Neste artigo falaremos sobre a importância do e-mail marketing para o seu negócio, na medida em que pode incentivar de forma eficaz seus leads a realizarem compras. A eficácia desta ferramenta de marketing já foi comprovada em um estudo realizado pela McKinsey & Company (empresa líder mundial no mercado de consultoria empresarial), o qual apontou que o e-mail marketing possui uma eficácia 40 vezes superior em relação às redes sociais como Facebook e Linkedin juntos.
O estudo ainda mostrou mais um dado interessante: o envio de e-mail marketing acelera a velocidade de compra e apresenta resultados até três vezes mais rápidos que as redes sociais.
Sendo assim, com todos esses benefícios apresentados, o e-mail marketing torna-se uma ferramenta indispensável para a sua empresa. Além disso tudo, pode facilitar a mensuração, é o canal mais frequente de comunicação e apresenta o melhor ROI (retorno do investimento). Por isso, ao contrário do que muitos dizem, o e-mail marketing continua poderoso!
Conceito de e-mail marketing
O e-mail marketing é basicamente uma ferramenta de marketing digital utilizada para envio de mensagens em massa contendo propagandas digitais. Antigamente o e-mail marketing era visto com maus olhos, pois as mensagens que eram enviadas não eram relevantes para o público que recebia, sendo considerado por muitos um meio de comunicação invasivo.
Mas ultimamente, com a evolução do e-mail marketing, essa visão mudou. Tanto é que atualmente o e-mail marketing é visto pelos profissionais de marketing como uma das ferramentas mais eficazes para se comunicar com os consumidores, pois há uma troca direta de mensagens, propiciando uma aproximação com os clientes em potencial.
Bem, agora que você entendeu o conceito de e-mail marketing, preparamos um apanhado de 6 dicas para melhorar sua experiência com o e-mail marketing!
#1 Relevância do conteúdo
O e-mail marketing precisa ter um conteúdo com potencial de ajudar o seu público-alvo. Desta forma, é importante que o conteúdo que você for enviar seja relevante e esteja alinhado aos interesses do seu mailing. É importante trabalhar a empatia e imaginar o que você mesmo gostaria de receber se estivesse no lugar do seu cliente.
#2 Seja rápido e vá direto ao ponto
Para atrair a atenção do seu mailing (destinatário) é necessário que a propaganda não seja cansativa, pois quando a propaganda tem poucos caracteres as chances de o seu mailing ler o conteúdo são maiores, além disso poderá atrair a atenção do seu mailing em menos tempo também. Para isso, prefira frases curtas e tenha certeza de que o conteúdo poderá ser compreendido em menos de 1 minuto.
#3 Chame-o pelo nome
Quando somos chamados pelo nome nos sentimos mais acolhidos, todo nós gostamos de ser tratados com exclusividade. Sendo assim, é importante que na hora de programar o e-mail marketing você utilize o nome do destinatário no assunto do e-mail, pois isso ajudará a aumentar a taxa de abertura e a criar mais proximidade entre o destinatário e sua empresa.
#4 Não faça falsas promessas
Nunca faça falsas promessas, sabemos que é preciso chamar a atenção do seu leitor com poucas palavras, mas fazer falsas promessas pode ser um tiro no pé, na medida em que você pode frustrar a expectativa do seu consumidor e fazer com que sua empresa tenha uma má reputação. Devemos sempre lembrar que o mais importante do e-mail marketing é propiciar uma ótima experiência para o consumidor.
#5 Utilize os gatilhos mentais
O gatilho mental é uma estratégia de marketing que consiste em despertar, através de algumas palavras, o desejo no cliente em potencial de descobrir o que sua proposta tem a oferecer. Deste modo, é uma ótima tática para ser usada nos textos de e-mail marketing.
Temos diversos posts sobre gatilhos mentais em nosso blog, acesse e torne-se um expert no assunto!
#6 Teste A/B
O teste A/B consiste em comparar qual assunto do e-mail apresenta melhor desempenho. Existem muitas ferramentas de disparo que já oferecem essa facilidade. O teste A/B é feito da seguinte forma: primeiramente você irá escrever dois conteúdos de e-mail diferentes; feito isso, metade dos destinatários receberão um dos conteúdos e o restante receberá o outro. Assim, após o programa identificar qual conteúdo se saiu melhor, ele irá disparar o conteúdo “vencedor” para todos os mailings.
Encerramos por aqui nossas dicas, não se esqueça de acessar nos posts relacionados ao tema para se aprofundar ainda mais.
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