Você já deve ter passado por isso.
Atendeu um cliente, desenvolveu o trabalho de vendas, fechou o negócio. O cliente ficou muito satisfeito com tudo mas… Acabou por ai, não houve mais contato e não foram fechados novos negócios. Isso acontece muito e é nesse momento que temos que ser ágeis e mostrar a esses clientes que podemos fazer muito mais por eles e com isso torná-los clientes fidelizados.
Manter os clientes leais deve estar no topo de plano de marketing de todo negócio. A quantidade de tempo, dinheiro e esforço que vai para retenção de clientes é muito mais baixa do que encontrar e obter novos clientes.
Listamos 7 passos que toda empresa deve ter em foco para reter seus melhores clientes:
1. Treine seus funcionários para dar sempre o melhor serviço e com todo entusiasmo ao cliente. Entregar produtos ou serviços devem beirar a excelência, no mundo de hoje super concorrido, crie diferenciais criativos para mantê-los com você.
2. Oferecer incentivos para patrocinar o seu negócio em uma base regular. Atrair seu cliente para comprar várias vezes com você, dando descontos de vez em quando (por exemplo, ter 20% de desconto na quinta compra). Você também pode oferecer produtos ou serviços diferenciados ou gratuitos para seus clientes fiéis.
3. Dê a seus clientes uma razão para voltar. Anuncie um plano de descontos para os atuais. Se ele comprar algo agora, recebe um cupom de desconto para usar em sua próxima compra. Estabelecer um programa de fidelidade para que seus clientes tenham um desconto quando indicarem um novo cliente para você. Este tipo de programa de fidelidade é comum em empresas de serviços.
4. Fornecer um desconto se o cliente comprar vários de seus produtos/serviços em um pacote. Por exemplo, você poderia fornecer um pacote de quatro produtos ou serviços com 20% de desconto sobre o preço normal. Isso fará ter contato constante com esse cliente, o que gera novas oportunidades de vendas, pois você pode oferecer outros tipos de produtos ou serviços.
5. Incentivar que seus clientes deem sugestões e opiniões sobre seus produtos ou serviços em troca de descontos especiais em novos trabalhos. Isso gera mais credibilidade ao seu negócio e aumenta ainda mais a fidelidade de seus clientes.
6. Lançar um e-mail newsletter informativo, oferecer desconto para os que se inscreverem (leads) e, em seguida, anexar cupons de descontos exclusivos nos envios.
7. Mantenha-se na cabeça de seus clientes. O envio de cartões de natal, e-mail e até telefonemas pessoais podem ajudar você a ficar em suas mentes. Isso irá incentivar a novos negócios e dar aos seus clientes uma percepção positiva de sua empresa.