Sempre houveram tempos de crise econômica na história da humanidade e as empresas sempre foram atingidas. Umas das maiores, e que teve um impacto tremendo, foi a famosa crise de 1929. Hoje, a crise econômica é causada por um vírus, o coronavírus e, por isso, precisamos encontrar meios de prevalecermos diante desse novo cenário mundial.
Uma das coisas que podemos aproveitar, algo que nenhuma outra época de grande crise teve, é o fato de que temos a internet. E ela pode contribuir, e muito, ao nosso favor.
Separamos algumas dicas importantes para que você possa, mediante ao cenário atual, aproveitar para melhorar a estrutura de sua empresa em tempos de crise. São dicas que poderão continuar vigentes mesmo no período pós-pandemia.
Veja também: ‘Proposta comercial: Considerações para o seu modelo de vendas’.
Saúde mental: o passo mais importante
A primeira questão que vem à tona é a produtividade. De fato, o momento acabou trazendo muito desconforto psicológico para nós, mas isso não pode nos atrapalhar pois as necessidades básicas da vida humana (como alimentação, casa, água, luz etc) fazem parte de nossa vida; e continuarão fazendo.
Por isso, faz-se necessário que tenhamos uma boa saúde mental. Como bem citou o Dr. Ioannidis, renomado epidemiologista, “você poderia imaginar o que aconteceria se as 60 milhões de mortes que acontecem anualmente fossem contadas uma a uma e tratadas com cobertura de mídia?”
Isso seria pessimamente ruim. Portanto, a sobrecarga de notícias, sobretudo notícias sobre a pandemia, devem ser evitadas e vistas com moderação.
Feito isso, você estará melhor para focalizar em assuntos mais imediatos para você e sua família. Vista-se bem, faça atividades físicas no espaço que puder, ouça músicas que te agradem, vídeos engraçados, veja bons filmes, o pôr do sol, enfim, lute ao máximo para não se deixar abalar – mesmo que tenhamos momentos de tristeza.
Transformando o trabalho remoto em algo lucrativo
Veja se há opções de lidar com o seu negócio sem precisar que isso seja feito de maneira presencial. Dependendo do mercado em que você atuar, pode-se adaptar de maneira ainda mais prática ao uso da tecnologia para poder produzir e garantir os seus rendimentos.
Alimentação
O ramo da alimentação é o ramo que não pode parar, afinal, todos nós comemos e sempre precisaremos nos alimentar. As empresas que lidam diretamente com o setor alimentício encontrará meios de fazer entregas através dos pedidos recebidos online. O delivery no Brasil chegou a aumentar em 30%, e não para de crescer.
Educação
Para àqueles que trabalham no ramo da educação, as aulas agora estão sendo feitas de maneira remota – e você poderá ainda gravar aulas caso aconteça algum imprevisto e não dê para dar alguma aula ao vivo.
Essa é a maneira que muitos professores encontraram, além de poderem ter tanto alunos de alguma instituição de ensino quanto alunos particulares – o que aumenta, ainda mais, os rendimentos.
Academia
As academias possuem um papel fundamental – o que vale mais para os profissionais liberais, os treinadores – pois eles podem ajudar no treino que está sendo feito em casa pelos seus alunos.
Por não dispor de equipamentos, o treinador terá maiores dificuldades, mas isso não impedirá que se tenha um ótimo desempenho e uma boa didática com quem está treinando.
Varejo
O varejo pode até ser considerado o menos essencial entre os serviços disponíveis, no entanto, nada impede que ele se desenvolva e cresça através do mercado online. Basta que se tenha uma boa forma de comunicação remota e entregadores.
Se é limitada a forma com a qual nos vestimos para ficar em casa, quando temos que usar nossa imagem – diante das conversas online – tudo muda de figura: sempre precisaremos estar com roupas apresentáveis.
Saúde
Considerando também a psicologia e o bem estar, além de todas as áreas ligadas a saúde, podemos oferecer nossos serviços de maneira a lidar com nossos pacientes online. Caso o serviço exija o comparecimento físico, como no caso dos dentistas, pode-se buscar fazer atendimentos individuais e de portas fechadas.
Enfim, são inúmeras possibilidades. E conforme o tempo for passando, vamos notando a retomada gradual de vários outros serviços que o governo considerou “não essencial”. Mas até lá, vamos aproveitar com aquilo que podemos usar de melhor – podendo deixar sua empresa atuando com novos meios até mesmo depois desses tempos de crise.
