O Negocie listou 8 dicas valiosas para você conquistar mais e melhores clientes
Talvez um dos maiores desafios para os novos empreendedores seja a captação de clientes qualificados. Em outras palavras, o cliente ideal. Aquele tipo de consumidor que precisa do seu produto ou serviço e reconhece que você pode ser a melhor opção para ele neste momento.
Começar uma empresa não é tarefa fácil. Não é simplesmente abrir um negócio hoje e faturar milhões amanhã. Nenhum negócio começa a prosperar de um dia para o outro, mas todo negócio de sucesso começou do zero um dia. E se eles podem, você também pode.
Com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil ter acesso à informação. E o cliente atual aproveitou esse embalo e acabou se tornando naturalmente mais exigente.
Hoje o cliente pesquisa antes de comprar e já se dirige ao seu comércio, seja uma loja física ou em e-commerce, sabendo exatamente o que precisa e o que procura.
Ficou mais difícil para os vendedores convencerem o consumidor de que eles têm a melhor solução, pois o cliente tornou-se inflexível e menos influenciável.
Como captar mais e melhores clientes numa época tão mutável e inovadora?
1) Estude o seu cliente
Primeiramente, é preciso conhecer bem o seu cliente tanto quanto ele conhece a sua marca.
De uma forma generalizada, podemos dizer que existem três principais tipos de clientes. São eles:
a) Os clientes desesperados
São aqueles que precisam de determinado produto ou serviço e estão procurando por ele desesperadamente. Estes são os consumidores mais disputados pelos empresários e parecem ser o tipo mais fácil de lidar, mas nem sempre são. Isso porque estão tão desesperados por qualquer solução que acabam escolhendo qualquer marca ou empresa.
b) Os super-contestadores
São aqueles clientes que sabem que irão se beneficiar com o seu produto ou serviço, no entanto, por algum motivo desconhecido – que pode variar entre desconfiança, exigência ou pura implicância – estão contestando a aquisição do mesmo. Normalmente estes possuem o poder de compra, mas não estão tão desesperados como o primeiro grupo.
c) Os que não reconhecem suas necessidades
Este é tipo de cliente que seria beneficiado pelo seu produto, mas que não sabe que está precisando dele. Ele não conhece que o que você tem a oferecer será benéfico e vantajoso para ele. Os motivos são diversos: medo de inovar, dificuldade em se desprender do velho ou mesquinhez.
Se você deseja se aprofundar mais nesse assunto: Conheça os 10 tipos de clientes e veja como lidar com eles
Saiba identificar com qual tipo de cliente está lidando e em qual deles deverá focar para obter mais retorno. Assim você redireciona seus esforços para o cliente mais qualificado.
Treine sua equipe de vendas para vencer todas as contestações e vencer qualquer obstáculo que esteja entre você e o fechamento do negócio com o seu cliente.
É importante segmentar bem o seu tipo de cliente ideal. Para isso, confira nossas dicas sobre Como criar a persona ideal para o meu negócio.
2) Estude também sua concorrência
Tão importante quanto estudar quem são seus possíveis clientes, é estudar sobre o seu concorrente. Qualquer novidade que a concorrência lança é uma chance que você encontra para investir em algo ainda mais inovador e útil para o seu cliente. Não se trata de um jogo sobre quem inova mais, mas de uma porta aberta e cheia de oportunidades de crescimento e reconhecimento da sua marca.
3) Atualize seu catálogo de produtos sempre que necessário
Seus produtos podem ser a solução para milhares de clientes hoje, mas amanhã pode ser que a concorrência apareça com algo ainda mais inovador e seus clientes migrem para lá. Portanto, fique atento às novidades do mercado e faça ajustes em seu portfólio sempre que necessário. Crie campanhas de lançamento de novos produtos para chamar a atenção de seus clientes e, principalmente, atrair os novos.
4) Anuncie em diversos canais
Não dá para atrair mais clientes seguindo as mesmas estratégias de abordagem que você usava cinco anos atrás. Os tempos mudaram e a forma como o cliente busca informação também, e isso acabou alterando a maneira como o cliente se relaciona com a sua empresa.
Se antes os principais canais de relacionamento eram o site e no máximo um chat online, hoje vemos cada vez mais empresas buscando se relacionar de uma maneira mais próxima e despojada com o cliente por meio das redes sociais.
Mesmo que pareça amedrontador deixar que seus clientes exponham suas insatisfações nas social medias, esta pode ser uma forma mais aberta de responder aos seus questionamentos e resolver os problemas rapidamente, com clareza e transparência. Mas cuidado, tanta exposição pede atenção redobrada quando se trata de qualidade e bom atendimento, prezando pela rapidez e inteligência na resolução de problemas.
5) Distribua brindes, faça sorteios e promoções
Cliente que se sente valorizado, provavelmente volta a fazer negócio com você. Então, valorize seu cliente. Crie agrados, surpreenda-o. Dê brindes em sua primeira compra, sorteie uma cesta de prêmios para os clientes que consumirem mais e crie promoções de lançamento. Além de trazer popularidade à marca, essas ações criam vínculos duradouros com os clientes. Só toma cuidado para não acabar tendo prejuízos. Lembre-se que toda campanha de sorteio ou distribuição de brindes deve ser previamente estudada e calculada, para não acabar levando seu negócio à falência antes mesmo de decolar.
6) Foque na mídia impressa
À medida que o mundo mergulha de cabeça na era digital, os anúncios online vão ficando ainda mais populares e comuns do que já eram. Mas não podemos nos esquecer da origem de tudo e da forma mais tradicional de publicidade: os anúncios impressos.
Apresente seu portfólio impresso de produtos para os clientes sempre que possível. Distribua folhetos, catálogos, tabloides e, se possível, amostras com um pequeno manual de uso com a apresentação de seus produtos e serviços. Assim o cliente pode absorver e guardar a informação de forma mais certeira.
7) Mantenha contato
Se você se comunicar periodicamente com seu novo cliente, seja pelo número de telefone que ele deixou registrado quando respondeu a um questionário no seu site, ou pelo e-mail que ele cadastrou em seu newsletter, você mostra que se importa e cria valor para o seu cliente. Compartilhe com ele conteúdo relevante que possa deixá-lo interessado em adquirir outro produto ou serviço com a sua empresa. Mantenha um vínculo saudável com o seu cliente e aproveite essa chance para anunciar os lançamentos de produtos e serviços.
8) Solicite feedbacks
No decorrer de cada negociação, peça um feedback aos seus clientes. Procure fazer isso de forma pouco invasiva. Mais uma vez, as redes sociais assumem seu papel de captação de dados e métricas importantes. Analise cuidadosamente cada comentário que seus clientes deixam em sua página e use-os para fazer as melhorias necessárias no seu produto ou serviço. Você também pode captar feedbacks em seu site, com uma pesquisa de qualidade.
Confira aqui Dicas para obter feedback de seus clientes e prospects e não ser visto como chato!
Agora que você já captou novos clientes, veja como dar o próximo passo em nosso post: Prospecção: Como abordar seus prospects e levá-los para o próximo nível