Você com certeza já ouviu falar em CRM e a importância que ele tem na gestão empresarial.
Mas você sabe exatamente o que é e para que ele serve?
CRM – Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português, é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias de negócio focadas na experiência do cliente.
Por meio de um sistema automatizado, é possível armazenar informações de clientes e prospects, com dados pessoais como nome, endereço, telefone, e-mail, e dados sobre seu histórico de compras, como por exemplo:
- O que ele costuma comprar;
- Quando ele costuma comprar;
- Qual a periodicidade dos pedidos;
- Qual a receita que ele gera para a sua empresa, entre outros.
Com esses dados, é possível oferecer uma experiência sob medida para cada cliente, com novas soluções, novos produtos, opções personalizadas e até criar novos produtos e serviços baseando-se nesses dados.
Saiba quais são os dados que você precisa reunir em um CRM lendo nosso post Histórico de clientes: como criar oportunidades de vendas.
Um dos principais objetivos do CRM é fidelizar os clientes e isso é feito por meio de estudo e entendimento de suas necessidades e hábitos, tendo como base as informações colhidas.
Há diversas opções de ferramentas CRM disponíveis online, incluindo algumas gratuitas. Confira uma lista com 6 ferramentas CRM que o Negocie recomenda:
#1 Pipedrive
Uma plataforma CRM criada para facilitar a gestão de vendas de empresas em crescimento que oferece recursos como gestão de funil, integração de e-mail, atividades e metas, relatórios de vendas, previsão de vendas, aplicativos móveis, formulários web, entre outros. Com ele, é possível identificar falhas, oportunidades de melhorias e até mesmo organizar as fases da negociação.
#2 Insightly
Além do gerenciamento de contatos e acompanhamento de negociações, o Insightly conta com app para dispositivos móveis e emite diversos tipos de relatórios, não apenas de vendas. Uma de suas principais vantagens é a integração social: o software encontra perfis nas redes sociais baseados nos e-mails que você armazena em sua base de dados e tem integração com outros apps como Evernote, e-mails e apps do Google, como Docs, Sheets e Drive.
#3 Hubspot
O Hubspot é conhecido por oferecer ferramentas para marketing digital e também oferece um CRM totalmente gratuito. É possível integrar o seu CRM em conjunto com os próprios softwares de marketing mencionados. Ao cadastrar os dados de um cliente, esse CRM automaticamente buscará por mais informações desta pessoa. Também é possível usá-lo para procurar por informações empresariais através do nome de domínio
#4 OnePageCRM
Se você está à procura de uma solução simples e muito prática em CRM, o OnePageCRM pode ser a melhor opção. Como seu próprio nome diz, ele apresenta tudo o que necessita diretamente em uma página. De forma muito intuitiva, ele separa seus contatos de acordo com as tarefas relacionadas a eles e ele organiza os contatos de acordo com o deadline das tarefas preestabelecidas.
Confira o post Agenda de Negócios: Como se organizar para vender mais e melhor e veja outras ferramentas que você pode usar para complementar a eficácia do seu CRM.
#5 Agendor
O aplicativo Agendor é uma ferramenta de gestão comercial que permite aos vendedores organizar seus contatos, gerenciar as oportunidades de negócios e aumentar as vendas. Com ele, você não vai mais esquecer de retornar aos clientes e poderá acompanhar as
vendas em andamento. É possível experimentar a ferramenta por 14 dias grátis.
#6 Negocie
Além de criar, armazenar, editar e compartilhar suas propostas comerciais em um só lugar, com o Negocie você ainda pode:
- Cadastrar clientes, reunindo todos os seus dados;
- Emitir relatórios;
- Fazer uma gestão de vendas completa do seu negócio.
O Negocie ainda mantém você informado sobre tudo que acontece em sua proposta comercial após o envio: ele te avisa quando seu cliente abriu o e-mail e quando ele visualizou a proposta.
Junte-se a outras centenas de empresas que já usam o Negocie.
Escolha o plano ideal para o seu negócio e tenha mais controle sobre suas propostas comerciais.