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Como fazer planejamento de marketing para pequenas empresas

Para alcançar as metas de vendas, é crucial que você faça um planejamento minucioso e periódico das ações de marketing da sua empresa.

Não importa o tamanho da sua empresa, se ela é micro ou pequena, se há uma loja física ou não, o plano de marketing vai ajudar sua empresa prosperar e crescer.

 

O que é plano de marketing?

O plano de marketing é um guia para a sua empresa e você pode atualizá-lo e consultá-lo sempre que necessário.

O plano de marketing existe para que você conheça o seu mercado, trace quais são seus objetivos e descubra as melhores formas de chegar até o consumidor, entregando aquilo o que ele espera, conquistando assim clientes satisfeitos e fidelizados.

O plano de marketing pode alavancar o seu negócio.

Além de facilitar a execução das ações de marketing, o planejamento é fundamental para avaliar e melhorar a sua performance, aumentando o retorno sobre o investimento.

Se você quer que a sua empresa cresça e lucre mais, você precisa planejar esse crescimento e saber exatamente aonde quer chegar. O plano de marketing vai servir como uma bússola nessa trajetória.

planejamento de marketing

Como fazer um plano de marketing?

O planejamento de marketing pode estar relacionado à sua marca, a um produto específico ou a um serviço oferecido pela sua empresa.

Para desenvolver o seu plano de marketing, é importante que você conheça bem o mercado em que atua e conhecer a real situação desse mercado, bem como as tendências que ele promete e qual a posição da sua empresa nesse mercado. Ela está atualizada em meio a tantas novidades ou acabou ficando para trás em algum ponto?

O plano de marketing é uma poderosa ferramenta de gestão de negócios, pois define como você vai alcançar os objetivos e metas da sua estratégia de marketing e mostra em quais ações de marketing deve investir.

O plano de marketing serve tanto para aqueles que querem aumentar o tamanho do seu negócio quanto para aqueles que querem investir em outro mercado. ele é essencial para traçar novos objetivos e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.

Quer aprender a fazer um plano de marketing que traga resultados?
Confira as dicas do Negocie e inspire-se para a criação do seu plano personalizado:

 

Analise o mercado atual.

O primeiro passo é analisar o cenário atual no mercado em que você atua e identificar as ações que trouxeram resultados positivos para você e para outras empresas, bem como identificar as estratégias malsucedidas que precisam ser alteradas ou evitadas.

Essa etapa vai ajudar a descobrir quais estratégias podem ser abortadas, quais necessitam de mais urgência e quais são as melhores oportunidades para explorar.

 

Defina seus objetivos.

Antes de crescer, você deve saber para onde quer ir e onde deseja chegar. Você quer explorar o mercado internacional? Quer fazer da sua empresa uma multinacional referência no mercado em que atua? Ou você quer mudar de ares e investir em um novo mercado, começando do zero?

Nesta etapa, é importante definir os objetivos gerais e os objetivos específicos.

Os objetivos gerais são aqueles mais genéricos, como: “aumentar as vendas”. Já os objetivos específicos se concentram em ações menores para atingir o propósito mais amplo, como: “dobrar o número de visitantes no meu site para gerar mais leads”.

Procure definir seus objetivos logo no início do planejamento de marketing.

 

Estude a concorrência.

Se você quer vender mais, você deve se inspirar nos líderes de mercado e usá-los como exemplo do que deve ser feito e do que deve ser evitado.

Aprenda com o erro dos outros.

Aposte na técnica conhecida como Benchmarking, um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais que compara as ações de cada empresa.

Por meio de pesquisas, você analisa as estratégias das outras empresas com o objetivo de melhorar as funções e processos adotados pela sua empresa.

Como o Benchmarking você analisa e adota as práticas que levaram outras empresas ao sucesso.

Para isso, você precisa identificar os concorrentes em potencial e definir os pontos que serão analisados, estudando como esses dados serão coletados e fazendo uma análise completa das métricas.

planejamento de marketing

Defina a sua persona.

Tão importante quanto definir o mercado em que irá atuar e traçar seus objetivos é definir quem será seu público-alvo. Sim, você pode decidir isso. Se você quer se tornar referência no segmento e no nicho em que atua, você precisa refinar seus clientes, separar o joio do trigo.

Engana-se quem pensa que, para vender mais, devemos atirar para todos os lados. Isso acaba atraindo público desqualificado, que não promete grandes vendas e fidelização, além de não agregar valor ao seu negócio nem ao seu cliente.

Com base na sua persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal, fica mais fácil entender quais estratégias serão mais eficientes para colocar em prática o seu plano de marketing.

Além disso, a definição da persona permite que você personalize o atendimento e entenda melhor as necessidades do seu cliente em potencial, tendo grandes chances de transformá-lo em um cliente fiel.

 

Confira nosso post Como criar a persona ideal para o meu negócio e saiba como fazer a personificação do seu público-alvo para atrair o cliente ideal.

 

Pense nas estratégias.

Se baseando em seus objetivos, traçados no início do seu plano de marketing, e em todos os estudos que vieram a seguir, monte uma estratégia de marketing esmagadora, sempre priorizando a necessidade e a aprovação do cliente.

Baseie-se em estratégias que já deram certo para outras empresas, mas não se esqueça de usar a criatividade e originalidade. Coloque sempre a singularidade da sua empresa em cada estratégia.

 

Crie um cronograma.

É importante montar um cronograma para a execução de suas estratégias. Esse cronograma deve ser bem organizado e reunir informações como: todas as tarefas que serão realizadas, o responsável por cada ação, de que forma a ação será veiculada, a data estimada para cada execução e o tempo de duração de cada uma.

 

Monitore o cliente:

Verifique se o cliente ficou satisfeito com o seu produto ou serviços após as mudanças. Entender como a sua persona reage às ações de marketing é a melhor forma de melhorar suas estratégias.

Você pode fazer isso por meio de pesquisas de satisfação, enquetes em seu site ou solicitação de feedbacks.

 

Não sabe como pedir um feedback? Confira aqui Dicas para obter feedback de seus clientes e prospects e não ser visto como chato!

 

 Não se esqueça de mensurar todos os resultados.

Avaliar a sua performance é fundamental para que você saiba os resultados que conseguiu atingir, se a sua estratégia deu certo ou se precisa ser repensada.

Analise os pontos positivos e negativos minuciosamente para que possa aperfeiçoar o que for necessário e sair em busca de resultados mais positivos.

Além disso, com a mensuração de resultados, você sabe quanto falta para alcançar seus objetivos e o quanto já avançou nesse caminho.

 

E o mais importante:

Envolva-se no projeto, acompanhe de perto a execução do seu planejamento de marketing e não se esqueça de fazer as mudanças e atualizações necessárias periodicamente.

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