Se você está começando a colocar em prática os planos de abrir seu próprio negócio, já deve saber o quão difícil é determinar quais serão os preços de cada produto ou serviço específico.
São muitos quesitos a se considerar antes de colocar o número depois do cifrão: qual o preço médio da concorrência? Na atual situação econômica do país, quanto meus clientes estarão dispostos a pagar? O preço que estou cobrando me dará uma margem de lucro segura? E outros fatores exclusivos, como a qualidade do seu produto ou serviço comparado à concorrência e também o valor que ele agrega ao cliente.
A importância da tabela de preços
Para garantir o crescimento do seu negócio de maneira contínua e saudável, é imprescindível calcular os custos do seu produto ou serviço. E a maneira mais fácil de organizar esses cálculos é montando uma tabela de preços.
Para montar uma tabela de preços bem completa, é preciso considerar dois fatores: as despesas fixas e os custos variáveis.
- Despesas fixas: são os gastos relacionados à estrutura da sua empresa, como aluguel, energia, água e salários.
- Custos variáveis: são todos os gastos relacionados ao seu produto ou serviço, como comissões, embalagens e impostos diretos de venda.
Para definir o preço de venda, é necessário chegar a um valor que cubra todos os seus custos, considerando o lucro e o investimento.
Com uma fórmula simples, é possível chegar a um resultado. Veja:
CUSTOS + DESPESAS + LUCROS = PREÇO DE VENDA
Para serviços: o valor será calculado com base no tempo que o serviço leva para ser executado. Calcule o número de horas de serviços que sua empresa presta mensalmente e saiba quanto cobrar pelo tempo do serviço somado ao preço de cada serviço prestado.
Para produtos: aqui, o cálculo se baseia no valor investido para a fabricação do produto e também no faturamento previsto da sua empresa.
Centro de Custo
O Centro de Custo é uma ferramenta que segmenta diferentes setores e atividades dentro de uma organização. Ele irá lhe ajudar a definir os gastos e lucros da empresa, indicando as despesas individuais dentro de cada setor.
Com esta divisão de departamentos, você consegue definir melhor quanto está gastando e quanto está recebendo e consegue calcular de forma mais precisa a sua lucratividade.
Lei da Oferta e da Demanda
Essa lei descreve o comportamento predominante dos consumidores quando adquirem produtos e serviços em um determinado período.
- Quando a oferta é maior do que a demanda, o preço do produto ou serviço tende a cair.
- Já quando a demanda supera a oferta, o preço tende a subir.
A relação entre a oferta e a demanda leva a uma estabilização do preço. Isso porque da mesma forma que a oferta influencia a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos pode aumentar e diminuir os preços dos produtos e serviços.
Entre os principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor, estão:
- A variedade de produtos e serviços
- O poder de aquisição
- E, principalmente, as necessidades do consumidor
Para manter uma margem de segurança, você ainda poderá calcular o seu ponto de equilíbrio, que é o mínimo que sua empresa precisa faturar para não ficar no prejuízo.
A tabela de preços irá definir o preço final do seu produto ou serviço.
Não se esqueça de considerar um preço justo e de sempre levar em conta os preços praticados no mercado, o que poderá até gerar um lucro maior do que o esperado.
Monte sua tabela de preços no Negocie
Com as inúmeras funcionalidades do Negocie, você vai conseguir montar sua tabela de preços de forma mais simples e rápida.
Você tem muitos clientes e uma tabela completa de preços? Com o Negocie, você pode importar suas tabelas de preços e acessá-los rapidamente quando estiver montando uma nova proposta comercial.