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5 dicas necessárias para você desenvolver seus projetos

Hoje muitas pessoas aproveitam o momento para desenvolver seus projetos de forma digital. O empreendedorismo online se tornou o principal aliado de um homem de negócios e alguém que deseja crescer.

O marketing, como sabemos, é a alma do negócio. Basta um marketing bem aplicado, com uma ótima ferramenta, que você já consegue desenvolver seus projetos e vender mais – claro, sem esquecer que a qualidade também é importante.

Mas você sabia que existem modos pelos quais o desenvolvimento do projeto pode ajudar a vender ainda mais? Pois é, são ferramentas que fazem toda a diferença na hora de você lançar ou recolocar o seu negócio.

E que ferramentas são essas que vão me ajudar a vender melhor ? São alguns pontos essenciais que grandes nomes do mercado atual utilizam. E se você conhece alguém que está em alta no mercado, com certeza já viu ele usar alguma dessas ferramentas (quando não todas e de uma só vez).

Confira abaixo e veja como elas podem te ajudar a desenvolver seus projetos – ou de alguém que você queira vender.

  • Público Alvo ou Persona;
  • Plataforma de venda;
  • Landing Page;
  • Gerenciamento das mídias sociais;
  • Investimento em tráfego.

#1 Público Alvo ou Persona

publico alvo

Focar no Público Alvo, ou na persona, é um dos principais modos de nos orientarmos em nossos projetos. Se você tem tudo bem definido, a eficiência costuma ser muito boa.

Isso porque fica mais fácil de identificar o que precisa ser feito para resolver os problemas e as dores dele – um passo fundamental para o desenvolvimento do negócio.

E o que é público alvo e persona? Quais são as diferenças entre os dois?

Público alvo: É quando definimos, de forma mais abrangente, um grupo que buscamos atingir. Ele se dá por características semelhantes entre diversos pontos que utilizamos como base. Por exemplo: 

Homem, entre 25-40 anos, da classe média-alta, com formação superior, que trabalhem em empresas privadas e estão buscando ser empreendedores digitais.

A persona, por sua vez, é determinada de maneira mais objetiva, direta, sem abranger nenhum dos pontos utilizados como base. Exemplo:

João, 26 anos, classe média, formado em psicologia, trabalha como psicólogo auxiliar, e está buscando ser um empreendedor digital.

Ambos são modelos que de fato podem ser usados e há, ainda inúmeros pontos que podem ser abordados – o que dependerá de cada negócio. (Exemplo: time de futebol, religião, lugar onde mora, status cívil, nacionalidade ou segunda cidadania, etc).

Traçando para quem você deseja direcionar seu negócio, certamente você conseguirá, além de resolver suas dores, agradá-lo.

Algo que ainda é muito prático em relação ao seu público alvo é saber quais são os pontos mais efetivos e menos efetivos na hora de você desenvolver projetos ou enviar uma proposta. Saber quantos foram aprovados e recusados, além dos motivos que levaram a isso, faz toda a diferença – uma diferença que o Negocie comprovou, levando seus clientes a conquistar mais efetividade e um crescimento nas vendas.

#2 Plataforma de venda

consumidora comprando online

Assunto relacionado: ‘Guia de Vendas: Quais as métricas mais importantes para o crescimento do seu negócio’.

Se você vai vender, é preciso saber como fará a transação entre seus compradores e sua conta – afinal, você precisa de um meio prático, simples e ao mesmo tempo seguro.

Ao considerar o seu produto e os dados de sua persona, fica muito mais fácil de saber qual será a plataforma.
O conteúdo que você quer vender, está em formato de vídeo-aulas? Áudio? Texto?.. Existem plataformas próprias que se adequam perfeitamente aos produtos nos quais estão sendo vendidos.

E qual é o tamanho esperado da venda? Realmente é vender muito ou apenas o necessário? Se você conseguiu muitos compradores, imagina como seria ruim se desse algum problema de transação devido algum erro.

O mais importante, para corrigir todos os erros relacionados a transações, é logo de início, na primeira venda, você conseguir resolver todos os problemas que possam aparecer.

Desse modo, você terá tudo o que é necessário para que as transações estejam perfeitamente alinhadas:
Plataforma de vendas ideal e nenhum problema na transação;

Mas não se preocupe! As plataformas, por si só, já são boas ferramentas para que essas questões sejam resolvidas. Assim, você não precisará gastar muito tempo dedicando-se a assuntos mais técnicos.

Além da plataforma de venda, não se esqueça de contar com um suporte que possa mensurar seus resultados, garantindo que você tenha um relatório do que está sendo feito e de como pode melhorar. E, neste aspecto, ainda com inúmeras vantagens, o Negocie se encaixa perfeitamente.

Dica importante: Veja se a plataforma trabalha com boas opções de pagamento. Busque, ao menos, de 3 a 5 plataformas para que você possa avaliar bem todos os aspectos (layout, praticidade, experiência do usuário etc).

