Quando algo está em falta, tendemos a desejá-lo ainda mais. Essa lógica se aplicada a praticamente tudo: relacionamentos, bens materiais, produtos, serviços e também aos negócios.
Tudo o que está em falta tem mais valor, porque quanto mais raro for, mais exclusivo se torna.
Usar o gatilho mental da escassez é despertar o senso de necessidade no consumidor.
É a ideia de que você só dá valor quando perde.
E pensar que você pode ficar sem, assusta.
Mesmo que o cliente não tenha dinheiro sobrando agora, ele fará a compra, pois se deixar para depois o produto estará em falta e ele corre o risco de perder essa oportunidade e nunca mais encontrar uma igual.
A psicologia explica
Conhecida como um dos hormônios da felicidade, a dopamina, quando é liberada, dá a sensação de prazer e bem-estar. Isso acontece quando experimentamos alimentos saborosos, fazemos algo que gostamos, somos produtivos e nos sentimos orgulhosos e também quando compramos algo que desejávamos.
Quem nunca viu seu objeto de desejo na vitrine, um modelo exclusivo, difícil de achar. Algo que você nunca viu antes e que ninguém tem igual.
Você vai conseguir resistir à tentação de comprá-lo imediatamente para que ninguém faça isso antes de você? Dificilmente.
E a sensação após sair da loja com o seu item em mãos é de prazer e alívio por ter garantido o seu.
Você sabia que a maioria das pessoas já compra algum produto/serviço mentalmente antes de fazer a compra de fato?
Saiba como usar esse gancho para persuadir e conduzir o seu cliente ao fechamento do negócio!
Veja abaixo alguns exemplos de como usar o senso de escassez para fechar mais vendas:
Um exemplar único:
Não foque nas características ou benefícios do produto, você já passou dessa fase. Agora o foco é raridade e exclusividade. Não importa se o seu produto ou serviço não é assim tão útil para o cliente nesse momento. Se você despertar a ideia de que se ele poderá ficar sem, ele vai comprar mesmo assim.
Quantidades limitadas:
- Sua empresa lança um produto e você irá distribuir brindes a quem adquiri-lo, mas a quantidade é limitada: apenas os cem primeiros vão ganhar.
- Você fará uma palestra sobre negócios e as vagas são limitadas. Corra, inscreva-se agora!
- Aquele produto está com preço promocional, mas é por tempo limitado. Aproveite!
Esses são alguns exemplos das “limitações” que você pode atribuir aos seus produtos e serviços para despertar o senso de escassez no cliente. Certamente ele irá se apressar em adquiri-lo para não acabar ficando sem.
Enquanto durarem os estoques:
Vemos muito esse exemplo nos tabloides de supermercado. Promoção limitada até determinada data ou até durarem os estoques. Mesmo que a quantidade em estoque seja grande, o ciente não vai querer perder essa oportunidade.
Últimas horas:
Sites de compras coletivas se apoderaram de um dos gatilhos que mais funcionam na hora de fisgar a atenção do público: o tempo limitado. Sites como Groupon e Peixe Urbano deixam visível, ao lado de cada item, o tempo restante para cada oferta acabar.
Últimas unidades:
E-commerces, principalmente do ramo têxtil, colocam a disponibilidade em estoque ao lado de cada item, e avisam quando restam apenas algumas peças. Por exemplo: Restam apenas 5 camisetas neste tamanho e cor.
É preciso mostrar ao cliente que ele tem poucas chances de comprar, impulsionando-o à compra. Assim ele tem como se justificar mentalmente, alegando que comprou porque precisava, antes que não tivesse mais chances de comprar.
Mas lembre-se: use apenas informações reais. Não diga ao cliente que restam apenas 5 unidades se no seu estoque você ainda tem 20 camisetas daquele modelo, senão você pode se passar por mentiroso e acabar tendo efeito contrário nas vendas.