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Dicas para usar o e-mail de modo eficaz e gerar mais vendas

As redes sociais se expandiram tanto nas últimas décadas que colocaram em jogo a eficácia do e-mail. Apesar disso ele ainda é a principal ferramenta usada por empresas pela facilidade e praticidade.

E-mail de modo eficaz

O e-mail ainda é uma ótima ferramenta para estabelecer aproximação entre o cliente e a empresa, quebrando barreiras, e é capaz de manter a interação com os clientes potenciais. Ou seja, é uma forma de atendimento não invasiva que auxilia na organização e registro das mensagens.

E-mail marketing e e-mail para vendas

Para manter um bom relacionamento com os leads, recomenda-se o uso do e-mail marketing, que é utilizado em campanhas em larga escala, servindo também para gerar dados que alimentam a base de informações da empresa. O intuito é atrair o cliente para o negócio, criando um vínculo entre empresa e cliente.

Já o e-mail para vendas é de caráter personalizado e a ideia central é oferecer um canal individual de contato com o cliente.

Como fazer e-mail marketing e e-mail de vendas?

Introdução

A abertura do e-mail precisa ser intrigante, de modo que atraia a atenção do seu público-alvo. Isso engloba o assunto e, aproximadamente, as 20 primeiras palavras do conteúdo do e-mail. Se for um conteúdo interessante e relevante, seu e-mail terá mais chances de ser aberto.

Benefício

Deve-se mostrar porque o cliente deveria se interessar no que você está oferecendo no e-mail, de modo claro e compreensível para que não reste dúvidas. Se o conteúdo é de difícil entendimento ou faltar clareza, o conteúdo certamente será ignorado.

Fechamento

Esse é o momento em que o vendedor informa o que o cliente deverá fazer para fechar o negócio, juntamente com suas informações de contato. Esse e-mail deve ter uma mensagem de fácil assimilação, que fique clara e objetiva, sem pressionar o cliente.

Melhorando a abordagem de e-mail de vendas

Melhorar a comunicação no e-mail de vendas para se alcançar um número grande de prospects é um trabalho que pode ser feito usando os famosos gatilhos mentais, pois nossos cérebros tendem a reagir a esses estímulos de forma semelhante.

e-mails

Existem 6 importantes princípios psicológicos para auxiliar nessa tarefa:

Prova social

Nada mais é do que mencionar outras pessoas que manifestaram interesse no seu negócio, pois assim as taxas de resposta se tornam muito maiores.

As sugestões de outras pessoas são muito úteis para conquistar um cliente, pois se o seu prospect vê que seus colegas são receptivos às suas ideias, ele estará mais propenso a dar atenção a você.

Guia dos Gatilhos mentais: Como utilizar a prova social para convencer seus clientes

Razão

Dê uma razão para o seu cliente adquirir seu produto ou serviço. Um estudo realizado pela Psicóloga Social Ellen Langer descobriu que as pessoas estavam mais dispostas a realizar um pedido quando as outras pessoas usavam a palavra “porque” em seus e-mails.

Escolha seus números sabiamente

Inclua estatísticas e dados em seus e-mails e prefira utilizar números em seu texto em vez de escrevê-los por extenso, pois isso se mostrou como grande alternativa para fixar os olhos do leitor online. Lembre-se: 3 é o número mágico. Inúmeros estudos têm demonstrado que o cérebro gosta de ser presenteado com 3 opções, enquanto 4 pode provocar ceticismo, e qualquer coisa maior do que isso pode levar à confusão. Tente dividir o seu e-mail em 3 parágrafos curtos oferecendo 3 opções de horários para reuniões, ou descrever o seu produto usando 3 adjetivos.

Mantenha o e-mail para vendas curto e simples

Seja breve ao redigir o e-mail, pois as mensagens mais eficazes utilizam o mínimo de palavras possível. Prefira textos enxutos e objetivos.

Use o nome do contato mais de uma vez

Mencione o nome da pessoa para a qual está direcionando o e-mail, pois assim a pessoa se sentirá mais confiante e engajada e, consequentemente, mais aberta a interagir com a empresa.

Seja específico

De acordo com uma pesquisa realizada pelo psicólogo Robert Sutton, as pessoas são mais sensíveis e dispostas a ajudar se tiverem instruções claras de como contribuir. Então, seja específico no assunto.

Gostou das nossas dicas? Então comece a aplicá-las e conte pra gente quais foram os resultados!

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