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Vendas pelo WhatsApp: escale seu faturamento de forma eficaz e venda todos os dias

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas entre as pessoas do mundo todo, por isso é uma opção que está se tornando cada vez mais popular entre o pessoal de Ecommerce. Cerca de 80% das empresas já utilizam essa plataforma, pois, mais que um simples aplicativo de bate-papo, o WhatsApp pode potencializar as vendas de sua empresa.

Cliente acessando o whatsapp

Afinal, quem não quer fazer uso de um aplicativo que tem mais de um bilhão de usuários ativos no mundo? É por isso que criamos esse artigo, que trará as dicas mais importantes para que você possa desfrutar de todas as funcionalidades que o WhatsApp tem a oferecer, levando-o a um aumento significativo nas suas vendas.

Este conteúdo é para que você fique por dentro de como implantar as estratégias de vendas no WhatsApp. Você conhecerá as principais vantagens de se utilizar este aplicativo famoso de bate-papo e por que não deve deixar de utilizar esta plataforma como estratégia de vendas.

Quando falamos em estratégias de publicidade, é comum usar o Google para ranquear o site da empresa, ou seja, para que o site fique bem colocado nas buscas do Google. Outra prática comum é o e-mail marketing, pelo qual são enviadas as campanhas. Além disso, temos as redes sociais para manter uma relação mais estreita com o público.

Mas muitas empresas acabam se esquecendo da importância do WhatsApp, afinal é um aplicativo que o mundo todo utiliza para se comunicar. Portanto, dada a importância de empregar as estratégias de vendas pelo WhatsApp, vamos explicar como vender pelo aplicativo, confira a seguir.

Introdução: vendendo pelo WhatsApp

Homem de Negócios no Whatsapp

Antes de tudo, é preciso entender sobre todas as vantagens que uma estratégia de vendas aplicada na plataforma WhatsApp pode lhe proporcionar. Se sua empresa ainda não aplica as estratégias no WhatsApp, você está deixando de lucrar muito dinheiro.

Vamos aos números, de acordo com o próprio Facebook, o qual comprou o WhatsApp em uma transação bilionária em 2014, são 42 bilhões de mensagens trocadas entre usuários todos os dias em mais de 1 bilhão de grupos existentes na plataforma. Só no Brasil são mais de 100 milhões de pessoas utilizando o WhatsApp. Para que você tenha uma ideia melhor, é como se 1 a cada 2 brasileiros utilizassem o WhatsApp. Portanto, é um potencial de mercado gigantesco.

Não é à toa que hoje existe até curso voltado para o negócio no WhatsApp. Atualmente o WhatsApp está inserido no planejamento de vendas da maioria das empresas.

Agora que já entendeu sobre a importância de utilizar o WhatsApp para impulsionar suas vendas, vamos ao que interessa.

Preparamos 20 dicas para que você se torne um mestre de vendas no WhatsApp!

#1 Utilize o WhatsApp Business

whatsapp business

Para começar, aconselhamos que você utilize o WhatsApp Business, pois é uma versão voltada para empresas, sobretudo de negócios individuais e de menor porte.

O WhatsApp Business possui uma série de funcionalidades que vão melhorar seu desempenho nas vendas, com a vantagem de poder utilizar telefone fixo para registro.

Eis um detalhe que pode passar batido, porém que faz toda a diferença para os clientes que já mantém contato com você.

Além de tudo, transmite maior credibilidade para os prospects, vez que o usuário vai saber que está falando com uma empresa.

É preciso atenção ao preenchimento do perfil, pois ele funcionará como um cartão de visitas.

Você também poderá contar com uma interface diferenciada, que inclui sugestão de mensagens automáticas como resposta, assim como “Olá! Como posso ajudar?”.

Além de tudo isso, você terá outro recurso muito importante para um empresário: as métricas. Sendo de suma importância para quantificar o volume de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Além de todas essas vantagens citadas, você ainda terá as etiquetas para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.

