Todo empreendedor deseja obter sucesso em seus negócios e fechar o maior número de vendas.
Para atingir a meta, é preciso ter em mente que não basta vender um produto ou serviço de qualidade, é necessário descobrir a melhor forma de chamar a atenção do consumidor.
A apresentação dos produtos e serviços da sua empresa é o passo inicial para despertar a atenção de futuros clientes.
Neste passo, é fundamental salientar a importância da qualidade e da eficácia daquilo o que você está oferecendo, disponibilizando a maior quantidade de informações, além de mostrar ao cliente porque você é melhor que a concorrência.
Como prega o dito popular, a primeira impressão é a que fica. E seu cliente certamente se lembrará do seu produto pela imagem que ele passa.
Confira algumas dicas para fazer uma apresentação adequada de seus produtos e serviços:
1) Não venda produtos/serviços, venda seus benefícios
Quando o cliente lhe procura, muitas vezes ele não sabe exatamente o que precisa. Ele tem um problema, mas não sabe solução. Ofereça ao cliente essa solução. Liste os inúmeros benefícios que seu produto/serviço pode proporcionar, sempre focando no público que deseja atrair. Com algumas técnicas de persuasão, você consegue captar a atenção do cliente. Por isso, é fundamental conhecer bem o seu produto.
2) Conte a história da sua empresa
Tão importante quanto apresentar o seu produto/serviço ao cliente, é apresentar a sua empresa a ele. Conte a sua história, diga ao seu cliente qual era sua ideia inicial ao abrir uma empresa, como ela surgiu, quais as dificuldades que enfrentou para chegar aí, se você contou com a ajuda de um sócio, parceiro ou amigo e mostre como sua empresa cresceu até agora. Assim o cliente poderá se identificar com a sua história, o que os tornará mais próximos.
3) Preocupe-se com a aparência do seu produto/serviço
Não é só de benefícios que um produto vive. Se quiser passar uma boa impressão aos seus clientes, monte um catálogo (impresso ou on-line) contendo fotos do seu produto ou os resultados que seu serviço proporciona. Nesta etapa, o ideal é contratar uma agência de publicidade, que irá propor as melhores formas de formular o seu catálogo, além de contar com profissionais especializados em fotografia, edição de imagens, impressão e diagramação.
4) Invista na divulgação de seu produto/serviço
É importante divulgar o seu produto/serviço no maior número de canais possível, pois assim ele terá mais visibilidade e alcance para seus futuros clientes. Hoje há diversos meios de divulgação, paga ou gratuita, on-line e off-line, seja com propaganda boca a boca, anúncios em mídia impressa, anúncios on-line (e-mail, redes sociais), rádio, TV, por meio de representantes de venda, eventos, feiras comerciais e conferências.
5) Ofereça degustações e “test-drive”
Como consumidores, nos sentimos mais seguros em adquirir um produto/serviço se antes pudermos experimentá-lo. Permita que os clientes experimentem os produtos gratuitamente antes de levá-los, para que comprovem sua qualidade e seus resultados. Ofereça amostras grátis, degustações, contrate promotores que instruam o cliente como usar o seu produto/serviço e ofereça serviços com adicionais sem custo para os primeiros que levarem.
6) Aposte em ofertas e promoções
Aproveite as datas comemorativas, como Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, e os eventos varejistas, como a Black Friday, para baixar os preços e oferecer vantagens por tempo limitado. Crie programas de fidelidade ao cliente que comprar sempre com você e dê prêmios e benefícios exclusivos a clientes antigos. Oferte produtos/serviços em dobro pelo preço de um ou, na compra de um produto/serviço, ofereça outro gratuitamente.
Uma boa apresentação de produtos e serviços é a base para quem deseja ter sua marca reconhecida e escolhida por um bom número de clientes.
Desta forma, você atrai novos clientes, que o indicarão para outros futuros clientes, fazendo com que sua marca seja consolidada no mercado em que atua.