A proposta comercial de vendas é parte fundamental em um processo de negociação. Certamente, ela será sua grande cartilha na hora de fechar parcerias com seus clientes.
De fato, saber atrair o seu cliente, fazendo com que ele possa ter mais garantia e segurança na hora de fechar um negócio, é fundamental. E como fazer isso? Existem muitas formas diferentes de você atrair verdadeiramente o seu cliente. Uma delas, como bem falamos anteriormente, é através dos gatilhos mentais.
No entanto, há alguns fatores que devem ser observados e que vale a pena analisar antes de montar sua proposta comercial. Confira.
Vantagens da proposta comercial
Certamente, existem vantagens ótimas em relação a quem tem uma proposta comercial e quem não tem. Portanto, além de você aproveitar o máximo dos recursos em um único ponto, você ainda pode:
- Demonstrar profissionalismo e seriedade;
- Oferecer detalhes sobre seu trabalho;
- Ganhar tempo e reduzir custos;
- Ser mais prático tanto para você quanto seu cliente;
- Aperfeiçoamento constante;
- Possibilidade de armazenamento em nuvem;
A importância de uma proposta comercial
Veja também: ‘gatilhos mentais para vendas: conheça os 9 gatilhos mais eficientes‘.
A importância de uma proposta comercial vem de encontro com as vantagens que ela oferece. Sendo assim, é importantíssimo, para aqueles que almejam um crescimento ainda maior e eficiente, que se tenha elaborado uma proposta comercial – sobretudo para quem depende muito do contato direto com clientes.
Como criar uma proposta comercial de vendas eficiente
Ainda: ’10 dicas para desenvolver propostas comerciais incríveis’.
Existe um passo a passo de como podemos desenvolver propostas comerciais. Esse passo a passo é baseado naquilo que de melhor se apresenta no mercado.
Portanto, não deixe também de conferir nosso artigo de como fazer uma proposta comercial eficiente. Lá você encontra todas as informações detalhadas de como iniciar o desenvolvimento de sua proposta comercial e chegar até a parte final – a entrega ao seu cliente. Ela é dividida entre os principais tópicos que, de fato, são essenciais:
- Cuide da parte estética;
- Apresentação;
- Metodologia e qualidades;
- Formas de pagamento;
- Informações de contato.
(Todos esses fatores são muito importantes, por isso que estão selecionados em ‘Como fazer uma proposta comercial eficiente‘ – aproveitando tudo do zero.)
Cuide da parte estética: A parte estética é apresentada como um grande referencial que serve para mostrar o profissionalismo, cuidado e dedicação que uma empresa tem. É uma forma respeitosa de chegar até o cliente. É mais fácil estarmos mais conectados com aquilo que nos dá mais beleza, sobretudo por imagens, do que o próprio texto – embora ambos sejam importantíssimos.
Apresentação: Veja, ainda, como a apresentação pode influenciar muito no contato que você tem com seu cliente. Saber apresentar-se é fundamental. Não deixe, portanto, que a primeira impressão, aquela que fica, deixe a desejar. Foco total, afinal, estamos vendendo – além de nossos produtos, nossa imagem.
Metodologia e qualidades: Metodologia e qualidades dois pontos que preenchem a melhor parte do conteúdo. De fato, não é possível fazer uma proposta comercial sem levar em consideração na metodologia a ser aplicada e, por isso, aprofundamos como você poderá, além de ressaltar suas qualidades, desenvolver toda a metodologia de sua proposta no seu modelo comercial.
Formas de pagamento: Seu cliente precisa ter pleno conhecimento das condições de pagamento, sem nenhuma dificuldade, para que tudo saia da melhor forma possível. Seria ruim, é verdade, se, ao final de um projeto todo bem elaborado, apresentado e parcialmente fechado, não oferecermos as melhores condições de pagamento. Seria um tiro no pé. Portanto, as formas de pagamento, assim como todos os outros atributos, estão bem alinhadas em ‘Como fazer uma proposta comercial eficiente’.
Informações de contato: Por fim, ressaltamos as informações de contato, onde você dará uma transparência, mostrar-se-a disponível e sempre próximo de seu cliente. Afinal, ele pode precisar, e muito, de você. Portanto, deixe tudo bem organizado neste aspecto e, com isso, seu cliente se sentirá muito seguro em te contratar.
Agora, se você deseja para complementar a lista, outro artigo, com 10 dicas para desenvolver propostas comerciais irresistíveis, servirá de um ótimo complemento para você que, assim como nós, pretende ter informações ainda mais completas sobre o desenvolvimento de seu projeto.
Considerações para o seu modelo de vendas
Essas considerações são de aspectos relacionados ao modelo. O que, além do essencial da proposta comercial, também devemos avaliar no próprio modelo? Quais são, portanto, os pontos que dão certo e quais os que costumam trazer resultados?