Com tantas vantagens, para você que procura entrar no mundo do WhatsApp para vender seus produtos, torna-se imprescindível que você utilize o WhatsApp Business. Desfrute de tudo o que ele oferece, até mesmo para buscar um maior profissionalismo para o seu negócio.

#2 Prefira utilizar as listas de transmissão, e não grupos

As listas de transmissão servem para que você consiga mandar sua mensagem para até 256 contatos. Com isso, você certamente conseguirá a atenção de seu cliente, que muito provavelmente verá sua mensagem.

Uma lista de transmissão, quando comparada com os grupos, proporciona uma interação maior com os clientes, gerando resultados muito bons.

Isso porque, muitas vezes, as mensagens enviadas nos grupos não são bem recebidas pelas pessoas. Geralmente são mensagens em forma de corrente, que acabam sendo muito inconvenientes. Até para fazer uma moderação do grupo é difícil, pois as regras nem sempre funcionam, fazendo com que seu negócio se torne uma bagunça. Quando falamos em vendas em grupo de WhatsApp, é natural que algumas pessoas se incomodem com as mensagens, pois muitas delas não têm interesse no que você está oferecendo.

Lembrando que, ao criar uma lista de transmissão, é importante que você tenha o contato das pessoas salvo no celular e você tenha também os contatos delas salvos no seu aparelho.

Cabe frisar que é necessário usar o bom senso para enviar as mensagens na lista de transmissão. Para isso, você pode oferecer conteúdo ao cliente e as vendas ocorrerão naturalmente. É o que vamos falar a seguir, no próximo tópico.

#3 Marketing de conteúdo

marketing de conteúdo

É importante que o WhatsApp não seja só um instrumento para divulgar os produtos e serviços de sua empresa. É preciso também investir em marketing de conteúdo.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que é usada para atrair e engajar a sua audiência no WhatsApp por meio de materiais que são relevantes e valiosos. O marketing de conteúdo é capaz de gerar valor para as pessoas, garantindo uma avaliação positiva da sua marca.

Isso tudo faz com que o seu consumidor adquira mais confiança em seu negócio, deixando-o preparado para a compra e até facilitando o pós-venda. A consequência disso, naturalmente, é o aumento nas suas vendas.

Imaginemos o seguinte cenário: você tem uma loja de roupas, pode apresentar aos seus contatos dicas práticas de como usá-las de acordo com as últimas vertentes da moda e quais as melhores ocasiões para usá-las. Esse material poderá ser enviado em diversas mídias: foto, vídeo, infográfico e até áudios.

Fazendo isso, é questão de tempo para que o seu engajamento aumente. E, se o seu público gostar do conteúdo, você ganhará mais confiança do seu cliente.

Crie um engajamento através de aúdios, vídeos, textos, sempre divulgando os perfis de suas outras redes sociais. Uma ótima maneira de oferecer conteúdo é criar um resumo de uma postagem em seu blog ou enviar um vídeo contando os benefícios do seu produto. Mas, cuidado, não exagere no número de postagens, sempre utilize o bom senso, e sempre deixe uma mensagem ao final esclarecendo que o cliente poderá sair a qualquer momento da lista.

Para muitos negócios, uma única mensagem por semana já é o suficiente; outros, é necessário que se faça uma interação maior. Para definir a frequência de interação da sua empresa, é necessário estudar o comportamento dos seus clientes, de modo a definir uma estratégia adequada.

É importante, também, criar várias listas e montar um funil de vendas para os clientes prospectados.

#4 WhatsApp Web

Whatsapp Web

Muitos ainda não devem saber, mas é possível acessar o WhatsApp através de sua tela de computador. É isso mesmo, você pode transmitir a sua tela de celular para o seu desktop. Para fazer isso, utilizamos o WhatsApp Web.

Para fazer isso é muito simples: com o seu celular, você lerá o QR Code que o site https://web.whatsapp.com/ oferecerá para você e, desta forma, já conseguirá acessar a sua tela do aplicativo pelo seu computador de mesa ou notebook. Com isso, a administração das suas listas de transmissões ou grupos ficará ainda mais fácil.