#3 Landing Page

user em uma landing page

Se tornou fundamental ter uma ótima landing page para que faça toda a diferença na hora da conversão de novos clientes.

A landing page é uma página que contém todas as informações necessárias para que você possa facilitar a conversão de seu lead ou cliente. E é de acordo com a sua landing page que você terá mais chances de converter novos clientes.

Uma landing page de sucesso costuma conter 4 elementos principais:

  • Título e subtítulos;
  • Imagem;
  • Descrição da oferta;
  • Formulário.

Título e subtítulos

O título e subtítulo são muito importantes. Eles são os focos principais de um leitor. É a parte que desperta a atenção do leitor. É com base nele que avaliamos se iremos ou não clicar em algum link.

Quantas vezes, mesmo sem estar buscando, não clicamos em um conteúdo porque o título nos chamou a atenção? Isso se dá, até mesmo, com as notificações que aparecem em frente nossa tela.

O título é muito importante. Não adianta ter um conteúdo bom se o título falhar. Ele, apesar de ser em poucas palavras, é decisivo.

Imagens

As imagens ajudam a ilustrar melhor o conteúdo que está sendo informado. Além disso, elas dão um ar artístico que, por si só, já agradam quem está na página.

Saber escolher as cores, deixar tudo bem alinhado e ordenado, resolver as questões gráficas… Isso é o diferencial que faz toda a diferença. Do contrário, facilmente deixamos de ver aquilo que não nos agrada.

No Negocie, por exemplo, é possível contar com um editor de templates muito poderoso. Um recurso que vem ajudando muitas empresas.

Descrição da oferta

Descreva bem a oferta, saiba destacá-la em meio a todas as informações que estão descritas. Utilizar gatilhos mentais também são de grande auxílio. Temos um artigo sobre os 9 gatilhos mentais que são essenciais na hora de fechar um negócio. Confira e aplique na prática o que está passado lá – tenho certeza que irá te ajudar muito. 😉

Veja mais em: Gatilhos mentais para vendas: Conheça os 9 gatilhos mais eficientes

Formulário

Ainda, considerando uma landing page, temos o formulário. Ele é basicamente constituído de perguntas simples, nada de tantas complicações para que o cliente possa ser breve.

O formulário é bem alinhado com a questão estética e traz o essencial para que o cliente possa progredir no processo de compra.

Esses são, portanto, os quatro pontos essenciais de uma landing page. Não hesite. Deixe ela da melhor forma possível para que a pessoa que for preencher se sinta estimulado a fazer a compra que ele tanto deseja.

#4 Gerenciamento das Mídias Sociais

jovens nas redes sociais

Assunto que pode te interessar: ‘E-mail Marketing: tudo o que você precisa saber para usá-lo de forma eficiente’.

O gerenciamento das mídias sociais é muitíssimo importante. As Redes Sociais, por si só, já servem como uma espécie de loja, vitrine virtual, onde podemos divulgar nossa marca, nossos produtos e gerar autoridade na internet.

Quais são os meios mais utilizados? Entre os meios, costumamos mencionar aqueles que mais fazem sucesso: Facebook e Instagram.

Há muitos outros lugares onde você também poderá desenvolver projetos, sobretudo na internet, mas seriam apenas locais secundários, visto que o essencial é considerarmos os dois mais importantes.

Opções como blog post e e-mail marketing, fora das Redes Sociais, também podem, é claro, ser considerados. Porém, vamos falar sobre eles num próximo momento.

Não se esqueça de que é possível centralizar suas conversas, tornando, assim, mais viável e prático a maneira como você se relaciona com as pessoas. E o Negocie, além de todas as vantagens que já conhecemos, também conta com esse suporte.

Facebook

O Facebook é a principal Rede Social que conhecemos. Quase todos tem uma conta no Facebook e utilizam para os mais diversos motivos. É de se saber, ainda, que a Rede Social, criada por Mark Zuckerberg, é a que mais possui usuários por todo o mundo.

São, ao todo, pouco mais de 2 bilhões e 300 milhões de usuários – num período de 15 anos de desenvolvimento.
Imagina como é ter, a disposição, a possibilidade de se estar visível para todos eles? Claro que são proporções mundiais, mas se considerarmos o Brasil, que é o terceiro país com o maior número de usuários do Facebook, são mais de 130 milhões.

Ainda sim, é muita gente! E todos eles, quando tem a possibilidade de encontrar uma marca que agregue um valor, curtem e seguem.

Não é necessário competir com os grandes. Se você conseguir um número suficiente que, mesmo de início, de para pagar suas contas e investir um pouco mais, já vale a pena.

Instagram

O Instagram, assim como o Facebook, também é uma rede social que possui um ótimo número de vantagens para diversos tipos de negócios – sobretudo para aqueles que desejam vender algum produto digital pela internet.
Comprada pelo Facebook, essa é a segunda Rede Social mais utilizada em todo o mundo.

