Antes de tudo, é preciso entender que é essencial fazer uma boa apresentação do seu produto ou serviço para atrair a atenção do seu lead, pois a primeira impressão é a que fica. Dessa forma, será possível atrair a atenção dos leads e manter o engajamento deles durante a conversa, a apresentação de vendas até sua efetiva conversão.
É por esta razão que você deve se atentar aos pontos principais de uma boa apresentação de vendas e buscar sempre melhorias.
Para ajudá-lo nesta tarefa, preparamos a seguir um conteúdo com 10 lições para você conseguir fazer uma ótima apresentação de vendas!
#1 Entenda o negócio do seu cliente
É importante que você estude o negócio de seus leads, pois os clientes potenciais esperam que você já conheça o negócio deles. É preciso estudar o mercado dos seus clientes para conhecer os principais obstáculos que eles enfrentam, bem como as tendências e seus maiores concorrentes.
#2 Estruturando a apresentação de vendas
Preparar uma apresentação de vendas não é uma tarefa tão rápida, por este motivo é importante que você tenha sua apresentação escrita.
Para estruturar sua apresentação de vendas você pode utilizar 5 pontos-chave:
- a construção de relacionamento com o seu prospect,
- introduzir o tema,
- fazer perguntas para entender melhor suas necessidades,
- resumir seus principais pontos
- fechar a venda.
#3 Fale com a pessoa certa
Parece óbvio, mas muitos vendedores esquecem desse detalhe importante. Então, depois de uma exaustiva metodologia de vendas empregada, ao final, o prospect simplesmente diz que não pode fechar negócio, porque precisa da aprovação da esposa ou parceiro de negócio.
Para não perder esse tempo valioso com a pessoa errada, sempre pergunte ao seu prospect se ele é a pessoa certa e se existem outras pessoas que deveriam participar da apresentação.
#4 Construa rapport
Rapport nada mais é que uma técnica para estabelecer uma ligação de empatia, uma sintonia com o seu prospect.
Você pode estabelecer o rapport descobrindo coisas em comum com o cliente; se gostam do mesmo tipo de música ou torcem pelo mesmo time, por exemplo.
Fazendo isso, você consegue gerar uma conexão e quebrar o gelo com o prospect.
#5 Questione o prospect
Você deve fazer as perguntas certas para o seu prospect, essas perguntas devem ser bem estruturadas para que assim o prospect veja seu produto como algo necessário para ele.
É importante fazer perguntas que exijam mais do que um “sim ou não” como resposta. É preciso fazer perguntas para descobrir as necessidades e problemas do seu prospect. Perguntas que, inclusive, irão deixar transparecer a motivação de seu cliente e seus processos de tomada de decisão.
#6 Anote tudo para a apresentação de vendas
É necessário frisar que não é bom confiar somente em sua memória, por isso tome nota de tudo o que for importante, como as necessidades e problemas do prospect. Anote os pontos-chave de modo que você possa utilizá-los em sua apresentação.
#7 Anote as objeções
Anote todas as objeções de seu prospect, dessa forma ele irá entender que você realmente está preocupado com ele. Você deve contornar essas objeções mostrando como o seu produto pode beneficiá-lo, aumentando sua produtividade, dinheiro em caixa, motivação dos funcionários e, até mesmo, o reconhecimento de sua marca.
#8 Ouça seu prospect
Se você é um daqueles vendedores que falam muito durante as apresentações, pode estar adotando a técnica errada, gerando efeito reverso. Geralmente, quando isso ocorre, o vendedor acaba perdendo sua venda.
Portanto, é importante que você ouça mais e fale menos. Uma regra importante é ouvir 70% do tempo e falar apenas os outros 30%.
E, lembre-se, sempre que for dizer algo, tenha em mente se o que vai dizer é realmente importante para o prospect.
#9 Faça perguntas mais específicas
Busque descobrir as reais necessidades do seu prospect através de perguntas mais detalhadas, para entender como o prospect chegou naquela determinada situação. Assim, será muito mais fácil para você oferecer a solução adequada para o seu cliente.
Fazendo isso, o prospect vai entender que realmente você entende suas necessidades e, assim, você pode posicionar melhor o seu produto.
#10 Encontre o gatilho mental
O cliente geralmente tem uma lista grande de necessidades, no entanto é o gatilho mental que vai fazer com que o cliente compre o seu produto.
Um exemplo claro é quando o cliente planeja uma viagem para a praia, um ótimo gatilho pode ser oferecer um produto que faça com que esse prospect melhore sua forma, perdendo peso e ganhando músculos, para ter uma boa aparência em uma sunga ou biquíni.
Encerramos nossas 10 lições para melhorar sua proposta comercial e melhorar suas apresentações, agora é com você. Aplique todas as nossas dicas e acompanhe nossos outros posts relacionados ao tema para ter um melhor aproveitamento e aplicar as técnicas da melhor forma possível.
Gostou deste conteúdo sobre dicas para desenvolver uma ótima apresentação de vendas com propostas comerciais irresistíveis?
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