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Como liderar uma equipe de vendas? Conheça as 10 habilidades imprescindíveis de um ótimo líder

Se você quer aumentar suas vendas e seus lucros, não basta contratar ótimos vendedores, afinal, nem o melhor dos vendedores consegue fazer milagres sozinho.

O segredo está em implementar uma boa liderança para a sua equipe de vendas.

Nós do Negocie sabemos que não é fácil gerenciar uma equipe com 5, 10, 30 vendedores, gerenciando horários, estabelecendo metas, atribuindo tarefas e monitorando as vendas e comissões de cada um.

 

Lider e seguidor

Por isso, separamos algumas dicas para que você consiga liderar uma equipe de vendas como um verdadeiro líder. Confira:

 

# 01 Inspire confiança

Um verdadeiro líder não deve ser temido, deve ser respeitado, e o respeito só é adquirido através da confiança. Se a sua equipe confia em você para falar sobre assuntos que vão desde a meta que foi ultrapassada até a confissão de um erro grave que pode colocar uma venda em risco, é sinal de que ela confia em você e o enxerga como um líder capaz de orientá-los em momentos críticos.

Um bom líder deve estar inserido na realidade de sua equipe, vivenciando e auxiliando o dia a dia dos vendedores

 

#02 Crie metas reais e possíveis de alcançar

Por não estarem inseridos na realidade dos vendedores, alguns líderes acabam criando metas inatingíveis e surreais, o que acaba desmotivando os funcionários. Se você quer uma equipe satisfeita, motivada e com garra para vender, que tal criar metas que ela possa atingir? Ao avaliar o desempenho da equipe, as metas podem aumentar de acordo com as habilidades de cada funcionário.

Dar aos funcionários metas impossíveis de alcançar e deixá-los todo mês sem comissão não é uma boa alternativa para fazê-los venderem mais.

 

#03 Ajude seus vendedores a cumprir as metas

Um bom líder está sempre a frente, puxando sua equipe.

Ajudá-los a cumprirem as metas não significa botar a mão na massa e começar a vender, pois isso não é trabalho do líder da equipe de vendas. É nessa hora que entra a sua habilidade de motivar a equipe, dando todo o suporte necessário para que eles batam as metas e possam até superá-las.

Uma dica é mostrar à equipe os resultados já alcançados no passado, qual método foi usado para atingir as metas e

Isso fará com que os membros da equipe não somente consigam atingir suas metas individuais, mas também darão o máximo de si para ultrapassar as expectativas.

 

#04 Elogie em público, corrija em particular

Uma das melhores formas de conversar com a sua equipe é por meio dos feedbacks. Quando usado corretamente, o feedback ajuda identificar os pontos fortes e os pontos que precisam de ajustes, para que os colaboradores consigam se desenvolver plenamente e alcançar os resultados esperados pela sua empresa. Um dos papéis do feedback é informar o vendedor sobre o seu desempenho, sua conduta e os resultado positivos e negativos que vem alcançando.

Não seja aquele tipo de gestor que repreende os funcionários na frente de toda a equipe e, pior ainda, na frente dos clientes. Guarde as críticas – as construtivas – para o momento do feedback.

 

#05 Mantenha uma boa comunicação

Mantenha uma comunicação clara e objetiva com a sua equipe, de modo que as informações sejam transmitidas com mais facilidade e nenhum detalhe se perca no caminho ou possa ser subentendido.

Deixe algumas informações importantes sempre acessíveis à sua equipe, como as metas do mês, novas regras, novos procedimentos, etc. Sempre que possível, formalize tudo o que foi conversado com a equipe, seja por e-mail ou por meio de uma ata com a assinatura de todos os vendedores.

A comunicação constante também evita imprevistos e desentendimentos.

Liderança

#06 Conheça sua equipe

Conhecendo bem a sua equipe, você é capaz de redirecionar cada um dos integrantes às áreas em que eles têm mais aptidão.

Ter ciência da capacitação técnica de cada um, sua personalidade, como se comunicam, o que os motiva e um pouco da história pessoal vai lhe ajudar a montar uma grade de trabalho que deixará todos satisfeitos.

Avalie e documente as particularidades de cada um e encaixe-as em suas necessidades de vendas. Por exemplo, um dos vendedores só pode chegar no trabalho após às 13h, então encaixe-o no turno da tarde para a noite.

 

#07 Tenha visão estratégica

Um líder com visão estratégica tem mais facilidade em perceber onde os talentos individuais de cada profissional se encaixam melhor e em quais situações podem ser melhor aproveitados dentro da área de vendas da sua empresa.
Lembre-se que nem todo vendedor é igual. Alguns podem se adaptar melhor às vendas externas, enquanto outros se adaptam melhor às vendas internas. Alguns dominam um tipo de produto enquanto outros dominam determinados tipos de serviços oferecidos pela sua empresa. Então, explore as competências de seus vendedores e dê a cada uma deles a oportunidade de desenvolver seu melhor lado.

 

#08 Saiba ouvir

Saber ouvir é uma habilidade que se encaixa bem em quase todas as tarefas que exercemos no dia a dia. É importante que o líder tenha voz, mas também é importante que ele dê a voz aos seus funcionários. Durante os feedbacks e reuniões, ouça a opinião de sua equipe. Muitas melhorias nos processos só serão possíveis caso os funcionários se envolvam e aponte quais são os principais problemas enfrentados em sua rotina profissional.

 

#09 Dê o exemplo

Para que você possa ser um líder, é imprescindível que você domine os assuntos envolvidos no trabalho da equipe. Tanto quanto os vendedores, você deve conhecer o produto/serviço que vende, conhecendo bem seus benefícios e o público-alvo destinado ao seu consumo. Desta forma, você poderá dar dicas e sugestões fundadas em sua própria experiência.

 

#10 Mantenha um bom relacionamento

Assim como a dica número 8, essa dica se encaixa em quase todo tipo de situação em nosso cotidiano. É preciso manter um bom relacionamento com a sua equipe, tratando-os com respeito e estando à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Um líder disponível será mais respeitado do que um líder inacessível.

 

O segredo para se tornar um bom líder de vendas está em planejar, treinar, integrar e acompanhar sua equipe, identificando os problemas e vencendo os desafios para vender mais todos os dias.

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