Você conhece os principais gatilhos mentais para vendas? Aqueles que, se bem aplicados, podem alavancar, e muito, nos resultados da sua empresa? Conheça, então, os 9 gatilhos mentais mais eficientes para vendas e saia na frente! Aproveite cada gatilho mental e seja ainda mais eficaz na hora de oferecer o seu produto.
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9 gatilhos mentais para alavancar suas vendas
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Existem 9 gatilhos mentais, essenciais, para você começar a vender com maior rapidez e eficiência. Foram justamente esses gatilhos que selecionamos para que você possa acompanhar e ter sacadas de como aproveitá-los em seu negócio.
Gatilho mental #1 Escassez
O principal gatilho mental, que é utilizado por muitas pessoas, é o gatilho mental da escassez. E o que seria a escassez? Escassez é, nada mais nada menos, do que a falta de determinados produtos ou serviços.
Ao aplicar a escassez, você irá comunicar ao seu público que ele tem pouco tempo e precisa tomar uma rápida decisão.
Os exemplos mais comuns de escassez são:
- Há somente poucas vagas;
- Você só tem até o dia 10 para finalizar sua inscrição;
Claro que há outras formas que podem ser trabalhadas. No entanto, nenhuma dela diferenciará do fato que, no fim, você irá fazer com que o seu público alvo tome rapidamente uma decisão.
E depois que acabou o tempo ou as vagas foram todas preenchidas?
Desse modo, o seu cliente – ou futuro cliente – que ainda não garantiu a sua oportunidade, ficará mais esperto para o próximo lançamento (alguém que estará na primeira fila, digamos assim).
Gatilho mental #2 Medo ou aversão a perda
Essa é uma condição que você impõe para o seu público. Portanto, toda vez que você oferecer uma promoção, bônus, desconto – seja o que quer que for – você irá colocar, como condição um limite. Por exemplo:
Para aqueles que comprarem tal produto até 00h, o curso tal sai de graça.
Isso faz com que, novamente, seu público tenha que tomar uma decisão mais rápida caso queira aproveitar a oportunidade. Afinal, mais do que não ganhar, todos nós temos uma aversão à perda.
Gatilho mental #3 Autoridade
A autoridade vai se construindo com o tempo. No entanto, durante todo esse percurso, é necessário que você vá coletando o máximo de informações sobre boas qualidades, trabalhos realizados, feedbacks recebidos de forma positiva, nova estrutura, etc, e o divulgue.
Isso é gerar autoridade. Autoridade vem de “autor”, ou seja, só tem autoridade aquele que é capaz de criar. Porém, de nada adianta você criar e deixar tudo as escondidas, sem visibilidade. Para isso, é necessário divulgar sua autoridade para se tornar, mais ainda, uma referência.
Gatilho mental #4 Prova Social
A prova social é algo que você também tem participação, através de todo o seu trabalho realizado. Mas quem irá te fornecer os dados necessários para a sua prova social ser cada vez mais elevada são os seus clientes.
Por isso, os comentários, os registros, o histórico, tudo aquilo que servir para divulgar a sua marca, pode e deve ser utilizado para gerar essa prova social.
Assim, ficará muito mais fácil de te aprovarem.
Gatilho mental #5 Curiosidade
Dentre os gatilhos mentais, temos a curiosidade. Ela é fundamental. O ser humano, j á dizia Aristóteles, é um ser curioso por natureza. Portanto, devemos aproveitar esse fato.
Como? Um título – ou uma chamada para algum evento – que não evoque toda a informação de como está o conteúdo, que desperte curiosidade, é uma das ferramentas mais eficiêntes.
Assim, o seu público ficará interessado em descobrir o que será que é aquilo que está sendo evocado.
Gatilho mental #6 Novidade
Dizer que algo é uma novidade, última moda, que é o mais atualizado do mercardo, sempre trouxe bons resultados. A grande maioria quer estar com aquilo que é mais avançado (seja em moda, tecnologia, conhecimento, etc).
Esse é um gatilho mental muito forte. Dizer que é o maior ou melhor do mercado, atrai muitas pessoas a conhecer e comprovar se realmente o é.
Gatilho mental #7 Reciprocidade
É um brinde ou bônus que você oferece. Seja um desconto, um presente, etc. Pode ser alimento, produto, serviço. O que importa aqui é o lado mais recíproco e hospitaleiro no tratamento para com seu público.
E ninguém reprova um brinde, não é mesmo? Mesmo que não gostemos, aceitamos unica e exclusivamente porque é de graça.
Gatilho mental #8 Similaridade
Provavelmente você já deve ter se deparado com algum anúncio que, aparentemente, foi feito exclusivamente para você.
É o caso de quem está procurando uma casa em tal lugar e aparecer anúncios de casas nesse lugar. Enfim, seja viagens, produtos, serviços, é possível gerar um anúncio de similaridade, onde seu público se sentirá muito mais propenso a acreditar que realmente aquilo é para ele!
Gatilho mental #9 Inimigo em comum
Seja você de esquerda ou de direita, religioso ou ateu, todos temos inimigos comuns. O mais comum dentre deles é a fila, todo o tempo de espera e demora em algum atendimento.
O gatilho mental, aqui, é aplicado de maneira a oferecer uma solução para esse inimigo comum. Se você derrotar o inimigo comum de seu público alvo, ele tenderá a estar do seu lado – pois o caminho já estará mais facilitado.