Branding é um conjunto de diretrizes e estratégias que ajudam a gerar e manter a confiabilidade de uma marca.
É a personalidade da sua empresa transmitida através da marca pelos seus diferentes pontos de contato, que vão desde o cartão de visitas, até o uniforme do funcionário; do modo de se apresentar e falar ao formato de apresentação institucional, e isso tem a ver com sua proposta de valor.
Engana-se quem acha que estas práticas devem ser aplicadas apenas a grandes empresas.
O Branding é o que constrói a reputação da sua marca e por isso ele deve ser trabalhado desde o início.
Como elaborar o meu Branding?
Identidade visual, posicionamento e estratégia são os principais itens que o Branding vai abranger em sua criação.
Confira algumas dicas para você entender e começar a usar as estratégias de Branding, independente do tamanho da sua empresa:
Crie uma personalidade para a sua empresa: A personalidade da marca se faz através de sua história e este é o principal ponto no processo de construção do Branding. Crie uma aba institucional no seu site e redes sociais e conte aos seus clientes como e quando a sua empresa nasceu, por quem ela foi fundada, sua visão e missão.
Crie uma identidade visual única: Tendo em vista a trajetória da sua empresa, o que ela faz e de onde veio, crie uma identidade visual para ela. Isso inclui um trabalho de naming forte, original, de impacto e fácil memorização; logomarca; slogan e um bom design para seu site e outros meios de divulgação, como redes sociais, anúncios, folders, etc.
Instrua funcionários e colaboradores: Tendo os critérios de visão e missão da sua empresa bem definidos, compartilhe essas informações com os funcionários para que eles também sigam este propósito. Essas informações deverão estar sempre acessíveis e claras, para que o funcionamento e o atendimento da empresa estejam sempre alinhados.
Foque em divulgação e reconhecimento: Sua empresa precisa ser vista para ser reconhecida. Crie diversos meios de comunicação e certifique-se de que todos estejam de acordo com os ideais da sua empresa. Defina padrões para que não ocorram discrepâncias de informações em diferentes canais, como site, redes sociais e também no atendimento telefônico.
Uma empresa com um posicionamento bem definido tende a passar mais confiança e credibilidade a seus clientes. Por isso o processo de construção de identidade da sua marca é tão importante, pois inspira confiabilidade e conquista a preferência do seu cliente.
Assim como o Marketing, o Branding também pode ser considerado um método de gestão de negócios, pois atua na construção da sua marca e busca gerar valor para ela, o chamado Brand Equity ou ativo de marca. Trocando em miúdos: aumenta o valor monetário das empresas.
Como você acha que marcas como Coca-Cola, Nike, Natura, entre outras, agregaram valor? Com um trabalho fortíssimo de Branding!
Antes de se planejar as estratégias para gestão de marca, é preciso criar uma. E antes, ainda, é necessário ter seu canvas de negócio bem elaborado, pois ele ajuda a definir o quê e para quem a sua empresa cria, entrega e captura valor, assunto, aliás, que já falamos aqui em nosso blog.
Com o Branding, você elabora uma identidade visual única e personalizada para a sua empresa, o que irá diferenciar você dos seus concorrentes e criar valor para o seu negócio.
A criação de uma marca tem um papel importantíssimo no comportamento do consumidor.
Uma estratégia de Branding bem elaborada agirá como um influenciador na decisão de compra do cliente. Afinal, qualidade não é tudo. A aparência também conta.
Um dos objetivos do Branding é criar um nome e uma imagem inconfundíveis, fazendo com que seus clientes se lembrem da sua marca imediatamente e reconheçam o seu valor.
O Branding vai ajudar a sua empresa a estreitar os laços com os seus consumidores, transformando-os em clientes fidelizados. Além de preferir comprar com você, o cliente fidelizado irá apresentar e indicar a sua empresa para os amigos, ampliando ainda mais a sua rede de relacionamentos e, consequentemente, aumentando suas vendas.