Os avanços tecnológicos podem fazer muito para a vida das pessoas. Mas eles não se fazem sozinhos, há sempre alguém por trás que após anos de trabalho consegue proporcionar para as pessoas verdadeiras riquezas, como é o grande caso de Bill Gates, o fundador da Microsoft.
Bill Gates é um dos grandes exemplos de pessoas que deixaram um legado importante tanto para a tecnologia quanto para o desenvolvimento humano; e podemos aproveitar muito desse fato.
“O estilo de vida moderno não é uma criação política. Antes do ano 1700, o mundo inteiro era terrivelmente pobre. A vida era curta e cruel. As coisas não eram assim porque não tínhamos bons políticos; tivemos excelentes políticos.
Mas começamos a inventar – eletricidade, motores a vapor, microprocessadores, começamos a entender a genética, a medicina – e inovar. Sim, a educação e a estabilidade são importantes – não tiro o mérito a essas questões –, mas a inovação é o verdadeiro motor do progresso.” – Bill Gates.
Família Gates e influencias da infância
Poder apresentar uma das pessoas tidas como referência em todo mundo é uma grande honra – e não é atoa.
William Henry Gates III, ou, simplesmente Bill Gates, é um dos grandes empresários e filantropos do nosso século. Filho do meio de uma família bem-sucedida de Seattle, Estados Unidos.
O pai, William Henry Gates II, foi advogado, conselheiro em diversas organizações civis e filantropo. Graças à sua influência na vida de William, Bill pode inspirá-lo a ser um ótimo leitor.
Isso se dá, sobretudo, pelo fato do pai de Bill Gates se interessar muito por ler e escrever – chegando, inclusive, a publicar um livro chamado ‘Desperte para a vida – Reflexões sobre a benção de existir’.
“Tive realmente muitos sonhos quando era pequeno, acredito que isso se deve ao fato de ter tido a oportunidade de ler muitíssimo.” – Bill Gates.
A mãe, Mary Gates, inspirou-o de outra forma. Foi através dos negócios e a competitividade que ela acabou influenciando o pequeno Bill que, com pouca idade, mostrava-se muito hábil em discutir.
Bill Gates, o prodígio da informática
Sempre teve uma inclinação mais nerd. E isso, por sua vez, não foi um problema:
“Seja bom com os nerds. É muito provável que você acabe trabalhando para um.” – Bill Gates.
Antes de ter uma grande contribuição realizada, aos 17 anos, Bill Gates desenvolveu, junto com Paul Allen, sua primeira empresa: a Traf-o-Data. Essa empresa era responsável por desenvolver softwares de leituras de fitas magnéticas.
Paul Allen, na época do colégio, conheceu Gates através de um clube em que o próprio Paul acabou convidando várias pessoas. O clube era destinado a pessoas que tinham interesse em programação.
Gates nunca esteve sozinho. Porém, apesar disso, a empresa não deu muito certo e ambos acabaram mudando de planos.
“É genial festejar o sucesso, mas é mais importante aprender com as lições do fracasso.” – Bill Gates.
“As pessoas sempre têm medo das mudanças. Tinham medo da eletricidade quando foi inventada.” – Bill Gates.
Harvard
Estudioso, decidiu, e ingressou, na Universidade Harvard ano de 1973. Entre os cursos, optou por matemática e direito. Porém, abandonou a carreira universitária, em uma das Universidades mais reconhecidas em todo o mundo, no ano de 1976.
Aqui notamos um grande elemento de genialidade que fez com que ele, assim como grandes outros, abandonassem a universidade para dedicar-se a um negócio pessoal.
Claro que, assim como ele diz, “a paciência é um dos elementos chave para o sucesso”, mas isso só se dá com pessoas que estão inteiramente comprometidas em obtê-lo.
Outro ponto fundamental que entendemos aqui, graças a forma com a qual Gates se desenvolveu, foi o fato de que ele, mesmo sem um diploma, jamais largou de lado o fato de ser bom em algo.
Agora, senhores, imagine como é que deve ser para alguém largar os estudos, sobretudo em Harvard, e se manter firme rumo seu principal objetivo? De fato, “nunca se compare com ninguém neste mundo. Caso o faça, entenda que você estará insultando a si mesmo.” – Bill Gates.
E, infelizmente, esse ainda é um grande dilema que enfrentamos atualmente. Às vezes, é claro, é necessário obter uma licença para atuar na área, uma experiência prática que determine se somos capazes de resolver, ou não, um determinado problema específico….
Mas, na grande maioria das vezes, para quem realmente deseja o sucesso, é necessário entender que ele não virá de um simples papel assinado: é necessário muito mais.
“Para ser grande, às vezes é necessário correr riscos enormes.” – Bill Gates.
Esse foi o risco que ele enfrentou e, com isso, acabou rumo ao seu destino.
Logo após esse período, criou um sistema de interpretação de linguagem, chamado BASIC, voltado para o computador Altair 8800.
Bill Gates e a Microsoft
O empreendimento da BASIC deu certo e, com a verba arrecadada pela venda, fundou a Microsoft – uma empresa voltada para o desenvolvimento de computadores (Personal Computers, ou PCs) em praticamente todo o mundo.