Dica importante para todas as áreas atuarem bem
Você pode até se perguntar: “ah, mas agora teremos mais concorrência, tudo não será ainda mais difícil?” Talves sim, mas certamente não. Reflita: se você possui uma empresa comum como todas as outras, sem uma identidade própria, sem uma marca própria e até mesmo sem uma cultura própria, você será só mais uma – isso é fato.
A partir do momento em que você começa a desenvolver melhor uma pessoalidade para a sua empresa, buscando novas formas de se destacar no mercado por via de toda uma “cara” de seu negócio, as coisas começam a melhorar formidavelmente. Mas ainda não é o bastante, dá para desenvolver-se mais ainda.
Agora, o ponto central, se você começa a desenvolver uma marca com personalidade tudo muda de figura: as pessoas podem encontrar empresas comuns e vê-las todas iguais; podem procurar empresas que tem um destaque acima da média e ir comparando qual delas é a mais eficaz; porém, quando encontram um negócio com personalidade, elas não encontrarão outra jamais, pois a personalidade é algo único.
“Ah, mas eu não sou uma pessoa para desenvolver minha personalidade, sou uma empresa”.
Não é diferente. Veja como a Netflix trata os seus clientes – sobretudo nas redes sociais. Ela responde, comenta, faz algumas brincadeiras… Isso é algo que não é comum de vermos entre as empresas, mas que empresas de sucesso fazem.
A Ponto Frio, outro exemplo, também faz o mesmo. Eles utilizam o seu mascote (o pinguim) e respondem com uma personalidade ímpar.
“Quer dizer que devo ser expansivo, alegre, colocar uma máscara, é isso?”
Não. Ninguém consegue manter uma máscara por muito tempo, chega uma hora que a coisa é tão forçada que você não consegue manter – a não ser que sua personalidade, ou de sua empresa, seja baseada na mentira. Mas não é disso que estamos falando.
Estamos falando de sua identidade própria, ou da personalidade própria que sua marca, empresa, negócio possui. Ela é o que ela é, não precisa de fingimentos. Claro que você pode melhorar alguns aspectos ou outros, mas no fim ela continuará agindo diante da mesma base.
Claro que quando procuramos dicas de como ‘aproveitar para melhorar a estrutura de sua empresa em tempos de crise’ procuramos encontrar informações essenciais – e esta, dentre todas, é fundamental.
Ofereça vantagens, descontos e promoções
Uma outra estratégia para a sua empresa continuar com os clientes e não perdê-los durante esses tempos de crise é oferecer descontos e vantagens. Visto que estão perdendo dinheiro, eles buscarão soluções novas para poder se manter no mercado, no entanto, você mesmo poderá oferecer essas novidades.
Por exemplo, a Buser, companhia de viagens de ônibus, está oferecendo uma viagem gratuita para todos aqueles que quiserem viajar após esse período de coronavirus; A smartFit está oferecendo um plano online para treinar de casa e um mês grátis depois que passar a quarentena; A Chefs Club ofereceu 30 dias de gratuidade para todos aqueles que desejam comer no restaurante após essa quarentena.
Existem muitos exemplos e você poderá seguir algum deles para continuar mantendo vínculo e contato com cada cliente.
Serviços remotos ainda mais valorizados
Outros produtos, aqueles que já são oferecidos de maneira remota, são ainda mais valorizados. Nada melhor, portanto, que aproveitar para reforçar ainda mais a sua capacidade de ação e crescer – podendo aumentar os serviços ou os meios pelos mais pessoas possam aderir a ele.
TVs por assinatura, como Claro/Net, Sky, Vivo TV e Oi TV, possuem um plano de gratuidade para que as pessoas possam acessar mais canais.
Até mesmo plataformas onlines de filmes, séries e documentários, como a Netflix ou a LumineTV estão sendo ainda mais acessadas durante esse período.
Os aplicativos também, sobretudo os que oferecem vídeo conferência. Vale destacar que o Google Hangouts e a Microsoft Teams estão oferecendo suas ferramentas gratuitas para que todos possam as utilizar durante este período.
A Amazon já liberou inúmeros títulos de livros que podem ser lidos gratuitamente em formato Kindle.
Mantenha-se em contato com o cliente
Não deixe de manter contato com o seu cliente e o informar como está a situação atual da empresa. Normalmente, e é o que encontramos entre grandes empresas, vemos que muitos estão emitindo carta aberta e enviando aos seus clientes.
