Conceito
Neste post falaremos sobre o marketing de influência e como sua empresa pode ser beneficiada adotando esta estratégia. Mas, afinal, o que seria o marketing de influência?
O marketing de influência consiste em utilizar figuras que o público conhece e reconhece para que o seu produto ganhe mais credibilidade e desperte o interesse do seu público-alvo. Assim fica mais fácil de o seu público acreditar na sua mensagem.
O marketing de influência, na prática, é exercido por pessoas com grande influência na mídia e redes sociais, são os chamados influenciadores ou influencers.
Os influencers são pessoas muito reconhecidas, que geralmente passam dos milhões de seguidores nas redes sociais, exercendo muita influência e liderança sobre potenciais compradores. Portanto, os influencers já têm um público fiel e podem engajá-lo na decisão de compra.
O marketing de influência, então, consiste numa série de ações que buscam o contato com pessoas específicas, bem inseridas em seu meio e que podem formar opiniões, de forma a criar parcerias para estabelecer uma imagem positiva da marca.
Mark Bonchek, autor de livros sobre marketing de influência na atualidade, define em poucas palavras o diferencial do marketing de influência “As empresas precisam entender que o desafio no mundo online não é influenciar as pessoas. É influenciar os diálogos entre as pessoas”.
Mark quis dizer com isso que as empresas insistem em obrigar o consumidor a prestar atenção na sua propaganda através de anúncios extravagantes — que muitas vezes acabam afastando o seu público —, quando, na verdade, o que realmente funciona é adotar estratégias que despertem, de forma voluntária, o interesse do consumidor pelo seu produto. E é por isso que o marketing de influência é tão importante.
Entendido o conceito, vamos então para a parte que interessa: como funciona o marketing de influência? É o que falaremos a seguir.
Como funciona o marketing de influência
No mundo atual as pessoas têm acreditado mais em si mesmas e no conteúdo que é compartilhado na internet. As empresas perderam a confiabilidade, sobretudo de pessoas da geração do novo milênio. Entretanto, é de suma importância que a marca conquiste a confiança e o coração das pessoas, e, para isso acontecer, apostar no marketing de influência é um grande diferencial e pode ser a solução da sua empresa.
O marketing de influência vai direcionar suas ações e estratégias para conquistar estas pessoas, pensando que a partir delas vão se ramificar maiores oportunidades de atingir uma fatia grande do público influenciado.
Um influenciador exerce grande influência em seus seguidores, na medida em que tem uma opinião bastante aceita por seu público. Sendo assim, uma vez que sua empresa estabeleça parcerias com este influencer, sua marca terá alta probabilidade de ser fortalecida.
A ideia do marketing de influência é exatamente estreitar os laços com o seu público-alvo através de um influenciador famoso, que tenha milhões de seguidores e que exerça grande liderança sobre eles, fazendo com que sua marca desperte a confiança e ganhe o coração dos seguidores de determinado influencer.
Em linhas gerais, o marketing de influência tem como objetivo estabelecer, fortificar e comprovar o relacionamento com alguém influente. Por exemplo, no caso de um youtuber, ele poderá falar ou usar a marca, seus produtos e serviços em seu canal, ao passo que a marca em si também divulga a existência dessa parceria em seus canais — naquele estilo de propaganda “olha só quem também utiliza nossos produtos”.
Tipos de influenciadores
Existe uma forma simples de dividir os influenciadores, segundo Cassio Politi, que escreve para o portal “Comunique-se”, são eles:
Midiáticos: incluem jornalistas, autores, analistas e investidores que ainda tem relevância, mesmo que tenham criado seu nome ainda na era off-line;
Especialistas: são os influenciadores online, como blogueiras, youtubers, fashionistas, especialistas de mercado, entre outras pessoas que se expressam e suas opiniões ouvidas na internet;
Fãs influenciadores: usuários que se destacam em grupos mais específicos – geralmente menores -, mas que ainda garantem larga audiência.
Forbes e o estudo sobre marketing boca a boca
Você provavelmente já ouviu falar na revista Forbes, não é mesmo? A Forbes destacou um dado muito interessante de um estudo realizado pela consultoria global McKinsey:
“O marketing inspirado pelo boca a boca gera mais que o dobro de vendas em comparação com propaganda. Além disso, os consumidores têm uma taxa de retenção 37% maior”.
Isso acontece porque o alcance das opiniões dos influenciadores nas redes sociais é muito grande. Dentro das redes sociais suas opiniões são maximizadas e se tornam facilmente encontradas e absorvidas. Os influencers exercem engajamento em seus seguidores nas três fases do processo de compra, são elas: reconhecimento, consideração e tomada de decisão.
Benefícios do marketing de influência para a sua empresa
#1 Confiança
Esse é um dos principais motivos pelos quais um influenciador é importante: para despertar o sentimento de confiança do público na sua empresa.
É muito simples entender isso, os influencers já tem uma relação de confiança com os seus seguidores, já que eles respeitam suas opiniões e acreditam no conteúdo que ele está transmitindo.
Sendo assim, ao estabelecer parcerias com um influenciador para divulgar sua marca, consequentemente você trará para sua empresa uma parcela daquela confiança depositada pelos seguidores no influencer.
#2 Público-alvo
Outra vantagem é que usando um influenciador para o marketing de sua empresa, você não precisará gastar tempo e dinheiro tentando encontrar e atingir o seu público-alvo, este já será facilmente encontrado e “persuadido” por meio do seu influenciador, nas redes sociais.
#3 Agrega conteúdo relevante para o seu público-alvo
Resolver os problemas do seu público, educar, inspirar através de materiais interessantes e relevantes para ele, é um dos desafios principais do marketing de conteúdo.
Isso fica muito facilitado de se executar pelo marketing de influência, já que os influenciadores já estão em sintonia com as necessidades das pessoas que o seguem.
Sendo assim, com o marketing de influência, sua empresa conseguirá agregar valor à marca.
#4 Melhora sua estratégia de conteúdo
Você pode se utilizar do conteúdo de influenciadores para ajudar a preencher as lacunas em seu calendário editorial, ou seja, nas situações em que você estiver sem ideias de conteúdo ou, até mesmo, quando precise de algum conteúdo de mais qualidade.
#5 Melhora a percepção da marca
Com o marketing de influência, o seu alcance e posicionamento online será expandido. Inevitavelmente, os usuários das redes sociais começarão a saber mais sobre sua marca, sobre sua história e quais as soluções que você oferece.
Para conseguir alavancar uma boa estratégia com um influenciador, é necessário garantir que você esteja fornecendo conteúdo valioso, e que faço uso não apenas de um blog ou site, como também das redes sociais, garantindo valor em ambos os lados.
#6 Parcerias vencedoras
As parcerias com um influenciador podem trazer grandes frutos. Não é possível determinar onde essas parcerias irão chegar, mas, a longo prazo, têm grandes chances de trazerem resultados surpreendentes para o seu negócio, como a participação em eventos, cursos online e outras possíveis oportunidades.
Por fim, sempre atrele sua marca à uma pessoa de confiança e de preferência que tenha um posicionamento compatível com a filosofia de sua empresa e com o que você deseja propor ao seu público-alvo.
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