Ser um vendedor de sucesso exige mais do que talento nato. É preciso se dedicar aos estudos, absorver conhecimento de várias fontes e atualizar-se constantemente.
Todo dono de uma micro ou pequena empresa, até mesmo de uma startup, sabe a importância de reservar um tempo para ler e se capacitar.
E se você quer ser um profissional de vendas acima da média, nada melhor do que se inspirar e aprender com os melhores.
O Negocie separou uma lista com 10 livros sobre vendas escritos por mestres executivos, como Massaru Ogata e Jason Fried, que vão inspirar você e sua equipe. Confira:
1) O Maior Vendedor do Mundo, de Og Mandino: O livro conta a história de Hafid, um comerciante extremamente bem-sucedido que, já idoso e dono do maior império comercial do seu tempo, decide passar ao seu aprendiz, o leal Erasmo, todo o conhecimento que o acompanhou por toda uma vida de sucesso. Hafid então lhe apresenta o segredo que lhe fora confiado e que Erasmo deve manter em sigilo até encontrar alguém merecedor de aprendê-lo. Esta obra inspiradora revela sábias palavras mostra como aplicá-las no dia a dia, fazendo-as chave para o sucesso. Editora Record, 112 páginas.
2) Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie: Mais de 70 anos depois de sua primeira edição, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, essa obra ainda influencia pessoas com seu conteúdo inovador. O primeiro livro do autor Dale Carnegie é uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito pessoal ou profissional. Os conselhos, métodos e as ideias de Dale já beneficiaram milhões de pessoas e permanecem atuais. No livro, Dale nos fornece, de maneiro objetiva, diversas técnicas para qualquer pessoa alcançar seus objetivos pessoais e profissionais. Editora Nacional, 264 páginas.
3) É Isso!, de Massaru Ogata: Palestrante motivacional e consultor organizacional, Massaru sabe como ninguém aliar razão à emoção. O autor foi executivo da Johnson & Johnson durante 17 anos e dedicou 12 deles ao treinamento de vendedores, sempre prezando pelo comportamento assertivo e equilibrado. Neste livro, ele abre o coração e nos conduz pelas belas experiências que viveu em família, no trabalho, com os amigos e nos faz lembrar que todos nós aprendemos as melhores lições de vida. É Isso! nos ensina que devemos primeiro fazer a lição para depois aprender o significado do que foi feito. Editora Ser Mais, 200 páginas.
4) Do Fracasso ao Sucesso em Vendas, de Frank Bettger: Como ganhar dinheiro? Se essa pergunta já passou pela sua cabeça, este é o seu livro. São incontáveis as ocasiões da vida em que precisamos vender algo: produtos, força de trabalho, convencer alguém a lhe prestar um favor ou defender suas ideias. Vender não se trata simplesmente de levar uma pessoa à compra e este livro vai demonstrar que vender é, acima de tudo, conhecer as pessoas. Na obra, Frank usa como exemplo sua própria trajetória de sucesso e mostra como alcançar seus objetivos encarando os desafios que a vida impõe. Editora Record, 194 páginas.
5) Gestão de Vendas – 21 Segredos para Alcançar o Sucesso, de Marcos Cobra: Este livro integra a visão estratégica da organização e a criação de um plano de vendas com a construção individual do papel do vendedor, destacando a importância de saber liderar e negociar. Mais do que conhecer a cultura da empresa, o produto, os clientes e os principais concorrentes, é saber o que é ser um verdadeiro profissional de vendas. Descubra os 21 segredos do sucesso e as competências que possibilitarão um desempenho diferenciado. Editora Saraiva, 389 páginas.
Não perca seu cliente! Leia nosso post Como conduzir um processo de vendas eficaz!
6) Reinvente sua empresa: Mude sua maneira de trabalhar, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson: Muitas pessoas não acreditam que uma empresa possa rejeitar o crescimento, as reuniões, os orçamentos e a propaganda e, ainda assim, prosperar. Elas estão erradas, e Jason Fried e David Hansson podem provar isso. Neste livro, eles compartilham sua experiência como empresários bem-sucedidos e explicam seu modo revolucionário de pensar os negócios. Indicado para quem quer aumentar a eficiência, trabalhar de forma mais inteligente e alcançar o sucesso. Editora Sextante, 197 páginas.
7) Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey: Um dos maiores fenômenos editoriais no mundo dos negócios está completando 15 anos de sucesso ininterrupto. A cada ano, as pessoas sentem mais dificuldades para administrar seus problemas. Com um ritmo de vida frenético e exaustivo, ninguém consegue encontrar o equilíbrio necessário para solucionar as questões mais corriqueiras. Stephen acredita que, para vencer todos esses desafios, é necessário assimilar 7 hábitos que são responsáveis pela eficácia pessoal, resultando em pessoas felizes e bem-sucedidas. Editora Best Seller, 462 páginas.
8) Vendedores Vencedores, de José Ricardo Noronha: Este é o primeiro livro do vendedor a palestrante motivacional Ricardo Noronha, e foi lançado com o objetivo de transformar a carreira e a vida de milhares de profissionais através do compartilhamento de lições, experiências, dicas e da sua própria história de grande superação pessoal. Com ensinamentos ricos e atuais, esta é uma obra repleta de lições que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa, desde que dotada de uma mente inquieta e um espírito desbravador. Editora Clube de Autores, 183 páginas.
Quer saber como preparar um bom discurso de vendas e estar preparado para usá-lo? Confira nosso post sobre Discurso de Vendas: 10 dicas para ter os argumentos certos e afiar suas estratégias de vendas!
9) Como Vender Mai$, de Raul Candeloro e Andréia Roma: Este livro mostra, de forma estratégica e prática, todas as armas disponíveis que uma empresa tem para atrair e conquistar mais clientes. O texto engloba diversas áreas, como: posicionamento, marketing direto, mershandising, follow-up, planos de incentivos, motivação, lucratividade, ciclo de vendas, prospecção, telemarketing, assessoria de imprensa, entre outras, de forma a melhorar seus resultados com vendas. Um livro com linguagem acessível e recheado de dicas sobre como usar seus recursos comportamentais eu favor do sucesso. Editora Leader, 112 páginas.
10) O Vendedor na Era Digital, de César Frazão e João Kepler: Em uma época em que tudo muda de um dia para outro, é um grande desafio manter-se por dentro das novas tendências de mercado e oferecer o que o novo consumidor realmente deseja. O processo de vendas precisou se reinventar para atender às novas demandas. Neste livro, César Frazão e João Kepler mostram quanto é importante se atualizar e utilizar a internet e suas variações, e-mails, redes sociais, sites de busca e chats para melhorar e ampliar suas vendas. Editora Gente, 144 páginas.