Nessa carta eles falam como estão as atividades da empresa durante esse período, oferecem algum tipo de bônus ou desconto (como mencionamos acima) e ainda dão a recomendação de se ficar em casa; Converse com ele e sempre busque tratá-lo da melhor forma possível, mesmo que seja de modo remoto.
Inovação para aproveitar as oportunidades
Inovar. Essa é a palavra que está sendo utilizada para definir como nós, num tempo como esse, estamos reagindo. Além dessas várias dicas de como você pode aproveitar para melhorar a estrutura de sua empresa em tempos de crise, há muito que se pode desfrutar diante de todas as medidas que vão sendo tomadas.
O importante é não ficar parado e não aceitar que o vírus prejudique, ainda mais, os nossos projetos, trabalhos e realizações.
Se podemos contar com a internet, mesmo que não tenhamos nenhum domínio muito claro sobre esse meio, é um ótimo sinal. Caso não a tivéssemos as coisas seriam ainda mais difíceis; como de fato é para muitos brasileiros que não possuem os meios de trabalhar remotamente.
Não deixemos, portanto, de inovar. Quando começamos algo novo, onde se tem todo um tempo de adaptação da nova realidade ao qual nos dispomos, notamos também que vão surgindo novas possibilidades de atuação no meio. É o caso, por exemplo, de empresas que mesmo em tempo de crise conseguem lançar algo novo.
Muitos projetos podem surgir; muitas possibilidades, mesmo que exijam mais comprometimento, podem aparecer. Cabe a nós avaliarmos como iremos aproveitá-las. Inovar, ainda, é uma forma de encontrarmos outras maneiras de atuar no mercado atual, onde novas “regras” foram impostas e precisamos nos adaptar.
Invista em conhecimento de marketing digital
O marketing digital não é novo, aliás, empresas que trabalham com marketing digital são uma das categorias de atuação que não se sentiram tão impactadas; como o trabalho no meio digital já era remoto e consistia apenas em desenvolver-se de qualquer local com conexão com internet, essas empresas ainda estão se mantendo bem diante desses tempos crise.
Aproveite para estudar tudo aquilo que é necessário ao desenvolvimento do marketing digital de sua empresa. São inúmeras formas de lidar com ele, fazendo do seu negócio, profissão ou empreendimento algo totalmente digital.
Ainda, num tempo em que temos fácil acesso às inumeras quantidades de informações, basta que nós as procuremos que as encontramos. Cursos, vídeos, aulas, podcasts… Aproveitando o gancho de que todos estão de quarentena, é de se encontrar muitos desenvolvendo seus projetos através da internet, com isso, muito conteúdo está sendo produzido diariamente – um grande exemplo são as lives nas redes sociais.
Além de você poder acompanhar vários shows ao vivo pela internet, você também pode acompanhar vários sites educativos que fornecem ferramentas muito importantes de diversas áreas – como é o caso do marketing digital.
Invista nesse tipo de conhecimento, ele nunca se tornou tão presente e tão importante. E, como todo o conhecimento nunca é demais, você poderá aproveitá-lo para o período pós-pandemia: trazendo ainda mais formas de lucrar em sua área profissional.
A caridade diferenciando a sua empresa das demais
Não é uma obrigatoriedade para ninguém ser caridoso, nem nos momentos onde tudo está bem e muito menos quando tudo vai de mal a pior. Mas vale salientar que empresas importantes vem ajudando as pessoas através de atos muito significativos.
GM, Embraer, Senai são apenas algumas que estão ajudando a população através da fabricação de respiradores para àqueles que mais necessitam desse tipo de colaboração e ajuda.
São empresas que além de se preocuparem com os seus lucros, enxergam nesse momento uma oportunidade de poderem continuar atuando, de serem lembradas e fazerem, na medida em que puderem, com que o povo tenha uma ajuda.
As ajudas vem desde as mais simples até as mais custosas, mas todas elas são muito bem vindas. Ajudas simples vão de conscientizar das pessoas dos cuidados que elas precisam ter – fazendo-as se lembrar de hábitos que são novos para a grande maioria da população – até mesmo em promoções, descontos e vantagens (como citamos anteriormente).
Assim, todos saem ganhando – inclusive quem ajuda, pois acaba sendo, de alguma forma, lembrado e a caridade, sobretudo num momento como esse, se torna algo fundamental; jamais em vão.
Isso vai além do marketing, mas pode muito bem ser favorecido por ele – quer pensemos nisso, quer não.