Engana-se quem pensa que os gatilhos mentais são formas desonestas de enganar o cliente e influenciá-lo de forma negativa.
Partindo do conceito de persuasão, os gatilhos mentais são apenas o empurrãozinho que seu cliente indeciso precisa para tomar uma decisão. Decisão essa eu lhe será benéfica.
Os gatilhos mentais, quando utilizados da maneira correta, têm o poder de influenciar a tomada de decisão do cliente, é verdade. Mas isso deve ser feito de forma que, no fim, ele seja beneficiado, adquirindo um produto ou serviço que lhe será útil e facilitará a sua vida.
O bom vendedor saberá fazer bom uso dessa técnica maravilhosa de vendas.
Em nosso blog, já falamos sobre uma variedade de gatilhos mentais que podem ser aplicados às áreas de vendas, marketing e negociação, como os gatilhos mentais da urgência, da escassez, da prova social, da autoridade, da reciprocidade, do porque, da antecipação, da novidade, da relação dor versus prazer, da história, do senso de comunidade, do descaso, do compromisso e coerência e do paradoxo da escolha.
Hoje, falaremos sobre o gatilho mental da simplicidade.
O que é o gatilho mental da simplicidade?
Você já deve ter ouvido falar que menos é mais.
É exatamente esse o conceito do gatilho mental da simplicidade.
Na sociedade atual, as pessoas têm muitas tarefas diárias e pouco tempo hábil para desenvolvê-las.
Tudo o que as pessoas procuram são soluções que resolvam seus problemas, atendam às suas necessidades e de forma prática e rápida, poupando-lhes tempo e esforço.
O caminho até a realização de um objetivo é algo que pode definir se uma pessoa tomará uma decisão ou não.
Se houver várias maneiras de realizar uma determinada tarefa, é óbvio que optaremos pela maneira mais simples. Isso porque nosso cérebro valoriza a economia de energia e busca atalhos para realizar desde as tarefas mais simples até as mais complexas.
Como usar o gatilho mental da simplicidade?
Para aplicar o gatilho mental da simplicidade ao seu negócio você precisa, antes de tudo, saber qual a necessidade do cliente.
Que problema ele pretende resolver?
Tendo essa informação, que você pode coletar pessoalmente por meio de uma breve conversa na loja, ou mesmo online, por meio de enquetes e monitoramento de acesso e conversão no seu site e redes sociais, você terá a faca e o queijo na mão para simplificar a vida desse cliente.
As pessoas sempre buscam uma forma mais simples de fazer um serviço ou obter um resultado. Você precisa mostrar que a simplicidade faz parte das características do exemplar que você está divulgando. Assim, as pessoas vão entender que aquilo pode facilitar algo para elas.
A persuasão, nesse caso, também deve ser clara, curta e objetiva; de preferência, simples. A simplificação é uma ótima forma de sofisticação e, em apenas 5 segundos já se podem passar valiosas lições e persuadir o consumidor sem ser chato e insistente.
Exemplo de gatilho mental da simplicidade
Quando for oferecer algo ao cliente, foque na facilidade que o produto ou serviço trará à vida dele.
Por exemplo: você está vendendo um aspirador de pó. Você não precisa citar a matéria-prima usada na confecção do aspirador, tampouco seus dados técnicos. O cliente não quer saber que o filtro do aspirador é feito de poliuretano azul ou se as cerdas de sua escova foram feitas com o nylon da mais alta qualidade. Aproveite para falar que o aspirador possui tecnologia inovadora para sucção em ambientes secos e úmidos e vem com um diferencial: o botão que enrola o fio automaticamente, poupando seu tempo e todo o trabalho que você teria ao enrolar o fio em volta do aspirador.
Como disse um dia o gênio do Renascimento Leonardo da Vinci: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”.
Não seja o vendedor charlatão. Seja o vendedor que seu cliente quer ter.
Pense como ele e então vocês estarão cada vez mais próximos do fechamento de uma venda.