A pesquisa de mercado é uma estratégia fundamental para o sucesso do seu negócio, não importa se é uma microempresa ou uma multinacional. Com ela, você reúne dados e informações sobre os seus consumidores, define suas estratégias e garante que o seu negócio deslanche mesmo em meio à crise.
A pesquisa de mercado permite que os empreendedores conheçam as intenções de compra de seu público-alvo e detalhes sobre seu nicho.
Quando uma empresa quer lançar um novo produto, uma campanha de marketing ou fazer qualquer mudança de estratégia, é necessário fazer uma pesquisa de mercado para obter informações valiosas que irão ajudar a garantir o sucesso do negócio.
“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante o seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua”, diz William Bill, do Wealth Design Group. E completa: “Você tem que saber em que direção viajar e quão rápido deverá ir. Um plano de pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá lhe dizer quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus serviços”.
Como fazer a pesquisa de mercado?
Confira as dicas do Negocie para fazer uma pesquisa bem estruturada e eficiente.
#1º passo: defina quem será seu público-alvo
Para começar a sua pesquisa de mercado, é necessário definir quem é o seu público-alvo e qual será o objetivo da sua pesquisa.
Para isso, crie uma buyer persona, que corresponde ao tipo de cliente ideal para o seu negócio.
Não sabe como criar sua buyer persona? Leia nosso artigo: Como criar a persona ideal para o meu negócio e aprenda de maneira prática.
#2º passo: escolha o melhor método para a sua pesquisa
Existem muitos métodos de coleta de dados que podem ser utilizados na pesquisa de mercado. Alguns deles são:
Enquetes
Esse é um dos métodos mais usados para obter informações e pode ser realizado pessoalmente, na rua ou nos pontos de venda, ou online, em seu site ou redes sociais. A enquete é um método no qual muitas informações podem ser reunidas em pouco tempo, não requer pessoal especializado, é fácil de fazer e custa nada ou muito pouco.
Existem muitas plataformas online que permitem que você realize enquetes na internet de forma muito fácil e rápida, como o Google Forms.
Avaliações
Também conhecida como teste de mercado, as avaliações consistem em procurar conhecer diretamente a opinião de uma pessoa em relação ao seu produto, serviço ou ideia.
Uma avaliação feita antes do lançamento de um novo produto ou serviço tem como objetivo avaliar sua aceitação e reduzir os riscos.
Essa técnica é muito útil pois permite que você descubra o que as pessoas pensam sobre seu produto ou serviço antes mesmo de ele começar a ser produzido.
#3º passo: reúna e analise os dados
Reúna todos os dados coletados na pesquisa em um único lugar. Você pode armazená-los no sistema interno da empresa, como um CRM.
Ainda não tem um CRM? Leia nosso post: CRM: o que é, para que serve e por que a sua empresa precisa de um agora mesmo?
Uma vez que todas as informações e dados sobre seu mercado foram reunidos, é hora de analisá-los.
Analise minuciosamente cada um dos dados que você obtive com sua pesquisa e não subestime nenhuma informação.
Prepare um relatório que expresse os resultados da pesquisa e, acima de tudo, as soluções, recomendações ou próximas ações a serem realizadas.
Agora que você já tem uma ideia de como fazer uma pesquisa de mercado, basta elaborar a sua e colocar a mão na massa.