Já falamos aqui no blog sobre Inside Sales, uma técnica superefetiva que vem sendo utilizada para complementar os processos de vendas atuais.
A estratégia Inside Sales tem como foco a fidelização do cliente e a otimização do trabalho dos vendedores. É basicamente como vender sem sair de casa, evitando que sua empresa evite gastos com combustível, alimentação e imprevistos durante a locomoção até o escritório do cliente.
Em nosso artigo O que é Inside Sales e por que isso é tão importante para a sua empresa?, falamos sobre seu significado e quais são suas principais vantagens.
Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e explorar as melhores práticas dessa estratégia de vendas e como elas podem ser aplicadas ao seu negócio.
Confira:
Inside Sales na prática
Se você acha que Inside Sales vai te ajudar a vender mais e melhor, separamos algumas dicas que irão te ajudar a implementar a metodologia em seu processo de vendas:
Ofereça treinamento à sua equipe
O primeiro passo para implementar a estratégia de Inside Sales ao seu negócio é treinar sua equipe para essa nova modalidade. Por mais que você tenha ótimos vendedores, pode ser que eles ainda estejam presos à antiga forma de vender. Para mudar esse pensamento, comece mostrando o novo conceito à equipe de vendas e todas as vantagens que ele significará para o negócio aos vendedores. Que tal montar um cronograma e estabelecer metas com os procedimentos a serem adotados?
Vendas e marketing precisam trabalhar em conjunto
Para que a estratégia de Inside Sales alcance os resultados esperados, a sua equipe de marketing precisa trabalhar em sintonia com o time de vendas.
É importante que as duas áreas estejam alinhadas, assim a equipe de marketing poderá gerar oportunidades qualificadas para o setor de vendas e ambos conseguirão otimizar os investimentos da sua empresa.
É fundamental que ambos tenham metas e objetivos claros e alinhados ao principal objetivo da empresa.
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Adote o uso de ferramentas para facilitar o processo
As ferramentas são uma ótima forma para facilitar esse processo de transição e implementação de um novo modelo de vendas.
O uso de uma ferramenta CRM é uma prática fundamental para o sucesso de uma equipe de Inside Sales. Com ela, você pode cadastrar e editar dados de clientes e leads, além de gerenciar cada uma das etapas da negociação, registrando todas as ações já realizadas ou a fazer, tudo com atualização frequente dos dados na plataforma.
Se o seu objetivo é reduzir o tempo gasto com as negociações, a ferramenta CRM é mais que obrigatória.
CRM: o que é, para que serve e por que a sua empresa precisa de um agora mesmo?
Ofereça estrutura adequada aos vendedores
Para começar a implementar o Inside Sales em sua empresa, será necessário investir em recursos que facilitem a vida dos vendedores e, neste quesito, a tecnologia é sempre bem-vinda. Providencie equipamentos para que os vendedores posam trabalhar de forma segura, rápida e eficiente, como computadores, notebooks, smartphones corporativos, tablets, headsets e mobiliário ajustável e adequado, já que eles passarão boa parte do tempo no escritório. Além disso, internet rápida, computadores de qualidade, linhas telefônicas e disponibilidade de ramais também serão necessários. É importante que, antes da transição, a equipe também passe por treinamento para o uso desses recursos.
Inside Sales é o futuro das vendas?
Quando falamos sobre pequenas e médias empresas, Inside Sales é o modelo de estrutura de vendas com menor custo e maior potencial de ROI atualmente.
Por isso, considere essa mudança em seus processos de vendas, adequando sua estratégia ao seu perfil de cada cliente. Afinal, você não quer ficar para trás em um mercado tão competitivo, não é mesmo?