Você sente que seu negócio não está vendendo conforme o esperado e não está atingindo as metas?
Já parou para pensar que talvez a culpa não seja dos seus vendedores?
Muitas empresas amarram-se a processos e estratégias de vendas ultrapassados somente porque eles continuam dando certo. Mas se você quer aumentar o número das vendas e a lucratividade da sua empresa, precisa ter em mente que é possível que você tenha que se desprender de antigos métodos e investir em novas estratégias.
Confira em nosso post de hoje como avaliar e melhorar a produtividade de seus vendedores em 5 passos:
Use um CRM
O famigerado CRM mais uma vez é citado em nossos artigos. Dá pra perceber a importância em implementar um desses sistemas em seus processos, não é?
O CRM é um sistema de gestão de vendas e relacionamento com clientes que automatiza processos como a gestão de contatos e armazena todas as informações de seus clientes de forma rápida, organizada e automatizada. Muito melhor o que manter aquela papelada nos arquivos.
Se você ainda não usa um CRM, está mais do que na hora de contratar um software.
Aposte em ferramentas para nutrir leads
Com um sistema de gerenciamento de leads você consegue identificar seus potenciais clientes e até mesmo saber em que etapa do funil de vendas eles estão.
E qual a melhor ferramenta para nutrir leads? Em primeiro lugar, o e-mail marketing, e em segundo a disponibilização de downloads para eBook ou conteúdo rico em troca de dados.
Quando você convida um usuário a se inscrever na sua newsletter, você faz uma troca justa: ele te fornece dados como e-mail, telefone e informações como profissão e empresa onde trabalha e do outro lado você entrega conteúdo relevante para ele de acordo com as informações que ele mesmo forneceu.
Esses dados devem ser adicionados ao seu banco de dados para possíveis oportunidades de contato.
Disponibilize boas condições de trabalho
Se a sua empresa não oferece a infraestrutura e os equipamentos necessários para que os vendedores trabalhem de forma otimizada, não há como melhorar a produtividade no trabalho.
A produtividade dos vendedores vai aumentar à medida que a empresa lhes oferecer ferramentas adequadas e isso inclui computadores e internet de qualidade, softwares especializados para cada setor, linhas telefônicas e ramais em número adequado, além de tempo suficiente para que os vendedores se dediquem a reuniões e prospecção de clientes.
Treine sua equipe
É óbvio que você não contrataria um vendedor sem experiência e que precisa ser ensinado a vender para pegar no batente. Mas a reciclagem e o treinamento são importantes até mesmo para o campeão em vendas da sua equipe. Isso porque as metodologias de vendas estão sempre em constante mudança e é necessário que seus vendedores acompanhem essas tendências. Além disso, seu vendedor pode não estar completamente integrado aos padrões adotados pela sua empresa, afinal, ele veio de outro lugar onde os processos eram diferentes.
Para integrar, atualizar e manter a equipe de vendas sempre bem informada e inteirada sobre o mercado e a concorrência, invista em treinamentos periódicos e adequados a cada membro da equipe.
Monitore os resultados
Antes e depois de implementar essas dicas, é importante monitorar o desempenho da sua equipe.
Lembre-se que os resultados não estão apenas nos seus lucros, se eles aumentaram ou diminuíram.
Sem monitoramento periódico fica impossível analisar se as novas medidas estão sendo eficientes. Monitorando será possível identificar falhas e acertos e agir para garantir resultados cada vez melhores.
O que achou dessas dicas? Teste com sua equipe e conte para nós quais foram os resultados alcançados!