Um funil de vendas se tornou cada vez mais necessário, sobretudo quando temos milhões de pessoas conectadas procurando por informações na internet. Através dessas informações, nada melhor do que atrair, de maneira precisa, seu público-alvo, não é mesmo? É algo muito sutil e que costuma dar muito certo.
Assim, estruturar um funil de vendas faz com que o visitante, que apenas busca uma informação, possa se tornar um comprador em potencial; basta que sejam aplicadas as ferramentas necessárias de um funil.
O que é funil de vendas?
O funil de vendas é um plano estratégico que todos os negócios voltados ao marketing possui; através dele temos uma linha, um seguimento, no qual o simples visitante irá passar por etapas até se transformar em um cliente efetivo.
Existem vários modelos que podem ilustrar melhor sobre o que é um funil de vendas. Dentre todos eles, apesar de apresentarem variações na nomenclatura das etapas, a finalidade é praticamente a mesma: vender um produto ou serviço.
A estratégia do funil de vendas
Antes de ir para o avançado é necessário entender, completamente, o básico. E nada melhor do que dar um exemplo.
Imagine que você esteja vendendo um produto e queira captar clientes. Você simplesmente não irá oferecer o produto para qualquer um, afinal, isso se mostra super ineficiente.
Neste caso, o ideal seria você captar todos aqueles que tem um real interesse no seu produto, trabalhar essa audiência e, só depois disso, vender; a eficiência, nesse aspecto, se tornaria muito mais efetiva.
O primeiro passo então seria demarcar quem é o seu público-alvo, ou sua persona; você irá coletar todas as informações essenciais para que através dessas informações você possa saber como captar a atenção desse seu público. Conhecendo o seu cliente ficará muito mais fácil tê-lo como um visitante de seu site ou de sua loja.
Depois que você já conhece seu cliente e sabe do que ele precisa, você irá jogando sementes com as quais ele possa ir se interessando pelo seu conteúdo. Isso se dá, sobretudo, através de dúvidas ou dificuldades que ele possui. Por exemplo: seu público tem dificuldade em vendas. Ótimo. Através dessa informação, um artigo com o título ‘Erros que sempre te impedem de vender bem’ é um ótimo meio de atraí-lo.
Atraiu? Ótimo, agora ele não faz parte do público que não conhece sua marca ou que apenas conhece mas nunca consumiu nada – nem um mínimo artigo sequer. Bom, após a visita dele, você agora tem um lead, um leitor. O leitor já está mais familiarizado com sua marca, com seu negócio. Portanto agora basta apenas alguns passos para ele se tornar ainda mais engajado com sua marca.
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E que passos são esses?
Simples. Depois que ele leu algo seu, se interessou por algum assunto que só você pode oferecer naquele momento, agora você possa oferecer algo mais, como um e-book por exemplo. Esse e-book, no exemplo que estamos usando, pode servir para que ele possa aprender algo que ele tenha interesse e esteja de acordo com a característica do seu público-alvo.
Por isso, um e-book como: ‘Guia completo para vender cada vez mais’ pode ser algo muito vantajoso para ele – onde o mesmo irá deixar o seu e-mail; e aí você pode trabalhar melhor a estratégia de funil.
Com uma lista de e-mails você pode enviar, em determinados períodos, novidades, promoções, desconto, vantagens etc.
E, uma vez que ele já tenha passado de mero visitante para leitor, ou seja, alguém que conhece e está mais familiarizado com a marca, melhor. De um leitor para um comprador as chances são muito maiores do que se ele jamais conhece-se seu negócio.
Isso é o que toda empresa, que possuí um ótimo marketing digital, faz. Portanto, é uma estratégia indispensável para todos aqueles que desejam aproveitar as oportunidades que surgem.
Quanto tempo eu preciso para alinhar meu funil ?
No entanto, um funil de vendas avançado é algo que demandará algum tempo até que tudo fique o mais alinhado possível – nem todos nós possuímos a mesma mentalidade e fazemos sucesso com as mesmas plataformas (enquanto um pode aplicar no Instagram; outro pode aplicar em sites; e um terceiro no YouTube; um quarto em todos, e por aí vai).
Demandará algum tempo até que você saiba onde irá aplicar e o que de novidade pretende implementar à sua estratégia de funil.
Dica importante: sempre comece através de uma rede social no qual você já tem bastante afinidade, assim ficará muito mais prático e rápido para você aprender tudo o que é necessário no desenvolver de sua estratégia de funil.
Conforme você está vendo, o funil possui etapas:
- Topo do funil;
- Meio do funil;
- Fundo do funil.
Topo do funil de vendas
Na primeira etapa, o visitante terá uma primeira impressão geral daquilo que você pode oferecer. É necessário, portanto, que tudo esteja o mais bem feito possível – sobretudo no que diz respeito aos conteúdos de qualidade (que será um diferencial frente aos concorrentes). De visitante ele passará a se tornar um lead – um leitor.
Você só não pode esquecer de resolver um problema, uma dor que o cliente possui e ir educando o seu público sobre as maneiras com as quais ele pode ir resolvendo esses problemas (seja através de artigos, vídeos, imagens etc.)
Meio do funil de vendas
Como leitor, você agora tem a oportunidade de oferecer para ele um produto de mais valor. Esse produto, que pode ser um e-book, permitirá que você colete algumas informações básicas sobre ele. No entanto, apesar de serem básicas, elas são muito importantes para que você possa fazer uma qualificação daquilo que mais poderá ser útil para ele – e assim buscar agradá-lo.
Não queira forçar as coisas e pedir informações demasiadamente inoportunas que podem ser um empecilho entre você e seu lead; busque não forçar muito, pois aqui não é o momento da venda é o momento de coletar informações.
Agora o relacionamento entre vocês dois é mais próximo. Isso permite que você possa identificar uma oportunidade que será lançada e irá atrair o seu lead. É o momento de você oferecer o seu produto, ao passo que o seu lead já está procurando por ele e está amadurecido (através de seu conteúdo inicial) da necessidade de compra.
Fundo do funil de vendas
Por fim temos a parte final do funil de vendas, aqui é o fim de todo o percurso que o seu visitante deu até se tornar um cliente. Agora ele já sabe da importância do produto/serviço; entende a necessidade; é uma dor que ele possuí e já te deu as informações necessárias para que você ofereça o produto.
Basta somente que você negocie e ele compre. Oferecer o seu produto aqui já será muito mais natural do que oferecer lá no começo, no início e de imediato. Agora é hora de fechar.
Claro que nem todos os seus visitantes serão os seus leitores, e também não são todos os seus leitores que irão tornar-se clientes. Mesmo assim, eles serão potenciais clientes e você poderá continuar trabalhando, cada vez mais, para convertê-los em clientes.
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