#5 Instagram e Facebook

mulher no whatsapp

Para que você consiga trabalhar em listas, uma ótima dica é você fazer publicações nas redes sociais que capturem o contato do cliente, fazendo com que ele salve o seu número de celular.

Um bom exemplo disso é a seguinte publicação:

“Entre em contato conosco no WhatsApp XX XXXX-XXXX e envie o código #promo para ganhar 20% de desconto na nossa loja.”

Assim, para que o cliente consiga enviar a mensagem, ele terá que salvar o seu contato. Essa estratégia se chama “Confirmação dupla”, pois o cliente confirma o interesse no seu negócio por duas vezes; a primeira acessando seu número através das redes socias, e a segunda, no WhatsApp.

É possível, também, fazer isso via direct para os novos seguidores, existem sistemas para automação dessas mensagens como o @holrdotco ou com mensagens privadas no Facebook. Você só deve se atentar para não ser inconveniente e ficar enviando várias mensagens desnecessárias, pois assim sua estratégia vai repercutir de forma negativa.

#6 Recompensa Digital

Outra dica importante é adicionar o campo de WhatsApp na sua página de captura (Landing Pages).

Um ótimo atrativo para prospectar clientes é oferecer recompensas digitais: você pode criar páginas de captura e oferecer e-book, artigos, dicas, infográficos, vídeo, entre outras. Geralmente, essas recompensas oferecem valor ao cliente.

Vamos a um exemplo de landing page que utiliza uma estratégia de recompensa:

recompensa-digital

Como podemos ver na imagem acima, o cliente preenche o formulário e ganha uma recompensa, que é o download gratuito do e-book.

As vendas pelo WhatsApp não podem se limitar a restringir apenas os clientes que você já tem o contato. Assim, é parte fundamental do negócio que você crie as estratégias de recompensas para atrair novos consumidores para a sua rede.

Se o conteúdo for bastante interessante para o seu público, ele aceitará o brinde. Depois que o potencial cliente deixar as informações dele na landing page, ele se tornará um lead e fará parte do seu funil de vendas.

#7 Faça uma campanha de vendas

É hora de exercitar sua persuasão, portanto faça uma série de mensagens para convencer seus clientes a comprarem o seu produto/serviço. Ao contrário do que muitos pensam, as vendas no WhatsApp acontecem de forma coletiva. Através das listas você pode alimentar seus prospects com suas mensagens e até enviar uma carta de vendas sobre o produto ou serviço que você oferece.

É interessante que você invista em algum curso de Copywriting, que é a arte de escrever textos persuasivos, pois vai lhe ajudar muito na hora de vender seu produto, fazendo com que as pessoas se sintam mais atraídas pelo o que você está oferecendo.

#8 Gatilhos mentais

gatilhos mentais

Os gatilhos mentais exercem grande influência nas vendas, na medida em que são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Portanto, saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Há uma variedade muito grande de gatilhos mentais que podem ser aplicados na estratégia de vendas de sua empresa.

Confira mais sobre gatilhos mentais em algumas lições que já publicamos em nosso blog, pois já tratamos de vários tipos de gatilhos mentais, como o da escassez, da autoridade, do porquê, da antecipação, da novidade, da curiosidade, da relação dor versus prazer, da história, do senso de comunidade, da simplicidade e muito mais.

Com os gatilhos mentais é possível engajar de forma mais consistente os prospects no seu negócio e superar suas objeções.

#9 Sempre peça autorização de seus clientes

mulher de negocios no whatsapp

É de suma importância que você sempre peça autorização de seus clientes para que ele não se sinta invadido.

Use sempre o bom senso, pois há um limite entre a divulgação do seu negócio e a invasão ao celular do potencial cliente.

 Nunca envie mensagem não autorizada! Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente.

Se você faz isso pensando que irá vender mais, na verdade está fazendo exatamente o oposto, isto é, afastando seus prospects!

