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Pipeline de Vendas: conheça os benefícios de um departamento de vendas organizado

Funil de Vendas ou Pipeline de Vendas é uma estratégia de marketing que mapeia o caminho traçado pelo comprador desde o momento em que ele toma conhecimento do seu produto/serviço até a hora do fechamento da venda.

Um exemplo claro desse caminho é quando o cliente entra em uma loja sem compromisso, usando a famosa frase “estou só dando uma olhadinha”. Para que o vendedor consiga atrair sua atenção, ele terá que passar por algumas fases. Primeiro ele precisa se aproximar do cliente, depois estabelecer contato com ele, descobrir o que o cliente busca, oferecer a melhor opção que supra sua necessidade, negociar as formas de pagamento e finalmente fazer o fechamento da venda.

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Esse é o ciclo abordado no Pipeline de vendas.

 

Se você quer saber mais sobre o que é Pipeline de Vendas e explorar a jornada do comprador, confira nosso post: O que é pipeline de vendas e como isso pode alavancar o seu negócio!

 

Agora é hora de falar sobre os benefícios que um Pipeline de Vendas bem elaborado vai trazer para toda a sua equipe de vendas.

Você já parou para pensar qual o tempo médio do ciclo de vendas do seu negócio? Quanto tempo você leva para fechar uma venda? Uma semana? Um mês?

Quantos prospects sua empresa ganhou no último mês? E entre esses prospects, qual a taxa de conversão? Quantos deles se tornaram clientes?

Se você não tem a resposta para essas perguntas, é hora de estudar mais a fundo sobre o seu negócio.

Não importa qual o tamanho da sua empresa, qual o nível do seu faturamento ou a duração do seu ciclo de vendas, um Pipeline de Vendas bem estruturado vai fazer toda a diferença no seu negócio, pois trará a oportunidade de crescimento, tanto financeiro quanto em nível de reconhecimento e autoconhecimento.

 

Conheça alguns dos benefícios de se ter um Pipeline de Vendas:

  • Com o uso do Pipeline de Vendas, você pode acompanhar todo o processo de vendas de perto, vendo os resultados alcançados por você e por toda a sua equipe. Em cada etapa você pode conferir individualmente como está a produtividade dos vendedores, representantes de vendas, atendentes, promotores, enfim, de todos os envolvidos no processo de vendas e mensurar todos os resultados obtidos.
  • Com um Pipeline de Vendas definido é possível criar um departamento de vendas mais organizado e focado, descobrindo em quais pontos sua equipe tem mais dificuldade, quais suas metas, quanto tempo você leva para atingi-las e como cumpri-las de forma mais rápida e eficiente.
  • O Pipeline de Vendas certamente lhe trará melhores resultados, pois quando os colaboradores e todos os envolvidos no processo de vendas sabem que seu trabalho está sendo acompanhado, eles procuram se empenhar mais e apresentam mais produtividade. A gestão do seu Pipeline de Vendas facilita esse processo, atraindo funcionários focados e alinhados aos valores e metas da sua empresa.
  • Analisando de perto os rendimentos e os resultados de cada integrante da sua equipe, você pode pensar em maneiras de integrar a todos e melhorar o desempenho daqueles que não estão alcançando as metas. Por exemplo: oferecer treinamento especializado, atribuir novas funções, criar meios de incentivo para os colaboradores, etc.
  • Monte seu Pipeline de Vendas junto com sua equipe. Integre todos os colaboradores, ouça e anote suas sugestões nesse exercício que será benéfico para todos.
  • O Pipeline de Vendas vai otimizar o tempo que você gasta para prospectar clientes e fechar suas vendas, além de motivar toda a sua equipe a alcançar melhores resultados.
  • Além disso, o Pipeline de Vendas vai uniformizar os processos da sua empresa, criando padrões e exemplos de procedimentos a seguir para que toda a equipe esteja engajada e alinhada aos mesmos objetivos. Assim todos podem identificar com mais facilidade as melhores oportunidades, levando a um fechamento de vendas mais rápido e eficaz.
  • Com o Funil de Vendas, você vai poder mensurar quantos prospects você tem colocar na entrada do seu funil e vai saber identificar quando uma oportunidade deve passar de um estágio para o outro para que disponha seus esforços para prospects realmente qualificados.
  • Sua empresa vai sair da mesmice e entrar na competitividade do mercado junto com empresas líderes. Muitas empresas bem sucedidas já usam o Pipeline de Vendas como principal estratégia de vendas. Faça como eles!

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Está em dúvida se o prospect é qualificado ou não e se vale a pena passar para o próximo passo? Dê uma lida no post Qualificação: Como qualificar e classificar seus prospects!

 

Dicas para montar um Pipeline de Vendas e manter seu departamento de vendas bem organizado:

  • Faça um esboço de todas as etapas do ciclo de vendas;
  • Mensure qual o tempo médio que cada etapa dura;
  • Defina as tarefas que devem ser realizadas em cada estágio, não se esquecendo de incluir todas as pessoas envolvidas no processo de vendas da sua empresa;
  • Crie a relação porcentagem x conclusão da tarefa: qual é a porcentagem de conclusão para cada estágio de vendas? Essa é uma oportunidade para rever o seu processo de vendas e, se necessário, torná-lo mais curto e eficiente.

Todo mundo quer vender mais, mas um Funil de Vendas bem estruturado vai te fazer vender mais e com mais qualidade, pois envolve todas as áreas da sua empresa para que haja melhoria significativa em todas elas.

Não perca mais nenhuma oportunidade de venda! Com simples técnicas de planejamento e uso da abordagem certa você conquista vendas mais qualificadas e clientes fidelizados.

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