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Excelência Operacional: processos para levar seu negócio ao próximo nível

A excelência operacional é a busca pela eficácia de uma empresa na entrega de um produto ou serviço, tendo como objetivo ser referência no mercado, oferecendo qualidade e a execução perfeita de seus processos produtivos, o que resulta na fidelização do cliente e no crescimento organizacional.

Existe uma série de processos que podem contribuir com a excelência operacional de sua empresa. Leia nosso artigo e descubra quais:

Excelência Operacional

Estabilidade dos processos para a excelência operacional

Todos os processos devem ser planejados e desenhados para se chegar no resultado esperado e consequentemente na excelência operacional. Nas palavras de Ademir Petenate, professor da Unicamp, “Todo processo é perfeitamente desenhado para o que ele entrega”.

Neste sentido, se os processos utilizados não forem o que você precisa, os resultados sairão diferentes do almejado.  Por isso, o processo deve ser bem desenhado e pensado para que caminhe no sentido certo — esse é o foco da Excelência Operacional.

Para isso é preciso mapear todos os processos: processos de gestão, processos administrativos e processos produtivos. O intuito com isso é garantir que a entrega dos resultados traçados no elemento estratégia saiam conforme o planejado e alcancem a excelência operacional.   

Para se aprofundar ainda mais, leia — Excelência Operacional : sua empresa sabe o que é isso?

Processos produtivos

É necessário entender o conceito de variação para saber como funcionam os processos, já que em muitas empresas estes processos não são estáveis, o que acaba gerando uma falsa impressão de que houve melhora ou piora nos resultados.

Os gráficos abaixo apresentam, respectivamente, exemplos de baixa (fig. 1) e alta variação (fig. 2).

Mas, se traçarmos uma linha média entre as oscilações, veremos que o linear permanece inalterado tanto na baixa quanto na alta variação:

Excelência Operacional

Isso significa que no gráfico podem existir altas e baixas variações, mas isso não quer dizer que exista algo de errado no processo. Muitas vezes pequenas ou grandes oscilações podem acontecer, mas sempre mantendo uma média.

Os processos com baixa variação em seu resultado têm um output previsível, então é mais fácil planejá-los, permitindo o ciclo de melhorias.

Para diminuir a variação nos processos e atingir a excelência operacional é preciso trabalhar a Estabilidade Básica, que consiste nos 4 Ms: Método, Máquina, Mão de Obra e Material:

  • Método: os processos devem ter um método claro com atividades, ferramentas, tempos e entrega esperada de cada etapa;
  • Máquina: as máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos devem ser confiáveis;
  • Mão de obra: ter pessoas capacitadas e treinadas na sua função;
  • Material: o material comprado ou processado deve ter qualidade garantida.

Processos administrativos

Os processos administrativos são, em sua maioria, práticas individuais que se conectam e se transformam em um processo, mas geralmente apresentam dois problemas que dificultam a excelência operacional:

O primeiro: seu fluxo fica escondido e não existe um método padrão de como os processos deveriam funcionar. O fluxo fica escondido porque seu produto são as informações, desse modo você não vê a informação parada ou atravessando o processo.

E o segundo: sem um método para nortear o funcionamento de um processo, fica mais difícil de organizá-lo de modo a conquistar os resultados esperados.

Portanto, é importante saber como cada atividade é feita, pensar em como são enviadas as informações de cada etapa do processo, pensar nas interações com os sistemas, bem como em como controlar o processo, que é uma grande carência dos processos administrativos.

Excelência Operacional

Processos de gestão

Na maioria das empresas os processos de gestão não são praticados. Grande parte das companhias vê a gestão como um processo individualizado. Isso significa que o gestor da área é quem decide as diretrizes, o foco, como e por quanto tempo irá insistir em determinado resultado. Sendo assim, não há método de gestão estruturado e contínuo, pois o gestor é quem decide tudo.

Por este motivo é comum que o gestor deixe de cobrar resultados para focar em outro objetivo, abandonando o foco inicial.

Mais comum que isso é a mudança no foco e maneira de gerir quando ocorre troca de gestor de uma área ou departamento.  

Esses são sinais claros de falta de processos de gestão, que são determinantes para que sua empresa atinja a excelência operacional.

Quando a excelência operacional é atingida, a sua empresa passa a funcionar em perfeita harmonia, com todos os colaboradores alinhados e motivados com suas tarefas. Além disso, as equipes passam a buscar por oportunidades de ampliar sua atuação e melhorarem seu desempenho de maneira crescente.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando nosso blog e descubra mais dicas como essas para aplicar ao seu negócio e atingir a Excelência Operacional.

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