Gatilhos mentais são técnicas de persuasão que se relacionam com as emoções e percepções sociais presentes em todos os seres humanos.
Nessa série de artigos, mostramos como aplicar essas técnicas na rotina do seu negócio para atrair a atenção do público-alvo e aumentar o faturamento da sua empresa.
Hoje, iremos falar de um gatilho mental poderoso e muito utilizado: a novidade.
Os consumidores adoram o novo.
Empresas de tecnologia usam esse gatilho com muita frequência para atrair e encantar o público.
Assim que um novo modelo de celular é anunciado, as pessoas não se importam em enfrentar filas de dobrar os quarteirões e parar valores exorbitantes só para serem os primeiros a terem essa novidade nas mãos.
Muitas vezes a novidade não traz tanta coisa nova assim.
Mas quanto mais anunciada, mais esperada a novidade se torna.
Você já ouviu falar em smartphones com tela infinita? A ideia, que surgiu na China, consiste em aparelhos celulares com bordas quase imperceptíveis e sem os botões físicos frontais, dando mais espaço à tela. A ideia se tornou tendência e hoje é considerada sonho de consumo por muitos usuários.
Os modelos acabam atraindo a atenção mesmo daqueles que não são assim tão fãs de tecnologia, pois sua tela grande facilita a visualização de vídeos, filmes e séries na tela de um smartphone em um mundo tão mobile, além de reforçarem a ideia de status.
Confesse: você mesmo não gostaria de ter um mesmo sem precisar?
E por que as empresas de tecnologia anunciam um produto novo poucos meses após o último lançamento, com poucas diferenças entre um modelo e outro? A resposta é fácil! Porque elas sabem que há demanda.
Seis meses após o lançamento de um modelo Padrão de determinado produto, é lançada a versão Plus do mesmo modelo, e não é preciso muito esforço para que os consumidores troquem o “antigo” pelo novo.
As diferenças entre um modelo e outro são mínimas, mas o status justifica a escolha do consumidor em pagar um valor mais alto para ter a novidade.
Se você não tem uma empresa de tecnologia mas quer fidelizar seus clientes e atrair prospects qualificados, considere incluir o gatilho da novidade em seu negócio frequentemente. Saiba como:
Invista em tecnologia: O gatilho da novidade tende a caminhar ao lado da inovação e tecnologia. Portanto, não economize esforços para automatizar processos e departamentos dentro da sua empresa. Lembre-se que automatizar não é desperdício, é investimento e trará retorno.
Atualize seu produto ou serviço: Disponibilize, de tempos em tempos, uma atualização em seu produto ou serviço. Mas não faça como as empresas de smartphones. Crie atualizações relevantes e significativas, que façam valer à pena adquirir a nova versão. Não venda mais do mesmo.
Mude a roupagem: Que tal atualizar mais do que as funcionalidades do seu produto, mas a sua aparência? Assim como a sua empresa se atualiza, a embalagem, o logotipo, as fontes e as cores também merecem passar por uma mudança periódica. Mantenha-se atualizado quanto às tendências e implemente-as na sua rotina.
Alie o gatilho da novidade a outro gatilho poderoso: O gatilho da novidade pode facilmente ser ligado ao gatilho mental da escassez. Isso porque as pessoas têm a percepção de que tudo o que é novidade é limitado e vão querer adquirir o seu produto ou serviço antes que acabe. Aproveite o gancho e desperte em seus clientes a ideia de que é novidade e é limitado.
O ser humano adora uma novidade. A psicologia explica: em termos neurológicos, quando somos expostos a algo novo há um aumento da liberação de dopamina em nosso cérebro. Esse neurotransmissor é responsável pela sensação de prazer. Por isso é tão bom consumir, principalmente se for algo novo e que todos almejam possuir.
Aproveite este gatilho para despertar o desejo e a realização de compra em seus clientes e prospects!