Os gatilhos mentais nada mais são do que um empurrãozinho para que as pessoas façam o que já estão propensas a fazer.
São ótimas ferramentas para conduzir e convencer o seu cliente, levando-o ao fechamento do negócio.
Aquela camisa que você viu na vitrine e não parou de pensar durante todo o passeio. Você está por um fio de gastar o único dinheirinho que sobrou ao final do mês nessa camisa. Comprar a camisa e segurar as pontas no começo do mês ou ir embora sem ela e se arrepender pelo resto da semana?
Eis que o vendedor, que trabalha no ramo há mais de quinze anos, se aproxima e fala sobre a qualidade do tecido, a resistência dos botões, a versatilidade da estampa, citando, inclusive, que tem uma igual e que o modelo slim vai lhe cair bem, devido à sua idade e estatura, e pode ser usado em qualquer ocasião, do esporte fino ao casual.
Se você tinha qualquer dúvida sobre comprar essa camisa, a dúvida acabou ao ouvir a palavra da autoridade, o especialista no assunto.
Como usar os gatilhos mentais de autoridade?
Para implementar o gatilho da autoridade no seu negócio você precisa, antes de mais nada:
- Conhecer muito bem o seu produto
- Conhecer muito bem o seu público-alvo
- Conhecer muito bem a sua concorrência
Com esses dados, reúna seu portfólio e divulgue sua experiência no ramo em que atua.
Dê ênfase aos anos de experiência na área e às habilidades que adquiriu ao longo do tempo.
Se você já deu workshops e palestras, que tal divulgar a sua imagem participando desses eventos?
Já trabalhou com empresas e clientes grandes e conhecidos? Coloque essa informação no seu site na aba Clientes.
Depoimentos e recomendações de clientes que compraram com você e gostaram também são bem-vindos.
Você deve portar-se como uma autoridade. Isso inclui cuidar da vestimenta, da aparência, do tom de voz, da autoestima e da gesticulação.
Compartilhe seu conhecimento para que os clientes possam sem inspirar em você e procurá-lo sempre que tiverem alguma dúvida. Seja o exemplo que seus clientes procuram.
Não use sua posição de autoridade com arrogância ou desdém. Lembre-se que você está nessa posição para passar conhecimento ao seu cliente e não humilhá-lo ou fazê-lo se sentir inferior.
Exemplos e alguns cases de sucesso de gatilhos de autoridade
Essas são algumas frases usadas por grandes nomes e grandes empresas para demonstrar autoridade no ramo em que atuam:
“Nossa empresa está entre as pioneiras certificadas pela ISO 9001: 2015”.
“Coca Cola e Netflix como clientes atestam a nossa qualidade”.
“É a marca mais usada e recomendada pelos dentistas”.
“Está entre as 50 melhores universidades para estudar na América Latina”.
“Quem usa é autoridade no assunto”.
Uma dica: Se você já conquistou a confiança dos seus clientes e está numa posição de autoridade, não coloque tudo a perder contratando ou promovendo profissionais ou produtos e serviços duvidosos, os quais não confia plenamente apenas para cortar custos.
Erros acontecem, e se você contatou algum profissional, produto ou serviço que o tenha decepcionado e aos seus clientes, contorne a situação: faça uma errata, peça desculpas e ofereça algo para se redimir. Aprenda a dar a volta por cima para não colocar em risco toda a sua credibilidade.
Se você quiser que os clientes confiem em você, na sua empresa e no seu trabalho, precisa posicionar-se como uma autoridade no segmento em que atua.
Use o gatilho mental da autoridade e seja o especialista no assunto.
Se você quer vender mais e conquistar a confiança dos seus clientes, você precisa se tornar uma autoridade no ramo em que atua. Dessa forma, seu público enxergará você como um especialista no assunto e dará credibilidade a tudo o que você diz.