Para resolver essas dúvidas, dividimos em camadas com tudo aquilo que é importante no próprio modelo que iremos adotar. Os pontos são:
- Gráfico;
- Conteúdo;
- Formato;
- Canais de distribuição;
- Gerenciamento de resultados;
Gráfico
O gráfico diz respeito as imagens e tudo aquilo que está ligado a parte criativa. O papel fundamental, de quem cuida da parte gráfica, é resolver os problemas gráficos apresentados, de modo que, deixando tudo alinhado com as soluções propostas, ele também consiga cumprir com o objetivo a ser alcançado.
Qual é o motivo a ser alcançado? Certamente fechar negócios, não é mesmo? No entanto, que tipo de negócio? Você sabia, por exemplo, que as cores possuem uma influência grande sobre quem as vê?
Além das cores, as formas, imagens, tipo da letra, organização do conteúdo, desenhos, links… Tudo isso diz algo e precisa estar bem ordenado. Sem esquecer, é claro, que tudo deve estar o máximo possível alinhado com a cara da empresa.
Portanto, além da beleza – que nem precisamos citar – todos os elementos devem estar perfeitamente alinhados.
Conteúdo
Conteúdo, na internet, é tudo. Como alguém se destaca de outras pessoas? Através, sobretudo, da riqueza que o conteúdo oferece.
Ele precisa obedecer aquelas regras básicas da língua portuguesa – outro ponto que nem deveria ser citado de tão óbvio – além de saber trabalhar, engenhosamente, as palavras.
Escrever, ou gerar conteúdo de qualquer outra forma, tal como em vídeos, áudios, imagens etc., deve cumprir com o objetivo final. E o objetivo é sempre o mesmo. Como diria David Ogilvy: Vender.
Estamos sempre, o tempo todo, vendendo. Seja algum produto, serviço, a nossa imagem… Sempre estamos vendendo algo e Ogilvy, o pai da publicidade, foi certeiro ao dizer isso.
O conteúdo, portanto, está vendendo de forma certa? Ficou tudo claro em seu modelo? Se sim, ótimo! Já foi dado um ótimo passo em relação ao modelo da proposta comercial de vendas.
Formato
Agora já tem forma estética e conteúdo. O que faltaria, então, para o seu modelo? O formato ideal a ser utilizado. Afinal, nem todos os formatos são ideais para todas as empresas.
Cada negócio tem o seu formato. Cada um deve saber selecionar bem a sua linguagem para distribuição. Um fotógrafo, por exemplo, tem um modelo diferente de proposta se comparado com uma fornecedora de frutas.
Existem vários templates que podem ser utilizados e cabe, portanto, a empresa escolher qual deles mais condiz com a realidade de cada um.
Você não irá colocar, por exemplo, um template pequeno em um proposta comercial, como se ele fosse um convite de aniversário – nada disso. Tenha um template que, para a realização do seu objetivo, verdadeiramente funcione.
Canais de distribuição
O canal de distribuição é importante. Se você leu nosso artigo ‘Como fazer uma proposta comercial eficiente‘ entendeu que a proposta não é o primeiro contato que se tem com o cliente.
De fato, analise: Qual, dentre os canais, é o mais viável para apresentar a sua proposta comercial? Se é um vídeo, pode ser através de um link no direct do Instagram. Um documento se encaixa bem no e-mail. Áudios podem ser enviados via WhatsApp…
Portanto, facilite sua comunicação, seu contato, com quem está do outro lado. Deixe-o super à vontade. Com isso, será muito mais fácil de fechar um negócio – essa é uma consideração muito importante.
Gerenciamento
Agora, você olhará tudo e pensará: trabalho feito, afinal, não há mais o que se fazer… Errado! Como sempre estamos em busca de contante crescimento – e é por isso que trazemos ótimos conteúdos – devemos gerenciar tudo e ver o que deu certo e o que não deu.
Há sempre algo que pode ser melhorado, aprimorado e, com o tempo, vamos dando passos que possam nos ajudar a chegar lá.
Os clientes se queixaram de algo? Anote. Sentiu que dá pra melhorar em algum ponto? Anote. Certamente, quanto mais abertos a melhora, melhor ficamos em relação aos clientes, a proposta e, inclusive, a nós mesmos.
Ainda, uma dica importante, para aqueles que desejam ter um melhor gerenciamento, é acompanhar, através de aplicativos, como está o andamento de nossos projetos. Um deles que, sobretudo, faz toda a parte de gerenciamento de propostas comerciais – além de dar um suporte completo no andamento geral dos procedimentos – é o próprio Negocie.
Ele foi feito justamente para que qualquer um consiga organizar propostas e aumentar as vendas sem complicações e com o máximo de eficiência.
Veja mais detalhes do Negocie clicando aqui.
O que achou de nossas considerações? Deixe um comentário destacando aquela consideração que você achou a mais importante. 😉