A proposta comercial é um documento que contém todas as informações sobre o seu produto ou serviço para que o cliente possa avaliar aquilo o que está comprando. Ela inclui tudo o que for pertinente e que pode ser decisivo na hora do fechamento do negócio, como: prazo de entrega, escopo de trabalho, valores e formas de pagamento.
A forma como você apresenta sua proposta pode ser o gatilho que seu cliente precisa para dizer sim ou não para a sua empresa.
Já demos aqui no blog valiosas Dicas Essenciais para uma boa Proposta Comercial e também já fizemos um passo-a-passo sobre Como preparar uma proposta comercial irresistível e vender mais.
Agora vamos falar sobre os erros que você NUNCA deve cometer ao fazer a sua proposta comercial. Confira:
#1 Ser confiante demais
Um erro muito comum entre os empreendedores é não se dedicar na hora de elaborar uma boa proposta comercial pois acham que o cliente já está decidido a fechar negócio com você.
Nós temos uma má notícia: o mesmo cliente que demonstrou total interesse no seu produto ou serviço pode ser aquele que irá fechar negócio com o seu concorrente.
Se você quer ser o escolhido, tenha em mente que é preciso dedicar todos os seus esforços à essa etapa.
Para isso, confira nosso artigo: 7 passos para criar a proposta comercial perfeita!
#2 Desviar o foco e não atender às necessidades do cliente
Antes de sequer começar a elaborar uma proposta é importante avaliar quais são as reais necessidades do cliente. Lembre-se que, muitas vezes, ele é leigo e não sabe qual a melhor solução para atender às suas necessidades, já que o especialista é você,
Na hora de elaborar a sua proposta, fale sobre os benefícios e diferenciais que o seu produto ou serviço oferece, mas não se esqueça de encaixar esses benefícios e diferenciais nas necessidades do cliente.
Pergunte a si mesmo: essas vantagens irão resolver o problema do meu cliente? De que forma? Tente ser o mais claro e objetivo possível ao explicar isso ao cliente em sua proposta.
#3 Não ter estratégia
Quando um usuário se torna lead, existe uma série de etapas pela qual ele passa antes de se tornar um cliente efetivo. Em todas essas etapas, existem estratégias específicas que devem ser seguidas. Uma delas é o follow-up. Follow-up nada mais é do que um acompanhamento da conexão com o lead que pode ser feito pelo vendedor por telefone, e-mail, Skype, redes sociais ou o canal de comunicação que ele preferir.
Ter uma estratégia de follow-up pra a sua proposta comercial é extremamente importante, pois, segundo o Hubspot, 80% das vendas são finalizadas após 5 follow-ups depois de um contato inicial, ou seja, o envio de uma proposta comercial. Por isso, é preciso estratégia para abordar o consumidor na hora certa.
#4 Não revisar sua proposta antes de enviá-la ao cliente
Erros gramaticais acontecem, pois ninguém é perfeito. Mas quando se trata de uma proposta comercial, os erros gramaticais ou ortográficos vão causar ao cliente uma má primeira impressão sobre a sua empresa e pode passar ao cliente a sensação de que a sua equipe é descuidada e não presta atenção aos detalhes.
Se você não se atenta a um material que representa a sua empresa, o que dirá de um material que representa o seu cliente? Portanto, revise toda e qualquer proposta comercial antes e enviá-la ao cliente.
#5 Não incluir ou incluir informações rasas de contato
Pode parecer óbvio, mas é um erro mais comum do que se imagina. Muitas propostas comerciais são enviadas ao cliente sem as informações de contato da empresa ou de seus representantes.
Por mais que o cliente ache a sua proposta perfeita, sem um e-mail ou telefone para contato fica impossível fechar negócio. Então, não se esqueça de inserir dados como nome da empresa, telefone, site, e-mail e, se possível, seu número de celular corporativo.
Você já cometeu algum desses erros? Aproveite nossas dicas para nunca mais errar na hora de fazer sua proposta comercial.