A praticidade que permite uma melhor comunicação e engajamento é o que faz com que a rede seja utilizada por mais de 300 milhões de usuários.

Você facilmente consegue anunciar os seus produtos e, ainda por cima, conquistar uma rede de contatos muito valiosa. O famoso networking, aqui, nunca foi tão eficiente.

É possível encontrar parcerias que façam o seu negócio crescer e ganhar mais engajamento entre os clientes.
Note, ainda, que não é preciso ter milhões de seguidores. Caso você tenha um número de, por exemplo, 1000 seguidores e 100 deles paguem, ao menos, R$49,90 em um de seus produtos, é possível faturar quase R$5.000 reais de maneira instantânea.

Além disso, se você considerar fazer publicidade, esse número pode crescer ainda mais. É o famoso tráfego pago que iremos discorrer logo abaixo.

O que precisamos pontuar, entre todas as Redes Sociais, é o fato de que seu cliente precisa te achar. E nada melhor do que te encontrar onde ele já está habituado a estar: na internet.

#5 Tráfego Pago ou Orgânico

trafego pago e organico

Dentre todos os pontos acima, o investimento em tráfego talvez seja o mais questionável, afinal, é perfeitamente possível vender produtos digitais sem investir um centavo em tráfego.

O que é tráfego? O tráfego diz respeito a quantidade de pessoas que te encontram e acessam ao seu conteúdo digital nas Redes Sociais, Blogs, E-mails ou Site. Para ter autoridade e vender mais, existem duas modalidades de tráfego: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

E isso se dá, como citamos, de duas maneiras: uma é quando você faz tudo sem investir nada e a outra quando você investe em anúncios e propagandas.

Trafego orgânico

O tráfego orgânico é a modalidade mais comum para quem está começando. É onde você começa a atrair clientes sem investir nada e as coisas vão fluindo naturalmente.

Sendo assim, você acaba trazendo clientes de uma forma um pouco mais prática, sem recorrer a nenhum meio de aquisição de novos clientes.

O lado positivo é não precisar gastar dinheiro. O lado negativo, porém, é que você terá um pouco mais de dificuldade para atrair, de maneira mais rápida, todos os clientes que desejar.

Trafego Pago

Para atrair mais clientes, de forma muito mais rápida, trazendo um maior engajamento e distribuição de seus produtos, é que temos o tráfego pago.

O tráfego pago, diferentemente do tráfego orgânico, e como o próprio nome já diz, é um meio mais eficiente de engajar seus clientes.

Com ele você irá investir em anúncios, através dos meios que utilizar, para garantir que seu conteúdo digital chegue naqueles clientes que ainda não conhecem a sua marca ou os produtos que você quer vender.

São os famosos anúncios, e links patrocinados, que se encontra, aos montes, na internet.

Você faz um investimento no valor que julgar necessário. Não há valores mínimos. Com apenas R$1 você já pode começar a patrocinar. No entanto, quanto maior for o investimento no tráfego pago, quando ele é bem aplicado, melhor.

Há muitos casos de pessoas que tiveram um retorno pelo investimento muito alto. Vai depender, evidentemente, da estratégia adotada e do capital disponível para investimento.

Ainda, você não precisa se ater em utilizar apenas um e descartar o outro. Pode-se usar os dois sem problema algum.
Certamente, o que importa é o resultado. Se você está com um bom engajamento orgânico, basta mantê-lo crescendo ainda mais. E se, juntamente, você vê que o retorno pelo tráfego pago está valendo a pena, ótimo! É um sinal de você está sabendo trabalhar o tráfego de seu negócio.

#Dica bônus: Aplicativos

Não deixe, ainda, de contar com as ferramentas para uma melhor gestão de seu negócio online e de tudo o que você precisar para manter uma melhor organização dos seus recursos.

Existem inúmeros aplicativos que podem ser utilizados para nos poupar dinheiro e energia, deixando tudo ainda mais pronto para nós.

Ao invés de precisarmos de muitos funcionários, basta que saibamos utilizar as ferramentas e elas, por si só, já atuam como muita eficiência em áreas importantes.

“Até um tempo atrás, sem a ajuda dos aplicativos para o empreendedorismo digital, eramos obrigados a fazer todas as tarefas de forma a consumir muito o nosso tempo.

Além disso, havia também toda a questão da organização, onde tínhamos que lidar com muitos documentos para que tudo ficasse da melhor forma possível para nós.

Porém, com o avanço da tecnologia, as coisas mudaram muito de figura, e podemos contar com ferramentas que alavancam a forma com que nós trabalhamos.”

Caso você queira conhecer melhor quais são os aplicativos que ajudam você a vender melhor e organizar seu conteúdo digital, não deixe de conferir: ‘Aplicativos para Empreendedorismo Digital: Aumente agora suas vendas’.

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