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O que é proposta de valor e por que eu preciso disso?

Em tempos difíceis e incertos, é cada vez mais comum as pessoas optarem por ter seu próprio negócio.

E está cada vez mais fácil abrir uma empresa, seja na questão burocrática, bem como na diminuição de custos e investimentos necessários.

As vantagens são inúmeras, desde a autonomia de ser seu próprio chefe, trabalhar com horários flexíveis e colocar suas ideias em prática, até obter mais lucro, já que os ganhos da empresa são os seus ganhos também.

Atualmente, existem mais de 6 milhões de microempresas abertas no Brasil, e elas integram uma grande parte da economia brasileira.

Como se destacar em meio a tantas empresas que oferecem o mesmo produto e serviço que você?

Com tantas opções no mercado, por que o cliente deveria escolher fechar negócio com a sua empresa e não com um de seus concorrentes?

A proposta de valor existe para responder a essa pergunta.

A proposta de valor é a forma como a sua empresa se diferencia de seus concorrentes e é o principal motivo pela qual seus clientes irão preferir comprar com você, e não com a concorrência.

Ela é composta por itens que criam valor para um segmento de clientes e lista os benefícios que os clientes podem esperar de seus produtos e serviços.

Todos sabem que, antes de abrir qualquer negócio, é necessário fazer uma extensa pesquisa de mercado para obter todas as informações necessárias a respeito do seu público alvo, a fim de descobrir o que esse público específico procura e qual a melhor forma de satisfazê-los.

E a proposta de valor é uma maneira de distinguir a sua empresa da concorrência e apresentar as exclusividades que o seu produto oferece.

 

Como criar uma proposta de valor?

A proposta de valor consiste na ideia de que não basta oferecer o menor preço ou o melhor atendimento, pois isso é o que todas as empresas prometem oferecer.

O consumidor atual quer mais. Hoje as pessoas procuram por exclusividade, originalidade e vantagens. Procuram por produtos inovadores e que lhe tragam benefícios reais.

Confira alguns passos simples para elaborar a proposta de valor perfeita para o seu negócio:

 

Investigue seu público alvo

Em primeiro lugar, você deve descobrir quais as necessidades dos seus clientes. Qual o diferencial que eles procuram, do que sentem falta em determinado nicho de mercado? Com base nessas informações, defina como você irá oferecer esse diferencial. Esse será o pilar para o desenvolvimento da sua proposta de valor.

 

Cite vantagens

Deixe claras as vantagens que seu cliente terá ao adquirir seu produto ou serviço. Pense que o cliente final quer enxergar benefícios e resultados. Foque no valor do seu produto, ou seja, o que ele pode oferecer, e não apenas em seu preço, que é o que o cliente irá pagar por adquirir todos esses benefícios.

 

Seja claro

seja claro

Não use termos técnicos ao conversar com seu cliente final. Explique tudo de forma bem didática, para que seu cliente entenda perfeitamente quais as soluções que você oferece. Evite rodeios e resuma, em uma frase, o que você pode trazer de positivo para seu cliente. Discursos longos demais tendem a fazer o cliente perder o interesse.

 

Quais são seus diferenciais?

Não se esqueça de incluir em sua proposta de valor o que o diferencia de seus concorrentes. Por que você é melhor que seu concorrente? O que você faz de diferente que pode despertar o interesse do seu cliente? Faça comparações e não se esqueça de agregar valor ao seu produto e, principalmente, ao seu cliente.

 

O ideal é que a proposta de valor seja reformulada periodicamente, sempre que necessário, já que as novidades nunca param de surgir e as necessidades dos clientes estão sempre mudando.

Lembre-se: sua proposta de valor deverá ser única.

Uma proposta de valor bem definida é o ponto inicial para o sucesso do seu negócio!

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