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SLA: Saiba o que é e como essa sigla pode ajudar a sua empresa a crescer

Você atua em um mercado promissor, tem clientes fidelizados e satisfeitos, mas não está conseguindo atingir as metas de vendas. Por que isso acontece?

Talvez os setores de marketing e vendas da sua empresa não estejam trabalhando em sintonia.

Para resolver esse problema, que tal aplicar a técnica de SLA ao seu negócio?

SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço) são mecanismos criados para que diferentes áreas da sua empresa se alinhem para alcançar os mesmos objetivos.

É basicamente um documento que contém a especificação de todos os serviços que sua empresa irá prestar para determinado cliente, estabelecendo metas e atribuições para cada setor.

Hoje, vamos falar sobre a importância da integração das áreas de marketing e vendas que pode garantir o crescimento e o sucesso do seu negócio.

De acordo com a Hubspot, 21% das empresas que implementam um processo de marketing e vendas interligado com uso de SLA aumentaram a verba do orçamento de marketing e 31% contrataram novos vendedores para atender à crescente demanda.

SLA

Por que usar o SLA nas áreas de marketing e vendas?

Marketing e vendas sempre andam juntos quando se trata do objetivo maior, que é vender mais, aumentar as receitas e conquistar mais clientes.

Mas para que essa relação flua bem e sua empresa consiga atingir bons resultados, é preciso fazer um acordo entre os dois times.

Para esse acordo entre marketing e vendas dê certo e traga resultados, você vai precisar implementar o SLA na sua gestão de negócios.

Não sabe como? A gente explica.

 

O que é preciso para criar um SLA?

 

Comunicação entre as partes.

Sem comunicação, não chegamos a lugar algum.

A comunicação deve ser objetiva e acontecer de forma regular, focando em soluções e melhores práticas de atingir os objetivos gerais da empresa, sugerindo melhorias e rapidez nos processos.

Não é fácil reunir toda a equipe em um só lugar em um só momento. Mais difícil ainda é que todos concordem com tudo o que for proposto. Mas esse é um trabalho em equipe e nada melhor do que a comunicação para que todos cheguem a um consenso.

 

Alinhamento dos objetivos.

Na hora de reunir as anotações, o primeiro passo é discutir os papéis, as responsabilidades, os processos, as metas e a prestação de contas de cada área. Nesse passo, os gestores de cada equipe devem estar presentes e engajados para alcançarem o mesmo objetivo.

Ao criarem as anotações, as áreas devem ser bem específicas quanto às metas a serem alcançadas e os prazos a serem cumpridos.

 

Traçar o perfil do cliente.

É comum ver os departamentos de vendas e marketing discutindo sobre quem são os clientes ideais e um vai jogando a culpa no outro quando não geram leads qualificados.

Isso acontece justamente pela falta de alinhamento. Em muitos casos, diferentes departamentos possuem personas diferentes como prioridade. Por isso, definir quem é o cliente ideal é um passo fundamental para mensurar a quantidade e qualidade dos leads gerados. A persona de ambas áreas deve ser a mesma.

 

Aprenda a identificar, descobrir, segmentar e definir quem é o seu público-alvo com a ajuda do nosso post: Como criar a persona ideal para o meu negócio!

 

Padronizar seu SLA.

Apesar de cada cliente ser um cliente diferente, com problemas e necessidades diferentes, você pode padronizar o seu SLA para facilitar sua implementação.

Por meio de um banco de dados ou sistema de gerenciamento online, você pode armazenar um documento padrão que poderá ser usado futuramente em diversas outras negociações.

Documentando os processos internos, os fluxos de trabalho, as rotinas de cada equipe, as metas e os indicadores de desempenho ficarão armazenados e servirão de exemplo para o treinamento de novos colaboradores, além de definir as funções de cada membro do time.

 

Focar nos seus resultados.

Como todo trabalho em equipe, o SLA depende do empenho, atenção e consideração de todos os envolvidos. Mas assim que o SLA começar a ser executado, cada profissional deve focar em sua área de atuação para não acabar prejudicando o andamento da estratégia.

Foque nas atividades corretas. O segredo é se concentrar nas atividades que lhe foram atribuídas para que você possa entregar a sua parte da melhor maneira possível e garantir que os resultados não sejam afetados negativamente por um desempenho ruim.

 

Mensurar os resultados de todos os envolvidos.

É essencial analisar os resultado de antes e depois da implementação do SLA para saber onde ele trouxe mais resultados. Caso as métricas mostrem que a implementação do SLA foi ineficiente ou insuficiente, será necessário reunir as duas equipes novamente e repensar alguns pontos que não deram resultado.

 

Atualizar seu SLA constantemente.

Assim como o mercado, o SLA não deve ser definitivo. Tudo muda a todo o momento e é preciso repensar todas as abordagens de tempos em tempos. E quando o mercado pede mudanças, é hora de a equipe de vendas e de a equipe de marketing se reunirem novamente para reestruturar o SLA e criar novas abordagens, pensadas e formuladas para agradar e fidelizar o público-alvo.

 

Quais os benefícios de ter um SLA?

 

Processos mais rápidos.

Um dos principais benefícios do SLA é que a maior facilidade de cumprir com os objetivos, respeitando os prazos estabelecidos e desenvolvendo processos futuros com mais eficiência e agilidade.

O SLA existe para atuar na melhoria de todos os processos da empresa, já que reúne as informações em um só lugar e deixa-as acessíveis a todos.

 

Ambiente mais agradável para se trabalhar.

Todo trabalho em grupo é um pouco turbulento no início, mas depois os integrantes absorvem as informações um do outro e se acostumam ao jeito de pensar e agir dos colegas.

O SLA é isso, um trabalho em grupo que vai gerenciar e mover um grande negócio, não importa o tamanho da sua empresa.

As equipes de marketing e vendas não devem ser rivais, pelo contrário. Integradas, as duas poderão produzir mais e melhor.

E conforme o SLA é implementado e as equipes aprendem a trabalhar e a alcançar os resultados juntas, o ambiente de trabalho sem torna um lugar melhor.

Nesse post você viu que as áreas de marketing e vendas podem e devem trabalhar em sintonia para gerar mais vendas e lucratividade para a sua empresa.

Que tal reunir as duas equipes e começar a elaborar o seu SLA agora mesmo?

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