Como todo bom empreendedor sabe, acompanhar e aderir às tendências de mercado sempre foi uma prática essencial para melhorar as vendas e conquistar novos clientes.
Além disso, identificando as principais tendências do mercado e do empreendedorismo você se diferencia da concorrência e tem a possibilidade de criar diferenciais competitivos para novos negócios.
E para manter você atualizado neste ano que acaba de começar, o Negocie fez um compilado de tendências e insights para fazer o seu negócio crescer e bombas nas vendas em 2019.
Confira nossas dicas:
1. Software as a Service
Também conhecida como SaaS, trata-se da comercialização de softwares que se integram aos serviços oferecidos pela sua empresa.
Não basta vender um produto, você também precisa entregar a segurança dos dados, servidores e atualizações. E o SaaS faz isso por você.
Um exemplo de SaaS muito utilizado pelas empresas é a Salesforce, que oferece uma plataforma CRM como principal produto.
2. Experiência do usuário
O consumidor atual não busca por produtos ou serviços. Ele busca por benefícios. E os benefícios podem ficar melhores ainda se acompanhados por uma boa experiência, seja antes ou após a compra.
A área de Experiência do Usuário (UX) tem o objetivo de proporcionar uma boa experiência ao usuário quando ele entra em contato com algum canal ou material relacionado à sua marca.
Nesse quesito está inclusa a experiência que o usuário terá com o seu site, blog, aplicativos, ferramentas e atendimento ao consumidor, seja por telefone, e-mail ou chatbot.
Para que tudo funcione bem e deixe o usuário satisfeito, é necessário cuidar da navegabilidade, usabilidade e acessibilidade de seus canais.
3. Aplicativos
Por falar em aplicativos, essa é mais uma tendência de empreendedorismo para 2019.
Atualmente, há 115 milhões de usuários de internet móvel no Brasil. E cerca de 4 bilhões no mundo. Um futuro promissor certamente aguarda aqueles que investem em soluções compatíveis com o mercado de internet móvel.
A criação de aplicativos para empresas é uma tendência de mercado pela facilidade e rapidez. Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere o uso de aplicativos a ter que realizar uma ligação ou acessar o site da empresa pela versão web. Com o app, muitas atividades, como a compra de produtos e serviços e o acompanhamento de pedidos, ficam muito mais ágeis.
4. Trabalho remoto
O trabalho remoto, mais conhecido como home-office, é uma tendência porque apresenta diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
A corporação se beneficia com a economia gerada pelo corte de gastos com transporte do colaborador, aluguel de escritório e gastos com equipamentos, água, luz, etc. Já para o colaborador, as vantagens são ainda maiores: ele pode trabalhar sem sair de casa, evita o stress e o tempo gasto com o deslocamento até a empresa e ainda pode se dedicar a outras atividades.
Com essa tendência, se faz necessária uma adaptação no estilo de vida dos colaboradores e também na rotina das empresas.
Para isso, foram criadas ferramentas que facilitam a comunicação à distância, bem como plataformas que avaliam o trabalho e a produtividade dos funcionários.
5. Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas é basicamente a inserção da web em todos os objetos que nos rodeiam. Grandes empresas de tecnologia investem parte de seus recursos na criação de satélites para conectar todos os habitantes do planeta, como a Tesla e o Facebook.
E, a julgar pelo sucesso das duas companhias, cada uma em seu segmento, quem investir em IoT terá sucesso em sua empreitada.
Dispositivos como smartwatches, óculos de realidade aumentada, videogames, eletrodomésticos, móveis, veículos e até mesmo construções conectados por meio da internet estão fazendo a cabeça dos usuários. É um mercado que vale muito a pena investir.
6. Plus: Invista em negócios lucrativos
As dicas acima podem ser implementadas ao seu negócio atual. Mas se você está pensando em abrir um negócio (rentável!) esse ano, veja oito negócios lucrativos que fizeram sucesso em 2018 e que prometem crescer ainda mais em 2019:
a) Alimentação saudável
Cada vez mais as pessoas estão optando por consumir produtos naturais, seja por problemas de saúde, ideologia ou para adotar um estilo de vida mais saudável. As opções vão desde alimentos zero glúten e zero lactose, até os low-carb, orgânicos, veganos e vegetarianos.
E não são apenas alimentos sólidos. As bebidas saudáveis também têm grande procura pelos consumidores.
b) Clubes de assinatura
Muito populares no Brasil, os clubes de assinatura enviam aos assinantes produtos que os interessam. Os itens mais procurados são acessórios para pets, alimentos saudáveis, vinhos, queijos e livros.
Com um público bastante segmentado, os clubes se baseiam em escolhas pré-selecionadas pelos assinantes e enviam opções personalizadas de acordo com o seu gosto.
c) Mercado para pets
O Brasil é o quarto país do mundo com mais animais de estimação. Não é a toa que, em 2018, o mercado para pets – que inclui pet shops, lojas especializadas, clínicas veterinárias, marcas de produtos e alimentos para animais – faturou mais de R$20 bilhões.
Esse é um mercado promissor que sempre apresentará boa demanda de produtos e serviços, portanto vale a pena investir.
d) Microcervejarias
Os alimentos e bebidas artesanais caíram no gosto dos brasileiros. Para acompanhar os sanduíches nas diversas hamburguerias homemade espalhadas pelo país, nada mais apropriado que uma cerveja artesanal.
Vender cerveja artesanal se tornou um bom negócio no país. E o melhor: elas entram no regime tributário simplificado para pequenos negócios.
e) Realidade virtual
2018 foi o ano da inovação e da disrupção digital e tecnológica, e 2019 promete ser ainda mais desafiador. A realidade virtual é um exemplo de negócio promissor, afinal, há cada vez mais empresas criando produtos que proporcionam ao usuário uma experiência sensorial.
E esse mercado impacta em diferentes setores, desde à indústria do cinema, com os filmes 3D, ao mercado de imobiliárias, com visitações a imóveis via realidade aumentada.
f) Coaching
O coaching se popularizou no Brasil nos últimos anos, porque cada vez mais pessoas buscam desenvolver competências e aprimorar a forma com que lidam com os desafios do dia a dia, seja na área pessoal ou profissional.
Por isso, montar seu próprio negócio, abrindo uma microempresa de coaching, pode ser uma boa alternativa para 2019.
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