No mínimo, são grandes as chances de ser um contato improdutivo, sem gerar retorno algum.

E não é só isso, o usuário pode se sentir incomodado a ponto de fazer um print, denunciar no Procon e nas redes sociais, o que seria péssimo para a reputação de sua empresa.

Outro ponto importante: jamais compre listas de números! É uma péssima ideia, tendo em vista que pode levar a uma má reputação de sua empresa. Afinal, ela virá repleta de contatos que não autorizaram as suas mensagens.

#10 Organização dos clientes

Para fazer vendas no WhatsApp você precisará manter uma boa organização dos seus clientes, pois, imagine uma lista cheia de contatos com nomes e números diferentes, se você não organizar os contatos, ficará uma bagunça, a ponto de você não conseguir localizar mais o contato que você pretende falar, vai ser como tentar achar uma agulha no palheiro.

Mas, calma! Estamos aqui para te ajudar nisso. Uma boa prática é renomear os contatos conforme o estágio de relacionamento com seu negócio, pois isso irá ajudar a agrupar, por exemplo, aqueles contatos para os quais você vende mais vezes seguidas.

Essa é a nossa dica, porém, seja qual for a sua estratégia de organização, o mais importante é que possa criar um sistema que facilite o seu trabalho, além de não deixar nenhum cliente esperando resposta, o que é péssimo para o seu negócio.

#11 Crie um cronograma de mensagens

Ao vender pelo WhatsApp você terá potenciais clientes em cada estágio diferente, assim como qualquer negócio.

Terão os clientes que passaram a conhecer sua empresa recentemente, outros que apenas ouviram falar no nome da empresa através de indicação de amigos.

Além disso, claro, terão os consumidores fiéis, os quais mantém contato frequentemente com sua empresa e estão muito mais propícios a comprar novamente com você.

Cada estágio citado equivale a uma etapa no funil de vendas do seu negócio.

Sendo assim, cada etapa merece uma abordagem específica, ou seja, significa dizer que você não pode simplesmente mandar a mesma mensagem para todos os contatos da empresa.

Você terá que direcionar as mensagens adequadas para cada perfil diferente de cliente, respeitando suas particularidades e o momento da relação com o seu negócio.

Sendo assim, é de bastante importância que você tenha um cronograma de mensagens, pois será um instrumento em que você poderá prever quando e como deverá abordar determinado cliente, de acordo com a forma que ele ingressa e avança no funil.

Se você conseguir acertar nesse aspecto, suas chances chance de ajudar o cliente a passar ao próximo nível serão aumentadas consideravelmente, ficando mais perto da compra.

#12 O recurso “stories” do WhatsApp

Você que é usuário do Instagram ou Facebook, já deve ter visto o recurso chamado “Stories”.

Mas, para você que ainda não conhece esse recurso, vamos explicar como funciona. Ele consiste em uma publicação que fica disponível apenas por 24 horas, com tempo limitado também de exibição.

No entanto, muitos ainda não sabem, mas o WhatsApp tem um recurso que permite fazer algo bem parecido. O recurso se chama “status”.

Assim, é legal que você explore esse espaço para publicar algo que chame a atenção dos seus prospects, já que todos que tiverem o contato da sua empresa poderão ver as publicações no seu status do WhatsApp. Podendo, inclusive, divulgar uma promoção ou anunciar novos produtos à venda.

#13 Tenha um número exclusivo do WhatsApp para o negócio e divulgue em seu site e redes sociais

número exclusivo de whatsapp

Apenas para reforçar um pouco o que foi falado no tópico de número 5. É importante que, após conseguir um número exclusivo para o negócio, você trate de divulgá-lo para o maior número de pessoas possível.

Para fazer isso, você pode gerar um link que, uma vez clicado, leva o usuário à sua própria agenda de contatos, na tela de adicionar contato.

Para tanto, você vai precisar usar o seguinte endereço (substitua os zeros pelo seu número, com o DDD): http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000.

