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Elabore propostas que vendem: checklist para uma proposta comercial vencedora

Dando continuidade à série de posts sobre propostas comerciais, o Negocie montou uma checklist que vai facilitar a elaboração da sua proposta e servir como um guia prático na hora de reunir todos os dados necessários.

Uma proposta comercial serve para especificar tudo aquilo o que você propõe ao seu cliente na execução de um projeto. Ela deve conter todas as informações acertadas por vocês anteriormente, seja em uma reunião, troca de e-mails ou telefonema.

Se mesmo após ver Como preparar uma proposta comercial irresistível e vender mais, você está com alguma dificuldade em reunir tanta informação em um só documento, não se preocupe! Use nosso checklist para se orientar e descubra o que está faltando e o que você pode melhorar.

checklist

Confira:

1) Análise material

O primeiro passo é verificar se você escolheu o modelo de proposta adequado. O modelo irá depender de diversos fatores, como a complexidade do projeto, o número de pessoas e processos envolvidos na execução, etc. Sua proposta deve ser ajustada e moldada de forma que fique clara e objetiva.

Conte com a ajuda do editor de templates Negocie, que permite crias modelos de propostas exclusivos e personalizados, assim você pode criar uma proposta para cada tipo de cliente.

Lembre-se que cada cliente é diferente e cada proposta deve ser feita pensando em suas necessidades específicas.

 

2) O conteúdo

A proposta comercial tem um principal objetivo para o cliente: apresentar vantagens.

E para oferecer vantagens, pense no que o cliente ganhará aceitando a sua proposta e não a do concorrente.

Uma proposta de valor é feita pensando no cliente e em atender suas necessidades. Portanto, o cliente deverá estar nesta proposta, que foi deita pensando nele.

Utilize soluções criativas que sejam capazes de resolver o problema do seu cliente, afinal, ele lhe procurou para isso.

Exponha tudo de forma clara, não muito técnica – para que o cliente compreenda – e lembre-se de que tudo já foi conversado com o cliente anteriormente.

 

3) Preço

Quando chega a hora de falar sobre valores, não há motivos para temer os cifrões. Não se esqueça de mostrar que o seu serviço vale o que custa.

Antes de tudo, exponha seus argumentos. Fale sobre as vantagens que você pode proporcionar, os benefícios que trará para a vida do seu cliente e os diferenciais que sua empresa vai oferecer.

Que tal fazer promoções e descontos para a primeira negociação com o cliente?

 

4) Estrutura da proposta

Aqui entram os principais dados que devem constar na sua proposta. Para cada tipo de cliente, você poderá reunir informações diferentes. Organizamos todas as informações dentro de Pirâmides de Estrutura para facilitar sua compreensão.

A primeira pirâmide pode ser usada para clientes que já conhecem bem o seu trabalho

piramide1

 

Já a segunda pirâmide pode ser usada com clientes novos, que conhecem pouco o seu trabalho

piramide2

 

4) Estética da proposta

Para uma visualização mais agradável e para melhor compreensão dos fatos, capriche na estática da sua proposta.

Alguns exemplos:

  • Tabelas: utilize tabelas para descrição de serviços e valores.
  • Fontes: Escolha uma fonte sem serifa para textos grandes e em caixa alta e negrito para títulos e subtítulos.
  • Tamanho das fontes: Para o corpo de texto, use tamanhos 10 ou 12. Para títulos, 12 ou 16.
  • Espaçamento: Para uma proposta mais clara e legível, use espaçamento 1,5.
  • Cores: combine cores semelhantes à da logomarca da empresa ou que contrastem entre si.

 

5) Revisão 

Uma revisão final é sempre necessária, para consertar erros que ficaram imperceptíveis no decorrer da elaboração.

Algumas dicas de revisão: 

  • Leia o texto em voz alta.
  • Peça para alguém ler sua proposta.
  • Faça as correções necessárias.

Se você quer cativar ainda mais o seu cliente e apresentar uma proposta comercial irrecusável, confira estas Três Dicas Essenciais para uma boa Proposta Comercial e tenha a garantia de um cliente satisfeito.

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