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A importância da gestão de propostas comerciais para as pequenas empresas

No competitivo mercado de negócios na atualidade, é fato que a concorrência faz com que cada novo negócio fechado e cliente conquistado representem uma grande vitória para toda empresa. No caso dos micro e pequenos empreendimentos, essa questão se agrava, porque perder uma oportunidade comercial pode ser fatal para a estabilidade financeira do negócio, bem como para a sua continuidade.

Para ajudar a empresa de pequeno porte a não quebrar, devem-se fechar contratos em número suficiente para que o negócio se pague e dê lucro. O passo inicial para que se conquiste o cliente é, sem dúvida alguma, a proposta comercial. Já parou para pensar nisso?

 

A Proposta Comercial

Trata-se de uma oferta de negócio, seja em forma de documento, ou mesmo como apresentação, que reúne todo e qualquer elemento que possa vir a interessar aos clientes em potencial. Isto é: um briefing detalhado do que a empresa faz, previsão de custos, métricas em orçamentos, formas de contato, entre outros.

Uma grande vantagem da proposta comercial, sobretudo para micro e pequenas empresas, é que dispensam a elaboração de contratos, com toda sua complexidade, custo e lentidão para ser elaborado. Evitando-se essa formalidade, toda a negociação fica mais ágil, para o contratante e o contratado.

Só que, para sobreviver no mercado, a empresa não pode esperar, uma a uma, as propostas comerciais se resolverem. Então a saída é lidar com o envio de uma série de propostas comerciais, para tentar atrair e converter o máximo de clientes possível. Entretanto, aí começa um novo problema: como fazer a gestão de orçamentos de tantos clientes diferenciados sem se perder e/ou sofrer com a desorganização?

 

Homem usando o Negocie

 

Solução para Propostas Comerciais

É preciso, então, implementar um sistema de gestão de propostas comerciais. Com esse tipo de ferramenta, o micro e pequeno empreendedor podem fazer propostas online e enviar uma série de orçamentos novos e negociar outros, de maneira organizada e, assim, otimizar seus resultados e economizar tempo.

Com esse tipo de software, o usuário utilizará a web para manter todas as suas propostas armazenadas, organizadas e poderá tanto resgatar uma proposta padrão para reutilizar, ou então começar uma proposta comercial do zero.

Além de todas essas vantagens, como o armazenamento de todos os dados é feito em nuvem, o empreendedor e os clientes em potencial podem ter acesso a essas informações de qualquer lugar, em qualquer suporte – desde PCs, até mobiles e tablets.

Nossa dica, portanto, é a seguinte: não deixe de contar com o apoio da tecnologia para otimizar a gestão de suas propostas comerciais. Bons negócios!

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