Pronto! Fácil, não é?

Desfrute de tudo o que as redes sociais têm a lhe oferecer, isso é uma tarefa essencial para um empreendedor que busca aumentar consideravelmente seus resultados.

É bom que sua empresa esteja presente em todas as plataformas preferidas do seu público.

Nas definições de personas, você descobre quais prospects correspondem ao seu perfil ideal de cliente. Desse modo, se você identificar que seu público-alvo está no Facebook, por exemplo, precisa ter publicações por lá, informando seu número.

A chave do negócio é: seja por qual canal o usuário lhe encontrar, faça com que seu número esteja lá, atualizado e visível.

#14 Utilize um número profissional

É muito importante que você utilize um número somente para uso profissional, pois seu objetivo é realizar vendas pelo WhatsApp.

Ainda que você tenha um número bastante conhecido, com uma infinidade de contatos no aplicativo, obter um número exclusivo para o contato de negócio é muito mais profissional, criando uma imagem de seriedade e, assim, gerando mais credibilidade perante os prospects.

Além disso, você consegue determinar regras de contato com a sua empresa, como com relação ao horário. Para tanto, basta você informar que aquele número só fica ativo em período comercial, por exemplo.

Por último, e não menos importante, já que o número profissional serve para vender pelo WhatsApp, dá para informar que não é utilizado para receber ligações.

#15 Dedique tempo para o atendimento e fixe uma rotina de trabalho

Rotina de trabalho

Muitas empresas que investem em vendas pelo WhatsApp erram no seguinte ponto: não dar atenção integral para a ferramenta.

Há empresas que até divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivo para esse tipo de atendimento.

Os clientes, quando enviam uma mensagem para sua empresa, esperam uma resposta rápida. Caso contrário, desanimarão e comprarão com a concorrência.

Por isso, é importante que você treine um colaborador do seu time para que ela aprenda como lidar com o público na Internet.

Outro ponto que parece um tanto evidente, mas que muitos acabam falhando na execução dessa etapa, é estabelecer uma rotina de trabalho consistente.

O problema pode estar morando exatamente na falta de uma estratégia. Lembre-se que estamos falando de um perfil de negócio que interessa muito aos pequenos empresários, ou seja, profissionais autônomos e até informais. São pessoas sem empresa física constituída, que muitas vezes trabalham na própria casa.

Porém, quando se encara as vendas pelo WhatsApp com seriedade, nada disso é problema. Encarar com seriedade significa que você deve estabelecer horários de trabalho e, nessa rotina de trabalho, encaixar todas as atividades diárias.

É essencial que você tenha um horário de trabalho bem delimitado, pois seu trabalho renderá mais e você poderá atender de forma mais eficaz os seus clientes.

É importante frisar que, como irá usar um número profissional, é bom que você divulgue o período em que ele estará ativo. Por exemplo, das 8h às 18h, e só utilize o WhatsApp nesse período.

Atente-se, também, quanto ao melhor momento para contatar os seus clientes, como também para o envio de publicidade no WhatsApp.

À medida que você passa a conhecer melhor os seus clientes, você foge de erros comuns, como divulgar ofertas no horário de almoço ou quando o cliente nem mesmo acordou.

Cada detalhe do processo é importante para que o seu negócio prospere. Portanto, é necessário que você tenha muita atenção nessa etapa, mantendo uma rotina bem organizada, incluindo nisso, também, as entregas dos pedidos que fechar pelo telefone.

#16 Utilize a função catálogo

O WhatsApp já estudava disponibilizar a função catálogo há tempos. Agora que finalmente essa função foi implementada, por que não fazer uso dela?

Em meados de 2019, a função foi liberada para usuários brasileiros com a promessa de aumentar as vendas.

A função catálogo permite que os clientes vejam os produtos que você está oferecendo em sua loja, juntamente com o valor. Tornando todo o processo de vendas mais rápido e dinâmico. Sendo assim, não deixe de fazer o upload de seus produtos ali.

