O ser humano se baseia na lógica de evitar a dor e procurar o prazer para viver.
Fazemos isso a todo o momento, inconscientemente. Fugimos daquilo o que pode nos causar mal-estar, tristeza, sofrimento e qualquer tipo de sentimento negativo, e procuramos por algo que faça a gente se sentir feliz, mantendo-nos em nossa zona de conforto.
O gatilho mental da Dor x Prazer é a base de todos os gatilhos, pois serve como motivação para orientar as ações e decisões que seu cliente toma no dia a dia.
Descobrindo as dores do seu cliente, você consegue conduzir melhor a venda e fecha o negócio mais rapidamente.
Confira algumas dicas do Negocie para descobrir as dores dos seus clientes e ajudá-los a encontrar o prazer que procuram.
Como usar o gatilho da Dor x Prazer para melhorar minhas vendas?
Para ativar o gatilho da Dor x Prazer em suas vendas, você deve considerar o fato de que as pessoas procuram mais afastar o sofrimento do que obter prazer na maioria das situações.
Primeira ação: descubra quais são as dores do cliente
Ao entrar em uma loja ou procurar por algum serviço online, o cliente tem a intenção de solucionar um problema. Seja otimizar o espaço da sala de estar e tornar o ambiente mais confortável e espaçoso para as visitas, seja acabar com a queda e o enfraquecimento dos cabelos, seja atrair mais clientes para o seu site. Faça uma sondagem e descubra exatamente o que seu cliente quer.
Quer aprender a entender as reais necessidades de seu cliente para desenvolver e lhe entregar uma proposta comercial adequada e assertiva? Veja como em: Validação: Como descobrir as dores de seus clientes
Segunda ação: faça o cliente enxergar quais são suas dores
Muitas vezes o cliente lhe procura sem ter a noção exata do que está acontecendo. Ele sabe que tem um problema, mas não sabe exatamente qual, não sabe sua origem e nem o que poderia resolvê-lo. Você, como já tem mais experiência e já conseguiu resolver problemas similares apresentando determinadas soluções, precisa mostrar que domina o assunto e passar confiança ao cliente. exponha o real problema para o cliente e tranquilize-o, pois você tem a solução.
Terceira ação: apresente as soluções para o cliente
Após identificar o problema do cliente, apresente as soluções. Faça uma seleção de seus produtos e serviços e fale sobre as vantagens que eles oferecem e que podem resolver os problemas dos clientes. Aquele chaise long vai ficar ótimo na sala de estar do seu cliente, então apresente uma cor que vai combinar com o resto da decoração. O shampoo para fortalecimento e nutrição capilar talvez seja a solução para a queda de cabelo do seu cliente. Seu cliente já SEO para melhorar o trafego do site? Então está na hora de investir nessa forma de otimização. Foque na dor do seu cliente e do seu futuro cliente, fale sobre cada aspecto negativo que aquele problema causa em sua vida e apresente a solução.
Apresente seu produto ou serviço como uma resolução definitiva e mostre como as pessoas podem desfrutar do que você tem a oferecer.
Capriche na apresentação dos produtos e serviços da sua empresa, pois esse é o passo inicial para despertar a atenção de futuros clientes e manter seus antigos clientes fidelizados. Confira nossos post Apresentação de produtos e serviços e cause uma ótima primeira impressão!
Depois de expor os problemas e as soluções, você deve relacionar o seu produto ou serviço a algo que dê prazer ao cliente.
O maior prazer ao adquirir determinado ou serviço é ver que ele realmente cumpre com os resultados prometidos.
Na primeira etapa da venda, use palavras negativas que exponham a dor que seu cliente quer evitar. Em seguida, use palavras associadas à felicidade, satisfação e que remetam ao prazer.