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5 passos para fechar uma venda

Com os avanços da tecnologia, muita coisa mudou, inclusive a forma como vendemos e compramos produtos e serviços.
Hoje é possível acessar a internet onde quer que você esteja, a partir do seu smartphone, notebook ou tablet. Você pode fazer compras online, o pagamento é aprovado na hora com o seu cartão de crédito e você recebe sua mercadoria em casa, rapidamente, com toda a mordomia e praticidade.
A cultura de compra e venda foi totalmente reformulada com a chegada da internet e hoje o cliente pode escolher a forma como irá realizar a compra e efetuar todos os passos com mais autonomia.
O cliente tornou-se o dono da situação. Ele tem mais acesso à informação e, consequentemente, tornou-se mais crítico e exigente. O cliente geralmente sabe exatamente o que quer e onde encontrar.
Por outro lado, há também os clientes indecisos. É comum encontrar clientes que dão todos os sinais de que irão comprar, mas na hora de fechar o negócio, surgem tantas dúvidas e inseguranças que fazem o negócio naufragar por completo.
Para todos os tipos de clientes, existem algumas regras básicas para se fazer uma venda de sucesso.
Siga essas dicas do Negocie e feche sua venda com mais facilidade, independente do tipo de cliente que você estiver lidando:

1) Identifique o problema e ofereça uma solução

Lembre-se que agora o cliente não procura por um produto ou serviço, mas por uma solução. Converse com seu cliente, a comunicação é essencial para descobrir qual sua necessidade e qual a melhor forma de solucioná-la. Se o cliente já sabe o que quer, ouça-o com atenção, considere suas escolhas e proponha soluções compatíveis. Caso o cliente ainda esteja indeciso, proponha soluções que visem alcançar os resultados desejados e convença-o de que essa é a melhor opção.

2) Lide com as objeções

Ao contrário do que parece, as objeções não devem ser vistas como um ponto negativo. Se elas foram impostas pelo cliente, é sinal que ele está interessado. Aproveite a deixa para valorizar o seu produto. Se o cliente questionar o preço ou pedir um desconto impossível, diga que o seu produto vale o custa, julgando pela qualidade e pelos benefícios que ele pode oferecer, assegure que ele não irá se arrepender.

3) Fique atento aos sinais

Quando o cliente está interessado, costuma demonstrar alguns sinais, verbais ou não, como perguntas e atitudes. Por exemplo, se o cliente se dirige a você perguntando pela disponibilidade de cor de um determinado produto. Ou então, quando o cliente já segura o produto nas mãos como se este já o pertencesse. No caso de serviços, isso ocorre quando o cliente pergunta quanto tempo o serviço leva para ser feito. Após constatar esses sinais, esclareça todas as dúvidas e encaminhe o cliente para o fechamento do negócio.

4) Venda!

Um dos principais erros que acabam atrasando o fechamento de um negócio é continuar tentando vender o peixe mesmo após o cliente demonstrar que tem real interesse no produto. Se cliente já está convencido de que você lhe oferecer o melhor, agora é hora de parar de acumular vantagens e partir para a concretização da venda. Pergunte ao cliente se ele gostaria de fazer a compra e então cuide de todos os recibos necessários.

5) Ofereça um pós-venda eficaz

Investir no pós-venda é um passo muito importante, pois transmite ao cliente que você se preocupa com ele e estará lá para assessorá-lo caso surja alguma dúvida posterior à venda. O vendedor não deve focar-se apenas na venda e no lucro próprio, mas no benefício que seu produto ou serviço proporcionará. Ligue para seu cliente, procure saber se o que você ofereceu realmente o ajudou, quais os resultados positivos de sua aquisição e esteja disponível para qualquer esclarecimento.

Isso fará com que o cliente volte a fazer negócio com você.

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