empresário extremamente inovador e de personalidade forte e polêmica. Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia na era digital, Jobs se destaca como símbolo máximo da criatividade e da inovação aplicada à prática. Editora Companhia das Letras, 624 páginas, em português.
9) Inovação e Gestão de Conhecimento, por Alivinio Almeida, Denise Basgal, Martius Rodriguez e Wagner de Pádua Filho: Esse livro discute os aspectos da inovação, bem como os aspectos relativos à geração, acumulação e gestão do conhecimento. De um lado, conta a história da humanidade, caracterizando as inovações que contribuíram para a melhoria das condições de vida da sociedade; de outro, apresenta que o conhecimento oriundo da inovação pode significar valor e representar uma importante forma de capital e um elemento estratégico para indivíduos e empresas. Editora FGV, 135 páginas, em português.
10) Inovação Aberta. Como Criar e Lucrar com Tecnologia, por Henry Chesbrough: Nesse livro, Chesbrough sustenta a ideia de que nenhuma inovação tem valor enquanto não for comercializada por um modelo de negócio viável e dedica a maior parte do seu trabalho explicando as diferenças entre os paradigmas da inovação fechada e aberta. Segundo o autor, a inovação aberta é capaz de liberar o valor econômico latente nas ideias e tecnologias da sua empresa e, se você não liberar esse valor, outros o farão. Editora Bookman, 258 páginas, em português.
Dispondo de alguns destes títulos, você já tem um arsenal informativo e esclarecedor sobre inovação e como aplicá-la no seu negócio.
Quer saber mais sobre a importância da inovação no meio coorporativo? Leia nosso post Inovação: Aprenda como fomentar e aplicar a inovação na sua empresa e aumente sua lucratividade