Chega o fim do mês, é dado o alerta de deadline e parece que as metas não serão alcançadas.
Você que é sócio, líder, fornecedor, empreendedor e atua na área de vendas, sabe como é desagradável sentir-se pressionado e ter que correr para bater as metas no final do segundo tempo.
Colocamos a culpa na crise, no mercado, nos clientes, mas nos esquecemos de olhar para dentro e identificar o que estamos fazendo de errado.
Confira essas dicas que separamos pra você se organizar e atingir suas metas tranquilamente:
1- Descubra onde está errando:
Em primeiro lugar, faça uma análise sobre o seu desempenho e descubra o que há de errado. É falta de planejamento? Sua equipe não está colaborando tanto quanto deveria? Ou talvez você precise de uma reestruturação, como investir em novas estratégias de vendas, obter novos recursos, fazer uma reavaliação de mercado, utilizar novas ferramentas para facilitar o processo de vendas.
O Negocie é uma plataforma inteligente e muito fácil de usar, e irá lhe auxiliar durante o processo de vendas.
Com o Negocie, você cria propostas comerciais e pode compartilhá-las com seus clientes e com toda a sua equipe de vendas.
Ele também permite o armazenamento de contatos e contém informações sobre o status e o processo de cada negociação.
Aliado a uma plataforma CRM, o Negocie poderá trazer mais agilidade e organização ao seu processo de vendas. Confira algumas plataformas CRM recomendadas:
Salesforce: Uma ferramenta completa que vai lhe ajudar a gerenciar leads, vendas, atendimento, marketing de canal a análises de site, tudo na nuvem.
Pipedrive: Voltada ao modelo pipeline (funil de vendas), essa plataforma foi criada pensando nas pequenas equipes de vendas, e você qualifica seus leads de acordo com o ciclo de compra.
Nutshell: A plataforma ideal para quem quer mais recursos num só lugar. Aqui o diferencial fica por conta da integração com a agenda do Google.
Sugar CRM: Permite o gerenciamento de contatos, leads, oportunidades, ocorrências, campanhas de marketing, projetos, documentos, agenda e histórico.
Agendor: Saiba a quantidade de visitas no seu site, agende tarefas e follow up com seus clientes. E o melhor: o preenchimento de relatórios pode ser feito por e-mail.
Coffee Bean: Essa plataforma de Social CRM permite capturar leads nas mídias sociais e cadastrá-los dentro de um sistema.
Com o uso destas plataformas, você evita a perda dos contatos, que podem ocorrer com a utilização de planilhas.
Esqueça o Excel e migre seus dados para as plataformas online!
2- Mantenha o foco
Após identificar o que há de errado, é hora de agir e fazer as mudanças necessárias. E para obter um resultado efetivo, é importante focar na maneira mais rápida e eficiente de se chegar lá. Consulte sua agenda e analise a forma como você gasta e otimiza seu tempo. Livre-se de todas as distrações que fazem você perder tempo e dê prioridade à prospecção de clientes, apresentação de produtos, emissão de propostas, negociação e fechamento de novas oportunidades. Determine um tempo limite para cada tarefa e então sua rotina estará muito mais organizada.
3- Saiba o que está vendendo e acredite no seu produto
Conheça a fundo o seu produto, obtenha o máximo de informações sobre o que está vendendo e quais as vantagens que ele pode oferecer ao seu comprador. Para vender mais e melhor, é preciso ter conhecimento sobre o mercado em que atua e sobre o produto que está ofertando, pois este será o diferencial que você precisa para melhorar seus argumentos de venda, persuasão e conquistar o cliente.
4- Trabalhe com números elevados
Estipule uma meta sempre maior do que a que você precisa alcançar. Como todos sabem, imprevistos acontecem e ninguém está livre de enfrentar problemas durante a negociação, a produção ou a entrega de determinado produto ou serviço. Para manter uma boa margem de segurança, procure atingir uma meta 30% maior do que você pretende vender.
5- Invista no aprendizado
Que tal reservar uma hora por dia no seu expediente para aprimorar seus estudos sobre vendas e negociações?
No blog do Negocie, você irá encontrar posts didáticos e educativos sobre vendas, empreendedorismo, dicas para criar propostas comerciais, fidelização de clientes e tudo o que precisa para melhorar a sua gestão de negócios.
O conhecimento adquirido irá melhorar suas habilidades profissionais e sua capacidade de negociação, além de mantê-lo sempre atento ao mercado e à concorrência.
6- Trabalhe seu marketing pessoal
Não é só o seu produto ou o seu negócio que merecem destaque em uma negociação. Muito além do que uma questão de aparência, o marketing pessoal vai lhe ajudar a identificar qual a postura adequada para cada situação, evitando desperdício de tempo e recursos. Isso inclui a maneira como você irá se apresentar e como deverá agir de acordo com o perfil de cada cliente. Lembre-se: nenhum cliente é igual. E para vender bem e agradar a todos, você precisará se adaptar à situação. Confira algumas dicas sore o marketing pessoal e aplique-as em seu dia-a-dia:
Cuide da apresentação pessoal: Aqui não se trata de beleza, mas de alguns cuidados importantes, como a roupa certa para a ocasião, o palavreado, o estilo da abordagem e a escolha do ambiente em que irá contatar o cliente.
Seja pontual: Além de demonstrar respeito com o cliente, chegar a um compromisso na hora certa irá otimizar ainda mais o seu tempo para cumprir com todos os seus compromissos dentro do prazo.
Trate bem, sem olhar a quem: Manter um bom vínculo com o consumidor, mesmo que ele não venha a se tornar seu cliente agora, poderá trazer boas oportunidades no futuro. Portanto, trate-o sempre com cordialidade.
Fale pouco, mas fale bem: Evite rodeios. Fale com propriedade e segurança. Para isso, é imprescindível fazer um estudo prévio sobre o assunto a ser conversado com o cliente. Também vale investir em estudos de dinâmica e linguagem corporal.
7- Tenha um mentor
É importante contar com a ajuda de alguém em quem você confia, seja um funcionário, um amigo ou um profissional qualificado, que irá lhe dar o feedback necessário sempre que observar que você está se desviando das tarefas que ajudarão a alcançar suas metas . Ter um mentor é a maneira mais rápida de melhorar seus resultados na sua rotina de vendas.
8- Pense sempre em prospecção
Captação de clientes nunca é demais. Por que se contentar com os clientes antigos se há uma infinidade de novos consumidores lá fora à sua espera? Eles só precisam saber que a sua marca existe e seu produto está lá para suprir suas necessidades. Use os conhecimentos adquiridos em seus estudos e coloque-os em prática, pensando sempre em inovação: alcançar novos mercados, novos nichos, novos clientes e, consequentemente, estabelecer e atingir novas metas.
As metas são um fator importante no sucesso de um vendedor, pois com metas bem definidas e em dia, você e sua empresa podem focar em atividades e ações que realmente farão a diferença.
Está pronto para atingir as suas?