O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa crescer desenfreadamente, vender cada vez mais e, consequentemente, lucrar cada vez mais.
Mas um dos grandes desafios quando o negócio começa a deslanchar é: como gerenciar tudo isso com eficácia e organização?
Erros de cálculos e gestão de estoque são muito comuns em negócios emergentes, o que pode colocar tudo a perder e causar efeito contrário ao desejado, podendo levar, inclusive, a empresa à falência.
No post de hoje, vamos ensinar você, empreendedor, a fazer uma gestão de compras e estoque eficaz, mantendo o equilíbrio entre lucros e investimentos e o seu negócio ativo e rentável:
Dica número 1: registre tudo que entra e tudo o que sai.
O registro de entradas e saídas é fundamental para controlar o estoque. Para saber o que deve ser comprado, é preciso saber o que ainda resta nos estoques. Por isso, ter um controle rígido das entradas e saídas de produtos e matérias-primas é fundamental para a gestão de compras e estoque. Dê preferência aos sistemas informatizados, que calculam e gerenciam o estoque com mais rapidez e precisão, evitando erros e otimizando o seu tempo.
Dica número 2: padronize suas linhas de produtos
Não adianta ter um controle de compras e estoque superinformatizado se os seus produtos e suas descrições não forem padronizados. Uma empresa de pisos, por exemplo, cria linhas, coleções e padrões de pisos, onde cada padrão recebe um nome e um código para melhorar o gerenciamento, tanto dentro de seu próprio estoque quanto para o abastecimento dos estoques dos revendedores, como lojas de material de construção e reforma. Colocar cada produto em sua respectiva categoria é tão importante quanto dar um nome e código a eles, como se fosse o CPF de cada produto.
Dica número 3: Analise o fluxo de vendas
A cada venda fechada, o ideal é que você colete, analise e interprete os dados. Isso servirá tanto para o gerenciamento de estoque quanto para a elaboração do perfil do cliente. Com essas informações, você pode montar uma estratégia de vendas adequada, evita manter muitos materiais em estoque e compra conforme a demanda. Você pode montar um histórico de demandas para facilitar a aquisição de novos produtos. Isso facilitará, inclusive, a criação de ações como queima de estoque, promoções e ofertas relâmpago.
Dica número 4: Programe suas compras
Com base nas informações coletadas acima, você pode informatizar, também, o sistema de compras. É possível cruzar as informações de que emita novos pedidos ao fornecedor assim que o estoque estiver acabando, sem precisar necessariamente do controle de um funcionário para solicitar os pedidos.
Dica número 5: Escolha bem seus fornecedores
A dica parece óbvia, mas saiba que ainda há muitos empreendedores escolhendo seus fornecedores pelo preço que cobram, e não pela qualidade da matéria-prima. O barato pode sair caro e para não acabar saindo no prejuízo, faça uma lista de todos os fornecedores disponíveis e eleja o melhor. Algumas questões que podem ser avaliadas: qualidade do produto, cumprimento dos prazos de entrega, fidelidade do pedido e, por último, o custo-benefício.
Dica número 6: Negocie
Como todo empreendedor, é importante saber negociar, não somente na hora de vender, mas na hora de comprar também. Verifique se o valor que seus fornecedores estão cobrando pela matéria-prima corresponde ao valor cobrado no mercado, bem como se a qualidade da matéria-prima corresponde a outras opções que você pode encontrar.
Com essas 6 dicas básicas, você conseguirá controlar seu estoque e mensurar seus lucros de forma efetiva e sem possibilidade de erro.
E se você quer melhorar ainda mais suas ações, confira nosso post 5 dicas essenciais para melhorar as contas de sua empresa e otimize ainda mais os seus custos e lucratividade.