Além disso, a Microsoft também desenvolveu hardwares para computadores e surgiu o OS – Operating System ou Sistema Operacional – Windows.
Foi ai, então, que tudo começou para Bill Gates. Na verdade, a Microsoft foi apenas um acumulo daquilo que ele já estava buscando, que era o triunfo, e conseguiu através da empresa de software mais conhecida em todo o mundo.
“A Microsoft não tem a ver com cobiça. Trata-se de inovação e igualdade.” – Bill Gates.
Em apenas 6 anos, ele já figurava na lista Forbes, entre os homens mais ricos de todo o mundo.
Sempre ocupando entre as primeiras posições entre os homens mais ricos do mundo, sua fortuna é calculada em, aproximadamente, US$ 97 bilhões, segundo informações da Forbes de 2019.
Atualmente, desde 2018, Jeff Bezos, fundador da Amazon, ocupa a primeira colocação, deixando-o logo em seguida na segunda posição.
Veja também: “Jeff Bezzos: 12 lições para ser bem-sucedido nos negócios.”
Um dos grandes motivos do sucesso veio graças ao investimento da IBM que, na época, figurava entre as empresas mais gigantes do mercado.
Como o nosso foco aqui é apresentar a personalidade do fundador da Microsoft, o homem de sucesso que construiu um grande negócio de sucesso, não iremos nos ater, tanto assim, à Microsoft em si.
Lembra de Paul Allen? Aquele do começo da história de Bill Gates? Pois bem, havia se tornado cofundador da Microsoft!
“Minha ambição sempre foi poder realizar os sonhos.” – Bill Gates.
Bill Gates, com seus pouco mais de 30 anos de idade, já era um bilionário. Tudo isso graças à uma grande oportunidade de poder ajudar as pessoas, sem contar que foi um baita negócio!
Assunto relacionado: “10 mandamentos do atendimento ao cliente!”.
Causas filantrópicas
No entanto, não se contentando apenas em ser um bilionário, ele buscou, no início dos anos 2000, dedicar-se a causas filantrópicas.
Desde o ano de 2008, junto de sua esposa, Melinda, está a frente da Bill & Melinda Gates Foundiation.
O principal foco da fundação é a criação de vacinas e curas para várias doenças, sobretudo para a AIDS. O foco principal são os países menos desenvolvidos.
“Erradicar (as doenças) é muito importante. Zero é o número mágico. Ou você faz o necessário para chegar a zero e fica contente por ter alcançado o objetivo ou tenta chegar o mais próximo possível desse objetivo.
Quando você se rende, tudo volta à estaca zero, e aí você gastou dinheiro, credibilidade e tempo que poderiam ter sido usados pra outras coisas.” – Bill Gates.
No ano de 2017, Gates decidiu doar parte de sua fortuna, cerca de 5% de ações da Microsoft, para ações de caridade – sobretudo para a Bill & Melinda Gates Foundation.
“Me dei conta, há 10 anos, que a minha fortuna deve retornar à sociedade. É melhor não transferir a nossos filhos uma fortuna de tal tamanho que chega a ser difícil imaginar. Não é construtivo para eles.” – Bill Gates.
Não há dúvidas de que o grande legado de um pai – para o seu filho ou sua filha – é deixar mais do que bens materiais, e sim bens que possam ser aproveitados por toda uma vida.
Visão de Bill Gates para o futuro
Responsável por fazer previsões incríveis, ele já acertou coisas que hoje são tidas como normais, mas na época pareceram loucura. Antes de dizer o que ele visa para o futuro, vamos mostrar alguns pontos importantes que ele acertou no passado:
- Dispositivos móveis;
- Assistentes pessoais e a “internet das coisas”;
- Monitore sua casa por meio da internet;
- Anúncios personalizados;
- Assistir e discutir sobre esportes em tempo real;
- Centros de discussões;
- Pagamentos instantâneos e financiamentos online;
- Sites de comparação de preços;
- Redes sociais;
- Programas de gerenciamento de projetos;
- Metaverso
Suas considerações para o futuro mais imediato:
“Quando olhemos para o futuro, no próximo século, veremos que os líderes serão os que favoreçam o desenvolvimento de todos os outros.” – Bill Gates.
“Esse é um momento fantástico para entrar no mundo comercial, principalmente porque os negócios irão mudar ainda mais na próxima década, muito mais do que nos últimos 50 anos.” – Bill Gates.
“Considero que no próximo século, se temos sorte, contaremos com um panorama mais global. Deixar de pensar que ‘sim, isso é bom para o meu país’ e pensar num mundo em grande escala.” – Bill Gates.
Para conhecer mais sobre Bill Gates, não deixe de conferir as seguintes indicações:
Série
- O Código Bill Gates, série documentário na Netflix
Livros
- A estrada do futuro, de Bill Gates;
- A empresa na velocidade do pensamento, Bill Gates;
- Desperte para a vida – Reflexões sobre a benção de existir, Bill Gates Sr.;
- Os inovadores: Uma biografia da revolução digital, de Walter Isaacson;
- Bill Gates: The man behind Microsoft, de JR MacGregor;
- Bill Gates – O nerd bilionário – coleção Grandes Empreendedores.
Não deixe de conferir: Guia dos Gatilhos Mentais: como uma boa história pode ajudar nas vendas.