Para começar a usar esta função é muito simples: você deve entrar em configurações da conta e clicar em “catálogo”. Na sequência, faça o upload de uma imagem do produto e complete informações como: nome, preço, descrição, link (caso você tenha um site) e código.

A função catálogo permite uma maior flexibilidade para pequenos empreendedores, que não têm site próprio. Se esse é seu caso, não deixe de usar esta ferramenta.

#17 Seja objetivo

Geralmente as pessoas não têm tempo ou paciência para ficar lendo textos muito grandes e cansativos. O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, não enrole, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com muitos minutos de duração. Seja sucinto na mensagem que você quer passar, menos é mais.

Não é preciso gastar o verbo para atrair o público, mas trabalhar com frases de efeito objetivas e que façam despertar o interesse instantâneo do seu público.

Se surgirem dúvidas sobre a mensagem propagada, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, pois às vezes uma mensagem pode trazer várias interpretações diferentes.

#18 Use a linguagem do seu público alvo

Entenda as características do seu público-alvo e utilize a linguagem mais adequada para atingi-lo. A depender do assunto e do contexto, utilize uma linguagem mais descontraída, não precisa ser formal o tempo todo, assim você se aproxima mais dos seus clientes.

Sendo o público mais jovem, você também pode apostar nos emojis para entretê-lo e conseguir mais aproximação com o seu consumidor.

#19 Escute seu cliente

O retorno que o cliente dá sobre sua satisfação com o produto/serviço que você fornece é valiosíssimo, sendo fundamental para o seu negócio. Assim, você conseguirá ver de forma bem eficiente se o que você está fornecendo realmente atende às expectativas dos clientes, e isso te dará um norte sobre os pontos que precisa melhorar nos seus processos. É importante que se faça uma lista de transmissão de todos os consumidores que efetuaram compra nos últimos doze meses.

Feito isso, comece a perguntar sobre a experiência deles comprando em sua empresa e peça para que destaquem os pontos positivos e também os negativos, questione como foi o atendimento, o pós-vendas, entre outras informações.

Você pode se sentir assustado no primeiro momento com as opiniões dos consumidores, porém você deve usar isso para aperfeiçoar ou manter o que está sendo bom para o seu negócio, então extraia disso algo positivo.

#20 Treinamento da equipe

Treine sua equipe

Uma vez que você escute seus clientes através do feedback e saiba os pontos que precisa melhorar, comece a treinar os seus colaboradores para que os procedimentos de atendimento sejam aperfeiçoados de acordo com a necessidade e desejo do seu público.

É muito interessante que você forneça treinamentos sobre empatia e solução de conflitos com agilidade. Sobre o que fazer diante de situações inesperadas e conflituosas, e como você pode inovar no atendimento.

Assim como ouvir os clientes, é importante que você também ouça os seus colaboradores, para que você consiga entender as dificuldades enfrentadas por eles. Dessa forma, será possível criar um treinamento mais personalizado.

Não adianta você querer vender seu serviço a todo custo no WhatsApp, pois, dessa forma, você só irá criar uma má reputação da sua empresa, vez que pode deixar os clientes impacientes e insatisfeitos com sua atitude.

O segredo é simples, basta você usar a linguagem do seu público-alvo, automatizar os processos para ganhar mais agilidade e, assim, seus resultados irão aumentar muito!

Quando falamos de vendas pelo WhatsApp, é importante lembrar que trabalhar com o WhatsApp Business é a opção mais acertada para se comunicar com o seu público, vez que gera mais credibilidade e ele traz funcionalidades que fazem seu negócio ter resultados muito melhores.

E aí, preparado para começar as suas vendas pelo WhatsApp?

Agora que você já conferiu as dicas desse post, não deixe de acompanhar nossos outros artigos que estão relacionados com os assuntos aqui abordados. Assim, você pode se aprofundar ainda mais nas estratégias de vendas e se tornar um empreendedor de sucesso!

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