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Guia dos Gatilhos Mentais: como uma boa história pode ajudar nas vendas

Há séculos, as histórias são usadas para levar conhecimento e documentar fatos importantes.

Contar uma história é a maneira mais antiga de se passar aprendizado e isso acontece de geração em geração.

Desde a Pré-História, quando o homem se comunicava através de desenhos feitos nas paredes das cavernas, a história estava lá.

As pinturas rupestres já contavam uma história. Nesta época, a comunicação foi um elemento fundamental para a sobrevivência e foi aí que o Storytelling começou a fazer a diferença em nossa vida.

Gatilhos Mentais Storytelling

O que é Storytelling?

Storytelling nada mais é do que a capacidade de transmitir conhecimento, pensamentos, ideias e fatos através de uma narrativa.

E como o Storytelling pode ajudar nas vendas da sua empresa?

Você sabia que o hemisfério direito de nosso cérebro, responsável por nossa gestão emocional, comanda cerca de 95% das funções do nosso corpo? Ou seja: o ser humano é emocional por natureza.

Ao ouvir uma história, nosso subconsciente cria uma expectativa, quem nos desperta sensações de encantamento e empatia. Esses sentimentos nos levam, inclusive, a comprar coisas que não precisamos. É aí que entra o gatilho mental da história.

Atraia atenção e desperte o interesse de seus clientes e prospects com o Storytelling e aumente a lucratividade do seu negócio!

 

A sua história pode te ajudar a vender mais

O intuito de contar uma história é encantar e cativar seu público-alvo. Para isso, você precisa saber quem é exatamente o seu público alvo, para que a mensagem seja personalizada e a mais assertiva possível.

 

O que não pode faltar na minha história?

Para contar uma história interessante, você vai precisar reunir é a soma de alguns fatores muito bem alinhados:

  • Use palavras e vocabulário adequado
  • Crie um enredo inteligente e envolvente
  • Evite ser massivo e apelativo
  • Trabsmita naturalidade e realidade em suas mensagens
  • No caso de vídeos, use personagens que representem as necessidades, as dores e a realidade de seu público-alvo
  • Use imagens, ilustrações, trilha sonora e atores que sejam capazes de emocionar, entreter e persuadir seu receptor

 

Quais as vantagens do Storytelling?

Transforma história em ideias: Ao contarmos uma história, ativamos partes do cérebro de nossos ouvintes que lhes permitem usarem a imaginação e transformarem nossa narrativa em sua própria história. E quando nos identificamos com algo, sentimos apreço por ele.

Quem ouve, compartilha: As pessoas irão gostar da sua história, se encantar por ela e comentar com outras pessoas sobre o que ouviram. Portanto, explore suas origens, conte como começou e faça com que o cliente se sinta responsável por você estar onde está hoje.

Seu nome será lembrado: Quando despertamos o emocional em alguém, fica mais fácil fazer com que a pessoa se lembre de você. Ao contar a história da sua empresa, clientes e prospects se lembrarão da sua marca e pensarão nela quando precisarem dos produtos e serviços que você oferece.

Gatilhos Mentais Storytelling

Case de sucesso no Storytelling

https://www.youtube.com/watch?v=9kTm7rppZmU

A Coca-Cola Company é apenas uma das empresas de maior sucesso mundial que apostam na estratégia de Storytelling.

Em uma propaganda dos sucos Del Valle, podemos observar uma narração suave, lúdica e trilha sonora cativante. Há imagens extremamente atrativas, em câmera lenta, incluindo o cultivo das frutas que dão origem ao suco, bem como o amadurecimento do fruto, a colheita e o suco chegando à mesa do consumidor, finalizando com a frase de efeito: Del Valle, o segredo é o carinho.

A ideia de que a produção da bebida é composta por várias etapas é reforçada, mostrando como é complicado o processo produtivo. Dessa forma, a marca visa mostrar que zela pela qualidade de seu produto e pela saúde de seu público.

Ao contar uma história, você desperta gatilhos mentais nas pessoas que estão ouvindo. Esse é um processo emocional e também uma incrível ferramenta de persuasão que faz com que os consumidores fechem negócio com você e enxerguem sua marca como referência.

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