No marketing e nas vendas, costumamos ouvir muito o termo nichos de mercado.
Mas, afinal, o que isso significa?
Se você acha que nicho de mercado é o mesmo que segmento de mercado, se engana.
Um nicho de mercado nada mais é do que uma linha de produtos que você escolhe trabalhar dentro de um determinado segmento.
Um exemplo simples: um jovem empreendedor decide abrir seu negócio no segmento de alimentos. Mas que tipo de alimentos? Há muitas opções dentro desse segmento. Alimentos perecíveis, alimentos orgânicos, alimentos diet/light, linha glúten free. A essas diversas opções damos o nome de nichos de mercado.
Nicho nos faz pensar diretamente em o que será vendido e para quem será vendido.
Como escolher o meu nicho de mercado?
Há tantos nichos dentro de cada segmento que até o mais experiente dos empreendedores poderia se perder.Para facilitar esse processo e ajudar a descobrir se você obterá sucesso na escolha de seu nicho, aposte nas pesquisas de mercado.
Confira algumas dicas:
- Primeiro, pesquise sobre o segmento em que esse nicho se enquadra e descubra quais suas principais carências, para poder supri-las;
- Descubra quem são e quantas são as pessoas que procuram por esse tipo específico de produto ou serviço;
- Saiba qual o grau de competição que esse produto enfrenta mercado afora;
- E pesquise, incansavelmente, quais as características do produto, como padrão de qualidade, custo de distribuição e a vantagem de comercialização.
Para que você se destaque dentro do seu nicho, é preciso se esforçar para se tornar o melhor no que faz e oferecer um diferencial.
Isso inclui conhecer profundamente o perfil de seu público alvo para poder satisfazer todas as suas expectativas.
Depois de escolher em qual nicho de mercado irá atuar, é hora de concentrar todos os seus esforços para oferecer aos seus possíveis clientes exatamente o que eles procuram e investir para que eles tenham conhecimento disso.
Como descobrir o que meu futuro cliente precisa?
A comunicação e a proximidade com seus clientes fazem toda a diferença na hora de partir para um novo nicho. Como descobrir do que seus clientes sentem falta se você não se comunica com eles?
Com tantas tecnologias e recursos disponíveis, hoje não é mais preciso bater de porta em porta para perguntar aos seus clientes o que eles procuram.
Através de uma abordagem não evasiva, como a inserção de questionários curtos no seu site, ou investindo em pesquisas de avaliação presenciais feitas por promotores em pontos estratégicos, você poderá captar todas as informações necessárias para descobrir exatamente o que seu cliente procura.
Outra dica bem simples é a utilização da ferramenta de busca mais conhecida no mundo: a barra de busca do Google. Comece digitando um segmento e veja quantas terminações – ou nichos – aparecerão. Essas terminações significam aquilo o que as pessoas mais procuram quando fazem uma busca pela internet.
Isso ajudará a entender melhor o seu público alvo e também evitar que você tenha grandes prejuízos escolhendo um nicho de mercado não tão promissor para o momento.
Por que os nichos de mercado são importantes para o seu negócio?
Em diversos setores, sempre haverá uma pequena parcela de clientes insatisfeitos, que não se sentem atendidos pelos fabricantes principais de um determinado produto ou serviço.
Essa é a brecha que você e sua empresa encontram para conquistar esses clientes e atendê-los exclusivamente quando ninguém está fazendo isso por eles.
Os benefícios disso para a sua empresa são: menos concorrência e preços mais vantajosos, já que você é um dos poucos que oferece determinado serviço ou produto.
Mas, cuidado. Não comece nada sem antes planejar uma boa estratégia de vendas. E a sua estratégia começa na hora em que você decide em qual nicho de mercado irá atuar.
Feita a escolha, foque no público alvo e invista no seu nicho!