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Como Acelerar as Vendas com um Software de CRM?

Quem administra um negócio, ainda mais de pequeno porte, sabe o quanto é importante ter um fluxo de caixa constante. Nada vai adiantar para uma empresa, nessa categoria, ter um ótimo produto se são necessárias muitas horas para concretizar a venda. Para ela, vale o ditado que pode ser ouvido em qualquer feira livre pelo Brasil. Pagou, levou. Com dinheiro na conta, é muito mais tranquilo para os gestores pensarem em novas estratégias e oportunidades de negócios.

A verdade é que os clientes estão sem paciência para esperar. O tempo, esse ativo que anda tão escasso, às vezes, pede de um aliado. Um dos melhores, ao menos para as companhias, é o CRM. Com o apoio desse sistema, tarefas que demorariam horas, agora podem ser efetuadas em segundos. 

Abaixo, em destaque, estão algumas das formas para acelerar as vendas com um software de CRM.

ORGANIZAÇÃO DOS LEADS

organizacao de leads

As mais prestigiadas universidades do mundo têm bibliotecas gigantescas. Algumas colocam à disposição do público milhões de livros e artigos científicos. Mesmo assim, quando um aluno procura por uma publicação, sobre um determinado assunto, ele consegue encontrá-la em poucos minutos. Isso somente é possível graças a um arranjo minucioso, que separa esse material em categorias distintas. 

Pode parecer distante, mas a biblioteconomia, essa área do conhecimento surgida no Egito Antigo, tem muito a ensinar sobre o gerencia de leads. Por mais que essas pessoas possam estar interessadas em um produto ou serviço, algumas estão mais propensas a investir, de fato, do que outras.

É nesse momento que um software de CRM pode acelerar as vendas. Nele, uma empresa pode separar esses leadsde alto valor, e acompanhá-los em cada etapa do funil de vendas, sem a necessidade de gastar tempo com leadsque mostraram pouco interesse.

Ao fazer isso, a tendência é que uma empresa tenha um funil de vendas mais enxuto. Por outro lado, como esses contatos estão mais dispostos a fechar negócio, todo o processo se torna bem mais rápido.

TODA EMPRESA DEVE FICAR LIVRE DE LEADS QUE GERAM POUCO OU NENHUM RETORNO

Um dos principais benefícios de uma plataforma de CRM é gestão dos leads. Como citado no tópico anterior, muitos deles podem exibir pouco entusiasmo pelas ofertas de uma empresa. Quando isso ocorre, e se perde muito tempo com eles, é bem mais difícil acelerar as vendas. 

Porque, mesmo que esses leads não convertam nenhuma compra, ainda assim eles resultam em milhares de mensagens por e-mail e por aplicativos. O que é prejudicial para um negócio com poucos funcionários, por exemplo.

Nesse cenário, o ideal é acessar os relatórios produzidos de forma automática pelo software de CRM, e verificar quais leads produzem pouco ou nenhum ganho. Esses devem ser excluídos de maneira imediata. Em compensação, na própria plataforma, os gestores podem organizar quais leads abriram o email marketing, quantos responderam, e quando ocorreu o último contato. É para esses clientes em potencial que uma empresa deve mostrar prioridade.

NADA COMO O SOFTWARE DE CRM PARA GERENCIAR O FUNIL DE VENDAS

gerenciar-o-funil-de-vendas

O conceito de funil de vendas precisou ser criado porque, entre outros motivos, fornece mais rapidez para as equipes. Hoje, um software de CRM oferece, na tela, a visão geral de todo o processo de vendas em ação. Desta forma, os vendedores ganham mais habilidade para fechar novos negócios. Além disso, o CRM apresenta recursos como:

  • Relatórios de vendas: Tanto para as empresas, quanto para os funcionários, os relatórios são fundamentais para se obter informações como o tempo gasto para converter cada venda, o perfil dos leads com alto valor, os vendedores com melhores rendimentos e muito mais.
  • Automação de marketing: Com alcance ao funil de vendas, por meio de um CRM, uma empresa de e-commerce pode identificar aqueles clientes que colocaram um produto no carrinho e, por algum motivo, desistiram da compra. Quando isso ocorrer, uma boa sugestão é programar o envio automático de um email marketing que ofereça alguma lembrança ou algum privilégio para esse consumidor. 

Estudos indicam que essa prática pode retornar de até 10% dos clientes. Um número muito bom, quando é levado em consideração que essas pessoas já haviam desistido de levar o item para casa.

Com a automação, as equipes de vendas e marketing ganham mais tempo livre para se dedicarem a trabalhos que demandam maior capacidade analítica, e que podem apresentar, a longo prazo, resultados mais satisfatórios.

RESPONDER RÁPIDO É SINÔNIMO DE VENDER RÁPIDO

Pesquisas apontam que 80% dos consumidores escolhem companhias que o atendem primeiro. Com tanta concorrência, e diferentes empresas a oferecer a mesma solução, isso faz todo o sentido. Se o cliente é incapaz de ver uma diferença entre elas, é provável que procure o negócio que consiga resolver o seu problema quanto antes.

Isso apenas mostra que, se um negócio deseja acelerar as vendas, antes de tudo, ele precisa acelerar as respostas. Para auxiliar as empresas nesse desafio, existem até mesmo soluções sob medida, como o WhatsApp CRM. Com ele, uma equipe de atendimento pode ter acesso a uma caixa de entrada unificada. Desta forma, diversos vendedores estarão disponíveis para atender um cliente ou novos leads

Para prosseguir a venda, e aproveitar toda oportunidade, a companhia pode formatar respostas automáticas e personalizadas para o seu público. Sem contar, ainda, a possibilidade de se criar um chatbot, assistentes virtuais à disposição 24 horas.

Como o WhatsApp é aplicativo de mensagens favorito dos brasileiros, e está presente em 99% dos smartphones do país, essa versão de CRM tem se mostrado uma vantagem competitiva bem relevante para as empresas que desejam aumentar e acelerar as vendas.

Pedro Capistrano Ribeiro
Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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