Ter uma proposta comercial, pronta e organizada no momento em que necessitamos dela, é fundamental para avançarmos em nossos projetos.
Imagina se alguém nos pede uma proposta comercial, provavelmente querendo fechar o negócio conosco, e não temos o que apresentar?
Ainda, seria muito pior se ao invés de darmos uma proposta comercial completa, com o máximo de eficiência possível, oferecermos uma de improviso, qualquer.
Como podemos lidar com isso? Existem pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de elaborarmos uma proposta comercial.
Esses pontos são chave para que a eficiência com nossos clientes aumentem as chances de fecharmos um negócio.
Proposta comercial não é contato inicial
Você já deve saber que a proposta comercial sempre vem depois de um contato inicial com seu cliente. Seja porque vocês já conversaram, ou ele conheceu sua empresa e pediu via e-mail, seja por qualquer outro motivo.
Nunca deve-se chegar logo de cara oferecendo a proposta comercial, apenas nos momentos oportunos em que realmente seja necessário.
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#1 Cuide da parte estética
Ao realizarmos uma proposta comercial, temos de cuidar muito bem de sua aparência, pois ela conta muito! De fato, a primeira impressão conta muito e, aqui, mais ainda.
Se dedique bastante nesse aspecto, sobretudo na capa e no layout, e deixe as coisas ainda melhores. Note, ainda, que existem milhares de modelos que podem ser copiados e reaproveitados – basta que você os procure e desenvolva, com base neles, o seu.
#2 Apresentação
Apresente-se resumidamente no início. Deixe um resumo geral de tudo o que estará na proposta e, se possível, coloque um índice simples para que o leitor possa localizar os pontos que julgar necessário.
Esse índice estará destacando todos os tópicos que você já deve organizar inicialmente.
Cases de sucesso
Você deve considerar todos os seus clientes nos quais você obteve sucesso – o famoso case de sucesso – e que ainda trabalha. Isso para mostrar que você há um leque de trabalho e também possuí uma certa preferência no mercado – uma garantia de sua eficiência.
Comentários, vídeos, depoimentos… Quanto mais informações você tiver, melhor, pois com elas você estará preenchendo, ainda mais, a sua proposta.
Mas não coloque muito, e nem force os seus clientes para tal, apenas coloque os mais importantes, das maiores empresas e já será o suficiente.
#3 Metodologia e qualidades
E, em seguida, coloque um curriculum e qualificações para que você possa passar mais informações do que você é capaz de fazer – assim, seu cliente poderá, dependendo de suas necessidades, solicitar mais serviços ou algumas particularidades.
Depois de apresentação temos sua metodologia de trabalho, com todas as informações importantes.
Você deve ser muito direto na sua proposta comercial porque é isso que todo o leitor da mesma deseja. Ele quer pegar o mais importante e avaliar se realmente vale, ou não, a pena escolher o seu negócio.
Portanto, sem rodeios. Claro que ao final você notará que sua proposta está um tanto grande, com bastante informações. No entanto, não se preocupe, é realmente essas informações essenciais que o seu cliente busca.
E qual é o seu diferencial? Você poderá dedicar uma parte de sua proposta comercial para colocar essa informação ou, ainda, no meio dos textos, ir colocando seu diferencial.
#4 Formas de pagamento
Antes de ir para as informações referentes ao contato, deixe seus preços, condições, pacotes, promoções e forma de pagar separados e organizados.
Não há uma regra geral, vai de cada um oferecer aquilo que julga ser o mais necessário. Porém, é de todos, que essa parte esteja, assim como todas as outras, bem elaborada e esclarecida.
O principal ponto, aqui, é de conhecimento geral – mas que deve ser reforçado: Não é um custo que seu cliente está tendo, é um investimento. Pois terá retorno (pequeno, médio ou longo prazo) no capital investido.
#5 Informações de contato
E ao final, não se esqueça, coloque todas as informações de contato – telefone, endereço, horário de atendimento.
Busque, ainda, facilitar. É possível oferecer meios mais simples ou novas formas de contato além do simples telefone e e-mail? Ofereça. As pessoas, por exemplo, passam muito tempo nas Redes Sociais e elas podem ser o principal meio de comunicação de seus clientes.
Dica extra: Faça um vídeo!
Por fim, porque não aproveitar para deixar as coisas ainda mais fáceis e interativas? Você poderá gravar um vídeo simples que servirá de grande ajuda para a sua proposta comercial.
Nesse vídeo terá, portanto, informações sobre a proposta comercial de uma maneira mais dinâmica, utilizando recursos tecnológicos de vídeo e áudio (complementando o texto).
E isso é ótimo, visto que nem todos o fazem, acabam perdendo uma boa oportunidade e é um diferencial.