FUNCIONALIDADES      PLANOS E PREÇOS      SUPORTE      BLOG      LOGIN

10 livros sobre inovação que você precisa ler

Se você quer implementar uma cultura de inovação na sua empresa, confira essa lista com 10 livros sobre inovação que o Negocie separou para você.

A lista inclui títulos de especialistas em administração empresarial e marketing, como Clayton Christensen e Philip Kotler, e também narra a trajetória de sucesso de personalidades que são sinônimo quando se trata de inovação, Steve Jobs é um deles.

leitura de inovação

Confira:

1) A Bíblia da Inovação, por Philip Kotler e Fernando Trías de Bes: Nesse livro, o guru do marketing, Philip Kotler, explica tudo o que você precisa saber sobre inovação aplicada a produtos e tecnologias. “A Bíblia da inovação” foi desenvolvida com o propósito de unificar todas as teorias contemporâneas relacionadas à inovação e suas práticas, tendo como principais focos a reinvenção dos processos e a criação de mercados inteiramente novos, que atendam às necessidades de clientes inexplorados. Saiba como atender a todos os clientes e executar as ideias que promovem resultados! Editora LeYa, 352 páginas, em português.

 

2) O Dilema da Inovação. Quando as Novas Tecnologias Levam as Empresas ao Fracasso, por Clayton Christensen: Escrito por uma das maiores autoridades em inovação em todo o mundo, esse livro conta por que boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas e dá uma aula de como evitar um destino semelhante para o seu negócio. Editora M.Books, 304 páginas, em português.

 

3) Elon Musk: Como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando o nosso futuro, por Ashlee Vance: Elon Musk é o empreendedor mais ousado da atualidade. Alguns arriscam chamá-lo de “o novo Steve Jobs”. Nesse livro, o jornalista tecnológico Ashlee Vance resume suas mais de cinquenta horas de conversa com Musk e apresenta um olhar inédito sobre sua vida e suas realizações. Um relato impressionante do personagem complexo que repaginou a indústria com uma série de inovações de enorme impacto político e econômico. Editora Intrínseca, 416 páginas, em português.

 

4) O Poder da Inovação, por Serafim Luiz: Nesse livro, o Head de Marketing da 3M do Brasil dá uma aula sobre inovação e narra a rica experiência da 3M e de outras grandes empresas inovadoras, como Google, Fiat, GE, Grupo Pão de Açúcar, IBM, Natura e Petrobras, apresentando um resumo das principais ferramentas utilizadas por essas empresas para criar um novo modelo de negócios, produtos e processos. Contrariando a ideia de que a inovação é um acidente feliz, ele defende que é necessário desenvolver um ambiente propício e formar lideranças e equipes que respirem a inovação. Editora Saraiva, 240 páginas, em português.

 

5) A Inovação Destruidora. Ensaio Sobre a Lógica das Sociedades Modernas, por Luc Ferry: Ao inventar a prensa móvel, Gutenberg colaborou com a criação de milhares de empregos, mas acabou destruindo a atividade dos copistas. Assim é a inovação: ela transforma o antigo em obsoleto. Para Luc Ferry, no entanto, essa lógica é um paradoxo. Formidável e destruidora, vital e angustiante, a inovação estimula e paralisa. Com seu estilo polêmico, a autora disserta sobre o conceito de destruição criadora, que ele prefere chamar de inovação destruidora. Editora Objetiva, 120 páginas, em português.

Livros sobre Inovação

6) Dez Tipos de Inovação, por Larry Keeley,‎ Ryan Pikkel,‎ Brian Quinn e‎ Helen Walters: Após analisarem cerca de 2 mil exemplos de inovação eficientes, usados por empresas como Dell, Toyota, Gillette e muitas outras, os autores Larry Keeley,‎ Ryan Pikkel,‎ Brian Quinn e‎ Helen Walters identificaram padrões para chegar a um sistema que substitui mitos por métodos. Eles concluíram que uma proposta eficiente é fruto da combinação de dez tipos de inovações que podem ser usadas por qualquer pessoa, desde um diretor executivo a um estagiário de administração, em qualquer empresa. Editora DVS, 280 páginas, em português.

 

7) Como Chegamos Até Aqui, por Steven Johnson: Steven Johnson, um dos mais influentes pensadores da tecnologia, nos mostra a trajetória da inovação ao longo dos séculos, desde seus primórdios: refrigeração, relógios, lentes, água potável, gravação de som, luz artificial, elementos que hoje são fundamentais em nosso dia a dia. Nesse livro, ele explora o início da inovação feita por inventores amadores e empreendedores visionários e os efeitos que desencadearam na cultura, política e economia. Steven Johnson deixa claro por que é um dos escritores de não ficção mais admirados no mundo. Editora Zahar, 248 páginas, em português.

 

8) Steve Jobs, por Walter Isaacson: O livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs, CEO da Apple, ao longo de dois anos, incluindo entrevistas com mais de cem familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes, narra a vida do empresário extremamente inovador e de personalidade forte e polêmica. Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia na era digital, Jobs se destaca como símbolo máximo da criatividade e da inovação aplicada à prática. Editora Companhia das Letras, 624 páginas, em português.

 

9) Inovação e Gestão de Conhecimento, por Alivinio Almeida, Denise Basgal, Martius Rodriguez e Wagner de Pádua Filho: Esse livro discute os aspectos da inovação, bem como os aspectos relativos à geração, acumulação e gestão do conhecimento. De um lado, conta a história da humanidade, caracterizando as inovações que contribuíram para a melhoria das condições de vida da sociedade; de outro, apresenta que o conhecimento oriundo da inovação pode significar valor e representar uma importante forma de capital e um elemento estratégico para indivíduos e empresas. Editora FGV, 135 páginas, em português.

 

10) Inovação Aberta. Como Criar e Lucrar com Tecnologia, por Henry Chesbrough: Nesse livro, Chesbrough sustenta a ideia de que nenhuma inovação tem valor enquanto não for comercializada por um modelo de negócio viável e dedica a maior parte do seu trabalho explicando as diferenças entre os paradigmas da inovação fechada e aberta. Segundo o autor, a inovação aberta é capaz de liberar o valor econômico latente nas ideias e tecnologias da sua empresa e, se você não liberar esse valor, outros o farão. Editora Bookman, 258 páginas, em português.

Dispondo de alguns destes títulos, você já tem um arsenal informativo e esclarecedor sobre inovação e como aplicá-la no seu negócio.

Quer saber mais sobre a importância da inovação no meio coorporativo? Leia nosso post Inovação: Aprenda como fomentar e aplicar a inovação na sua empresa e aumente sua lucratividade

 

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Cadastre-se em nossa lista e não perca nossos conteúdos

Junte-se a centenas de outras pessoas que querem ter uma gestão comercial melhor
Logo Negocie preto

© Negocie 2020

Gostou do Negocie? Compartilhe.
Desenvolvido com  pela equipe do Negocie.
plugins premium WordPress