Nos dias atuais a palavra automação, ainda mais em automação de marketing, tem se tornado cada vez mais usual. Isso porque, com a revolução do marketing digital, a automação tornou-se indispensável para implementar suas estratégias.
Por isso, para você que pretende investir em marketing digital, é importante saber um pouco mais sobre automação. É para ajudá-lo nesta tarefa que trouxemos este conteúdo introdutório.
Confira a seguir o conceito e alguns benefícios que a automação poderá propiciar para sua empresa!
Conceito de automação
A automação pode ser definida de várias formas diferentes — alguns profissionais de marketing entendem que é uma estratégia de marketing; outros, que é apenas um software ou, até mesmo, um subconjunto da gestão de relacionamento com o cliente.
No entanto, para facilitar o seu aprendizado, podemos simplificar e definir a automação de marketing de maneira mais simples e objetiva: é um processo que consiste na utilização de software para otimizar, automatizar e mensurar tarefas repetitivas de marketing.
A automação é, portanto, uma maneira de automatizar as tarefas. Ou seja, quando você precisar, por exemplo, enviar uma infinidade de mensagens para seus prospects, a automatização fará isso por você. Então, podemos dizer que é um software utilizado quando é necessário executar tarefas repetitivas, evitando que sua equipe de vendas gaste seu tempo e propiciando, com isso, que você finalize suas vendas mais rápido.
Benefícios da automação
Os benefícios da automação de marketing são mais evidentes quando falamos de empresas de grande porte, com um grande número de contatos e clientes. A explicação é simples: a automação melhora o gerenciamento de tudo e poupa trabalho repetitivo dos funcionários.
Mas, se sua empresa ainda está começando e for de pequeno porte, também poderá desfrutar de muitos benefícios da automação. Listamos a seguir os principais benefícios que a automação pode trazer para sua empresa, confira.
Geração de leads
Caso sua empresa já tenha uma jornada de clientes bem mapeada, pode ser muito útil o uso da automação de marketing, na medida em que irá facilitar o trabalho para criar guias e processos e, assim, atrair e captar mais leads. Fazendo o uso da automação para esse trabalho, você poderá captar até 2 vezes mais contatos, segundo uma pesquisa da TechTrends2017.
Geração de oportunidades de venda
Muitas vezes um cliente pode não fechar uma proposta hoje com você, por isso provavelmente você terá que fazer um acompanhamento e nutrir o relacionamento com o cliente de forma interativa e educativa, sempre cativando-o, não é mesmo?
Usando a automação você poderá fazer esse acompanhamento de maneira personalizada, aumentando a oportunidade de negócio para sua equipe de vendas. Usando a automação de marketing você terá maior probabilidade de despertar o interesse do cliente para que ele chegue no estágio de decisão de compra.
Encurta o ciclo de vendas
À medida que a automação te ajuda a acompanhar e nutrir seus contatos, você poderá obter um processo de vendas mais consultivo, encurtando o ciclo de vendas.
Isso porque a automação já irá trazer o conteúdo da proposta para os clientes, restando apenas consultá-los para fechar o negócio, vez que a maior parte das dúvidas já terão sido sanadas pela própria automação em seu conteúdo programático.
A consequência disso é um processo de vendas muito mais rápido já que os consultores gastarão menos tempo argumentando com os prospects.
Reduz o CAC
A sigla CAC é um termo em inglês que significa “customer acquisition cost”. Traduzindo para o português quer dizer “custo de aquisição do cliente”.
O CAC, em linhas gerais, é uma métrica utilizada para definir quanto dinheiro é gasto para conseguir um novo cliente para sua empresa.
Como a automação pode reduzir esses custos? Para entender isso imagine a seguinte situação:
Sua equipe de marketing está preparando uma promoção especial de natal, vocês atraíram 100 novos clientes por 30 reais cada. Porém, sua equipe de marketing teve que cuidar de cada processo manualmente, analisando cada perfil minuciosamente antes de transferi-los para a equipe de vendas, o que gastou muitos dias de trabalho da sua equipe.
Deste modo, sua equipe fica limitada, pois acaba não conseguindo aumentar o impacto das vendas e fica impedida de realizar múltiplas campanhas a menos que contrate mão de obra.
É aí que entra o benefício da automação! Com a automação as tarefas repetitivas, processuais são automatizadas, poupando muito serviço. Além do mais, as informações são melhor processadas e sua equipe terá mais tempo para direcionar seus esforços ampliando a campanha e atingindo mais pessoas com o mesmo investimento. Sendo assim, você consequentemente irá reduzir o seu CAC.
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