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O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado é uma segmentação específica dentro de um mercado. É a identificação de um grupo menor, com necessidades e interesses específicos.

Por se tratar de um recorte de um mercado, o nicho costuma enfrentar problemas específicos que o público ainda não conseguiu enfrentar no mercado – destacando assim uma ótima oportunidade para os empreendedores.

É através do nicho que concentramos os nossos maiores esforços para podermos desenvolver aquilo que mais nos é certeiro. Portanto, o nicho de mercado é algo importantíssimo na área de atuação.

Precisamos, ainda, ter a certeza de que escolhemos o nicho certo para atuarmos. Não podemos simplesmente escolher um nicho e determiná-lo para o resto de nossa carreira profissional – pode e deve-se buscar sempre adaptá-lo para a obtenção de sucesso.

Definindo um nicho de mercado

Definindo Nicho de Mercado

Toda grande empresa, que atua em diversas áreas diferentes, começou com um nicho de mercado específico – focando, assim, todos os recursos em uma pequena parte específica.

Um nicho de mercado bem definido pode, e faz, toda a diferença em uma empresa. Saber explorar o nicho certo é uma ótima ferramenta para se obter sucesso.

Existem inúmeros exemplos: alguém que vende vinhos nota que um grupo específico é o mais vendido e procurado pelos clientes; ao passo que outra uva costuma fazer sucesso com outros tipos de clientes. Esses são nichos de mercado que podem ser explorados pela empresa.

Outro exemplo: Alguém que trabalha com marcenaria e vê uma grande oportunidade para vender brinquedos feitos de madeira. Visto que o sucesso será muito maior, essa pessoa pode nichar o seu mercado e se dedicar mais a esse tipo de nicho.

Alguém que pretenda vender muitos itens encontrará muita dificuldade caso queira competir com a Amazon. Porém, será muito mais certeira se ela segmentar apenas a um tipo de produto.

Veja também: “Proposta comercial: Considerações para o seu modelo de vendas”.

Atingindo, em cheio, o público alvo

atingindo o nicho

Uma vez que a empresa não está dividida e possui um grupo específico, será muito mais fácil dela se destacar frente as oportunidades do mercado. Agora ela precisa apenas explorar um único ponto.

Quando se está começando, onde o público é menor, o nicho de mercado ajuda a direcionar melhor e mais objetivamente às suas campanhas ao seu cliente.

Quanto mais específico, mais chances de atingir o público. Inclusive, há poucos concorrentes; ao passo que empresas com um grande número de produtos acabam dividindo atenção com o concorrente – sendo uma luta desleal caso o concorrente já esteja bem colocado no mercado.

Um passo de cada vez. No momento em que você notar que conquistou autoridade, pode-se explorar novos seguimentos estratégicos – desde que consiga dedicar-se a ele.

Por estar atendendo um público específico, é natural que se tenha uma maior qualificação daqueles que o buscam. Seu público, por sinal, sabe que é algo único e vê o seu nicho de mercado com bons olhos.

Não atirar para todos os lados trás, portanto, ótimas vantagens.

Para o empreendedorismo digital o efeito é o mesmo, basta que se tenha uma direção específica para um objeto de interesse e será muito mais fácil atrair pessoas que se interessam por determinado assunto, por determinado nicho de mercado.

É, aliás, uma grande forma de se sentir satisfeito: encontramos aquilo que mais precisávamos, do modo como gostaríamos que fosse.

Pode te interessar: “Gatilhos mentais para vendas: Conheça os 9 gatilhos mais eficientes”.

Parcerias com outros nichos e segmentos

parcerias

O seu negócio pode contar também com parcerias. Um nicho de mercado específico te assegura maiores oportunidades de expansão de negócio.

Essa oportunidade de ter uma parceria nas redes sociais com algum influenciador digital é um modo de podermos garantir que nosso mercado chegue até outras pessoas – aumentando a autoridade e visibilidade de nossa marca.

E isso é algo tão comum que nunca tivemos tantas lives sendo gravadas em parceria como atualmente.

Quando definimos um nicho de mercado é necessário que saibamos tudo, o máximo possível, ao seu respeito.

Paixão, interesse e entusiamos podem ser um grande indicador, mas a tendência é confundir os nossos gostos pessoais com a necessidade atual de mercado. Porém, quando escolhemos algo e nos dedicamos para fazer bem feito, tudo fica mais fácil.

Não adianta você abrir uma churrascaria sendo que você não entende nada de carnes – ainda mais se for o antônimo, você odiar carne; isso dificulta, e muito, as coisas.

Ainda: “Como fazer uma proposta comercial eficiente”.

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