Converter proposta de venda é algo que todos nós queremos, afinal, é com base nas conversões dessas propostas que obtemos resultados positivos em nosso negócio. Porém, o que mais vale, na hora de apresentar as propostas de vendas, não é a quantidade com a qual conseguimos alcançar o nosso cliente, mas sim a efetividade que garantimos.
Imagine a quantidade de tempo e dinheiro que uma empresa pode perder, ao longo de um ano todo, com propostas que não obtiveram nenhuma conversão? Pode ser uma péssima experiência – e ninguém quer passar por isso.
Pensando nisso, buscamos reunir as dicas mais importantes para que você possa converter propostas de vendas e garantir melhor os resultados em sua empresa.
Pontos que fazem qualquer um converter propostas de venda
Para aumentar as quantidades de êxito, não podemos ser arbitrários. Tudo, absolutamente tudo, quando se trata de desenvolver uma atividade profissional, exige que tenhamos uma trabalho muito bem feito em diversos pontos específicos.
Somente em casos excepcionais encontramos uma pessoa que acaba tendo êxito de maneira intuitiva, mas mesmo nesse caso a pessoa tem uma certa competência para lidar com todos os pontos importantes de seu negócio.
Com nossas propostas, sobretudo uma proposta de vendas, não é diferente. Há pontos compartilhados por todos aqueles que conseguem grandes êxitos. São eles:
A proposta comercial não é o contato inicial de sua empresa
Sim, antes de você apresentar sua proposta comercial, é necessário um primeiro contato com o seu cliente. Não se obtém muito êxito indo já de cara colocando a proposta comercial de maneira imposta e esperando que ele aceite, aliás, dificilmente ele lerá. Portanto, deixe que ele te procure, tenha já um contato inicial e, só assim, você terá mais chances de converter propostas de vendas.
Cuide da parte estética
A parte estética é fundamental. Quanto mais nos sentimos atraído por algo, mais buscamos conhecer aquilo. E, certamente, temos uma repulsa por aquilo que é contrário ao que nos agrada. E como obter êxito através da parte estética? Simplesmente deixando tudo o mais bem apresentável possível, alinhado, com boas cores e ótimas soluções gráficas.
Faça uma boa apresentação
A apresentação de sua proposta de vendas, para ser boa, precisa ser muito bem clara e precisa. Não há necessidade de ir diretamente para o conteúdo – não. Antes disso, apresente-se, torne-se familiar e tudo será mais fácil pois o cliente terá mais confiança em você.
Cases de sucesso como exemplos
As cases de sucesso são um exemplo de comprovação daquilo que você vem realizando de melhor. Elas servem para que o seu cliente veja os êxitos que você possui, além de serem ótimos exemplos para você poder aproveitar em suas propostas de vendas: separando o que deu certo do que não deu e ficando com o que é bom.
Metodologia e qualidades
Apresente na sua proposta a metodologia aplicada e as qualidades que são marcas fundamentais no desenvolvimento de seus projetos. Sem isso, sua proposta de vendas se torna apenas uma ferramenta de marketing; mas não, mais do que isso, você apresenta tudo aquilo que é necessário para o desenvolver um ótimo projeto – algo que seu cliente espera de você.
Formas de pagamento
As formas de pagamento é apenas um detalhe que pode passar por despercebido. Facilite as formas de pagamento, mostre as vantagens e um preço justo; mas não esqueça de inserir algo a respeito: como, por exemplo, consulte-nos para um plano diferenciado etc.
Informações de contato
Para sua proposta de venda ficar completa, coloque as informações de contato caso o seu cliente precise de você. Além disso, é mais uma maneira dele poder te encontrar; empresas de procedência duvidosa acabam não colocando as informações, e por mais que a sua seja altamente confiável, ela demonstrará menor confiança caso não esteja com as informações transparentes.
Veja mais detalhe em: ‘Como fazer uma proposta comercial eficiente.’
Qual é a vantagem das propostas de venda?
No artigo: ‘Proposta comercial: Considerações para o seu modelo de vendas’, abordamos a importância e a vantagem de uma proposta comercial de vendas. Dentre elas, destacamos:
- Demonstrar profissionalismo e seriedade;
- Oferecer detalhes sobre seu trabalho;
- Ganhar tempo e reduzir custos;
- Ser mais prático tanto para você quanto seu cliente;
- Aperfeiçoamento constante;
- Possibilidade de armazenamento em nuvem.
Nesse artigo, inclusive, dizemos sobre considerações importantes na hora de você desenvolver a sua proposta comercial. Nele abordamos a parte criativa, onde o cliente tem um contato mais visual e prático daquilo que está sendo oferecido – algo fundamental, pois é conforme a qualidade da parte criativa que alguém decide se lerá ou não; ou seja, deve atraí-lo.