Você já se perguntou o que faz de você um bom vendedor?
Não basta ter espírito empreendedor e vontade de vencer, pois isso todo mundo tem.
Para ser um vendedor exemplar, é preciso descobrir e usar os métodos certos, manter o foco nas habilidades e trabalhar constantemente suas habilidades e comportamentos para bater as metas.
Quer vender como nunca? Confira essa checklist que o Negocie preparou para você se tornar um vendedor de alta performance:
1) Saiba reconhecer uma boa oportunidade: Para ser um vendedor de alta performance você precisa desenvolver seu instinto para bons negócios e farejar boas oportunidades. Do contrário, você só vai correr atrás de negócios furados que lhe farão perder tempo e dinheiro. Para isso, você deve criar um método para qualificar e classificar seus clientes, do mais ao menos importante.
2) Crie metas: Para saber onde você quer chegar, é preciso traçar um objetivo. Para descobrir qual seu objetivo, mentalize exatamente o que você quer e crie um plano para conseguir. Suas metas e objetivos pessoais também entram na jogada, afinal, tudo o que você faz pela sua empresa é o que te faz investir e melhorar no crescimento da mesma e também o seu próprio crescimento e dos demais.
3) Não assuma riscos sem antes medir as consequências: Um bom vendedor não se atira em qualquer oportunidade que aparece, ele calcula o momento certo para arriscar. Tenha noções de marketing para saber como tudo funciona, estude administração para conhecer bem seu fluxo de caixa e volume de vendas, seja aliado da tecnologia para facilitar e agilizar os processos e use da psicologia para entender o comportamento e os hábitos do consumidor.
4) Agregue valor aos seus clientes: Saber qualificar seus clientes não significa escolher os peixes grandes, promessas de bons negócios. É saber reconhecer aquele cliente pequeno e iniciante e enxergar o sucesso nele. É a chance de você criar valor ao seu cliente, apresentando as soluções para fazê-lo crescer. O crescimento dele será o seu crescimento, pois foi graças a você que ele alcançou outro patamar.
5) Use diferentes abordagens: O cliente busca por algo novo, então faça aquela apresentação sobre os seus diferenciais valer à pena. Apresente algo inédito e também eficaz, pois de nada vale algo novo mas que não funciona. E não se esqueça: personalize. O atendimento e as soluções não devem ser iguais para todos os clientes. Cada cliente tem um perfil, então crie soluções dedicadas às necessidades específicas de cada um.
6) Tenha boas referências: Aqui você descobrirá a importância de manter um bom relacionamento com o cliente, que é a razão do seu sucesso. Ter referências, que incluem depoimentos e opiniões dos clientes, é uma ótima forma para passar mais credibilidade aos curiosos e transformar prospects em novos clientes. Portanto, peça feedbacks e depoimentos aos seus clientes.
7) Envolve seu time: Seus vendedores e representantes de vendas precisam estar no mesmo ritmo que você. Passe suas visões e missões a toda sua equipe e ofereça treinamento adequado a todos, para que mantenham a mesma postura diante das mais diversas situações. Não se trata de padronização, pois não é o caso. Trata-se de alinhamento para que todos tenham o mesmo objetivo: vender mais e melhor.
8) Cumpra com o que promete: Isso inclui prazos, valores e resultados. Use sua experiência com negócios anteriores e semelhantes para entregar o melhor resultado possível ao seu cliente, com a menor margem de erro possível. Se no momento da proposta comercial você descreveu todos os seus diferenciais, agora está na hora de fazer jus a eles. Não faça promessas que não pode cumprir. Tão importante quanto ser otimista é ser realista.
9) Crie sua marca pessoal: Grandes vendedores sabem que, antes de vender um produto ou serviço, é preciso vender a sua marca. Deixe a lábia e o charlatanismo de lado. É preciso convencer o cliente e você só fará isso se dominar seus conhecimentos. Se comportando como o especialista do assunto, as pessoas o verão com mais seriedade, credibilidade e aceitarão sua opinião com mais facilidade.
10) Aprenda com os erros: Use os erros como uma forma de aplicar um feedback em si mesmo. Os erros existem para nortear boas escolhas e serem consertados para a melhoria dos processos. Não tenha medo de errar, mas procure não cometer os mesmos erros. Melhor do que isso: procure aprender com os erros dos outros, é uma ótima estratégia para evitar perdas e alcançar o sucesso mais rápido.
11) Nunca deixe de aprender: Todo dia é dia de aprender. E mesmo sendo especialista em determinado assunto, não quer dizer que você não tenha algo novo a aprender todos os dias. Um bom vendedor inspira confiança e sabedoria, mas no fundo assume que nada sabe e não se cansa de buscar por conhecimento. Não há nada de errado em assumir que está errado, assim como não há nada de errado em mudar de opinião.
12) Pense em crescimento constante: Conquistou o cliente dos sonhos? E agora, qual será o próximo passo? Não é porque você teve uma vitória que deve parar por aí. Suas metas devem estar sempre atualizadas e seus objetivos sempre repensados. Claro que tudo feito com muito bom planejamento e responsabilidade. A cada meta alcançada, você terá a oportunidade de traçar novas metas. Não fique estagnado!
Dica extra: O livro Alta Performance em Vendas, de Dale Carnegie e J. Oliver Crom explica o processo de compra e venda sob a visão do cliente e responde perguntas que assombram a cabeça dos vendedores: como fechar mais vendas? Como contornar e reduzir as objeções? O livro inclui dicas específicas para cada fase do processo de vendas e aborda a importância de fazer uma pesquisa antes de se aproximar de clientes potenciais.
Se você quiser ser um grande vendedor, precisa começar a incluir esses hábitos na sua rotina.
Seguindo essas dicas e trabalhando suas competências, você pode se tornar um vendedor modelo e inspirar sua equipe de vendas a fazer o mesmo.